sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Portais de abordagem e tecnologia reforçam segurança no Carnaval



Consolidados no Carnaval de Salvador, os portais de abordagem são um dos principais investimentos para a segurança do folião durante os dias de festa. Em 2020, são 42 distribuídos pelos principais circuitos da folia de Momo. Todos os portais possuem ainda câmeras de reconhecimento facial e funcionam 24 horas.

Antes de ter acesso ao desfile de trios elétricos, blocos e camarotes, homens e mulheres passam por uma revista, em que seus objetos pessoais são verificados para evitar a entrada de armas de fogo ou brancas e objetos perfurocortantes que ofereçam riscos de incidentes violentos.

De acordo com o supervisor dos Portais de Segurança, tenente-coronel André Borges, objetos como chaves de fenda, facas de cozinha e pentes que podem se assemelhar a um canivete são recolhidos durante as revistas. "Nós não permitimos o acesso de tudo aquilo que representa risco para o folião e para quem vem se divertir dentro do circuito”, explica.

Além disso, as 300 câmeras funcionam 24 horas e estão posicionadas em pontos estratégicos de ruas, avenidas e estações de transporte público. As imagens são acompanhadas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviam imagens em tempo real para o COI.

INVESTIMENTO
Para o Carnaval 2020, o governo, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), investiu cerca de R$ 45 milhões na segurança da festa. Além do investimento em tecnologia, a operação inclui um esquema de policiamento com um efetivo de 27 mil policiais, mil a mais que em 2019. No total, 70 postos de segurança estão distribuídos nos três circuitos em Salvador. As ações envolvem a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/244339-portais-de-abordagem-e-tecnologia-reforcam-seguranca-no-carnaval.html

Coronavírus: Grupo em quarentena em Anápolis poderá sair antes do previsto



Em adequação às normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde poderá liberar, a partir do sábado (22), o grupo de brasileiros vindos da China que se encontram em quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. 

Segundo informações do G1 a data precisa para a liberação do grupo depende do tempo para que a rodada de exames, feita nesta sexta-feira (21), fique pronta. O tempo para gerar resultado pode variar de 24 a 72 horas. Ao contrário do que foi planejado anteriormente, o grupo também não precisará ficar 18 dias em isolamento e sim 14, como determina a OMS. 

"Eles voltam para casa ainda sob a tutela do governo. As pessoas voltarão aos seus locais de origem no Brasil. Podem voltar em voos da FAB ou voos comerciais, o que será organizado pela Defesa tão logo os exames sejam negativos", afirmou o ministro interino da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/23710-coronavirus-grupo-em-quarentena-em-anapolis-podera-sair-antes-do-previsto.html