quinta-feira, 8 de maio de 2014

Agentes de saúde terão piso nacional

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, em pronunciamento antes da votação, lembrou as dificuldades para incluir a matéria na pauta do Plenário, mas ressaltou a importância do piso para a categoria.  “Esta é uma noite histórica desta Casa. Eu sei o que tive de caminhar para chegar até aqui. Esta Casa sabe das dificuldades para pautar esta matéria, há oito anos tramitando no Congresso Nacional. Mas valeu a pena a paciência, a perseverança. Quantas vezes não tivemos que avançar, em outras recuar, para construir este belo painel de unanimidade ”, afirmou o presidente.“Então que fique esta noite como um exemplo e um estímulo aos futuros presidentes desta Casa que vale a pena lutar com perseverança, com paciência, com serenidade pela altivez e pela independência do Poder Legislativo. Esta Casa tem que ser sempre a casa do povo brasileiro”, afirmou Henrique Alves em seu pronunciamento.

Ele ainda lembrou a participação dos agentes de saúde do Rio Grande do Norte que, em todos os fins de semana, sempre o aguardavam em Natal na chegada e na partida para Brasília para cobrar a votação da proposta. Logo após o encerramento da votação, agentes de saúdes e parlamentares cantaram o hino nacional no plenário. A matéria foi aprovada em votação simbólica e deve retornar ao Senado devido às mudanças feitas pela Câmara.

Reajuste
Relator pela comissão especial que analisou o tema, Dutra aceitou emendas dos deputados Andre Moura (PSC-SE) e Leonardo Gadelha (PSC-PB). Além de fixarem esse valor, as emendas preveem, a partir de 2015, aumento real equivalente à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. A sistemática é a mesma aplicada ao salário mínimo atualmente. Os valores também serão corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Para Andre Moura, a aprovação da matéria foi possível devido ao cumprimento da palavra pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, de pautar o projeto.  Para ajudar no pagamento dos novos salários, o projeto atribui à União a responsabilidade de complementar 95% do piso salarial. Em decreto, o Executivo federal poderá fixar a quantidade máxima de agentes que poderão ser contratados com o recebimento do auxílio financeiro da União. O texto aprovado cria um incentivo financeiro a ser pago pelo governo federal aos estados e aos municípios para fortalecimento de políticas relacionadas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/agentes-de-saude-terao-piso-nacional/281214

Sem graça e sem gols, América-MG e Bahia empatam no Independência

O ataque do tricolor baiano pela primeira vez no ano passou noventa minutos em branco. Lá atrás, com uma dose de sorte, contou com uma noite pouco inspirada do time mineiro. Resultado desta soma? Jogo ruim e um empate sem gols entre América Mineiro e Bahia na noite desta quarta-feira (7), no Estádio Independência, pela Copa do Brasil. Na próxima partida que acontecerá em Salvador, quarta-feira (14), na Arena Fonte Nova, um novo placar sem gols levará a decisão da vaga para os pênaltis. Então, para o tricolor baiano, só resta vencer o time mineiro para chegar na terceira fase da competição nacional. Antes disso, no domingo (11), o esquadrão tem pela frente o primeiro clássico do Campeonato Brasileiro da Série A, contra o Vitória, às 18h30.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/bahia/10268-sem-graca-e-sem-gols-america-mg-e-bahia-empatam-no-independencia.html