sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Polícia Militar de Inhambupe prende indivíduos por porte ilegal de arma


Por volta das 20horas desta quinta-feira(26/11), a polícia Militar de Inhambupe prendeu em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogos, os indivíduos de nome L.D.E.S, Ivo Luciano dos Santos e Alexandre Lima Santos, portando dois revólveres  e uma espingarda.
O Alexandre de Serrinha foi trazido à cidade por um indivíduo muito conhecido por "Pinto" que se hospedou a sua casa na Pedreira, com objetivos de realizar assaltos em Inhambupe.
O Pinto foi visto dias atrás com o veículo utilizado pela quadrilha, um Palio preto de placa JSL 6313, Sátiro Dias e conseguiu fugir ao avistar a Polícia capturar seus comparsas.
Quando questionados os indivíduos afirmaram que estavam hospedado na casa de Pinto e que este foi preso por assaltos à uma casa Lotérica.

Fonte: Polícia Militar de Inhambupe

4º Batalhão forma 400 alunos do PROERD de 16 escolas na última quarta(25) em Inhambupe


Foi realizada nesta quarta feira, 25/11/2015, no Centro de Convenções a solenidade de Formatura da 3ª edição PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência).

A parceria do 4º Batalhão de Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação possibilitou a aplicação do PROERD em mais uma ano. 

Desta vez com um aumento considerável no quantitativo de jovens atendidos, já que em 2014 foram 229 alunos e em 2105 o curso contou com 400 estudantes da rede pública municipal das seguintes escolas: Escola Municipal de Lagoa, Grupo Escolar José Ronaldo, Escola Municipal José Ronaldo, Escola Municipal Ponte Real, Escola Municipal Maria José Reis Simões, Escola Municipal Luis Eduardo Magalhães, Escola Municipal Dr. Sátiro Dias, Escola Municipal Lucival Costa, Escola Municipal Agenor Batista da Silva, Escola Municipal Deputado Hanequim Dantas, Centro Educacional Ednoélia de Souza Reis, Escola Municipal Cristina Ramos, Escola Municipal Arlinda dos Anjos Silva, Escola Municipal Professora Amália Magalhães, Escola Municipal Josafá Alves dos Santos, Escola Municipal Dr. Armando Berenguer.

A solenidade contou com a presença do Comandante do 4º BPM, Comandante da PM em Inhambupe, Prefeito de Inhambupe, Vereadores, Secretária de Educação do Município, Secretária de Assitência Social, Conselho Tutelar, Instrutores PROERD, Diretores das Escolas relacionadas, Professores, Comunidade local, Estudantes e Familiares.






O PROERD é desenvolvido por Policiais Militares e tem como base um trabalho pedagógico, voltado para crianças e adolescentes numa perspectiva do ensino construído a partir da realidade, e nessa interação, os estudantes são orientados e educados através de um modelo sólido de tomada de decisões, para não ingressarem no mundo das drogas e dizer não a violência.

Parabéns aos Instrutores PROERD pelo trabalho desenvolvido e a todas as pessoas que abraçaram esta causa.

Parabéns ao 4º Batalhão!

Próximas ações:
Formatura do PROERD em Irará, (Parceria com a 97ª CIPM), 01/12/2015 às 09h00;
Caminha do PROERD em Alagoinhas 15/12/2015 (manhã)

Formatura do PROERD em Alagoinhas 17/12/2015 (tarde)    

 |Informações da Policia Militar de Inhambupe
Fonte: http://jronaldoleite.blogspot.com.br/2015/11/inhambupe-4-batalhao-forma-400-alunos.html#more




























Hidrelétrica de Sobradinho deve deixar de gerar energia em dezembro

A Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no Vale do São Francisco, vai deixar de gerar energia desde que foi inaugurada em 1979. Segundo informações do blog de Rosa Falcão, do jornal Diário de Pernambuco, a parada deve ocorrer até o início de dezembro. A barragem de Sobradinho, que tem capacidade de geração de 1.050 megawatts (MW), o equivalente a 10% da capacidade instalada de 10 mil MW da Companhia Energética do São Francisco (Chesf) – está com o volume útil de apenas 1,65%, o que torna a atividade inviável. No momento, a hidrelétrica gera apenas 180 MW. Ainda de acordo com o blog, as usinas Paulo Afonso 1, 2, 3 e 4, Moxotó, Xingó e Itaparica ainda estão em operação. A Chesf descarta risco de racionamento de energia na região Nordeste. A capacidade do reservatório está mais crítica do que a registrada em 2001, quando houve racionamento de energia. A quantidade de água que chega ao reservatório é de 600 metros cúbicos por segundo, enquanto 900 metros cúbicos estão sendo utilizados para gerar energia. "Não é uma questão de decisão da Chesf, mas uma consequência da falta de água para gerar energia. Na hora que o volume útil atingir zero, temos que parar de gerar", diz José Ailton de Lima, diretor de Operações da Chesf.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/182181-hidreletrica-de-sobradinho-deve-deixar-de-gerar-energia-em-dezembro.html

Três semanas após acidente com barragens, Samarco não pagou auxílio a famílias

Completadas três semanas do rompimento das barragens da Samarco, a mineradora ainda não começou a pagar auxílio financeiro para as 296 famílias de Mariana que tiveram suas casas destruídas pela lama. O pagamento é uma recomendação do Ministério Público Estadual, feita no dia 8. A empresa não se pronunciou sobre o atraso. A falta de dinheiro faz com que as famílias fiquem totalmente dependentes da alimentação, do vestuário e do transporte fornecido pela mineradora, nos hotéis onde os atingidos estão acomodados, e pelo poder público, que encaminha as toneladas de donativos. "Eu trabalhava na rua, como pedreiro, lá em Bento Rodrigues (distrito de Mariana destruído pela lama). Dependo de tudo deles. Estão começando a colocar famílias em casas, vendo o lugar para ir, e a turma está começando a se mudar. Mas, dinheiro, até agora, ninguém falou nada", conta Marcos Eufrásio Messias, de 38 anos, que está hospedado em um hotel no centro histórico da cidade com seis parentes. Os trabalhadores informais e autônomos são os que mais estão dependentes da empresa e evitam fazer críticas diretas à Samarco. Alguns moradores de Bento Rodrigues, porém, eram funcionários das empresas que prestavam serviços à mineradora e continuam a receber o salário, mantendo poder de decisão sobre o que consumir e até onde morar. "Já me levaram para conhecer duas casas. Mas não era nada bom. Como você vai morar em um lugar onde não tem espaço nem para secar uma roupa? Então, decidimos esperar que eles nos mandassem para algum lugar onde possamos ficar", conta Sebastião Cláudio, de 42 anos, hóspede do mesmo hotel de Messias. A falta de dinheiro preocupa principalmente quem tem prestações e contas para pagar, segundo conta o defensor público da União Bruno Vinícius Batista Arraes, enviado para coordenar um posto avançado instalado em Mariana. "Temos dado assessoria para essas famílias e orientado sobre os caminhos a para ter acesso a benefícios federais que já foram disponibilizados", afirma. A Samarco havia apresentado um cronograma para a retirada das famílias dos hotéis dando prazo de término do processo até fevereiro do ano que vem.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/107363-tres-semanas-apos-acidente-com-barragens-samarco-nao-pagou-auxilio-a-familias.html