quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mais duas universidades federais vão aderir ao Sisu em 2014

Brasília – Mais duas universidades federais decidiram adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir do ano que vem: a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O sistema seleciona  os candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das duas instituições, mais dez universidades federais e duas estaduais também vão aderir ao Sisu, conforme levantamento recente do Ministério da Educação (MEC), em 2014.
A UFCG e a UFRA divulgaram a decisão neste mês. A UFRA vai adotar integralmente o Sisu nos processos seletivos do próximo ano, destinando todas as vagas. A UFCG também confirmou a destinação de 100% das vagas, a partir do segundo semestre de 2014. A nota do Enem já é usada pela instituição, na classificação dos candidatos.
O número de vagas que será oferecido pelas duas instituições vai constar em editais, que ainda serão publicados. A UFRA adianta que, até agora, estão previstas 1.120 vagas, distribuídas pelos campi de Belém e do interior do estado.
Segundo o MEC, o edital para a adesão formal ao Sisu para o primeiro semestre de 2014 será lançado em novembro ou dezembro deste ano. Até lá, outras instituições podem optar em ingressar no sistema.
No processo seletivo para o segundo semestre deste ano, participaram 54 instituições, entre universidades federais e estaduais e institutos federais.
O Enem será aplicado no próximo fim de semana, nos dias 26 e 27 de outubro. Mais de 7,1 milhões de candidatos farão a prova em 1.161 municípios.
Edição: Carolina Pimentel 

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-24/mais-duas-universidades-federais-vao-aderir-ao-sisu-em-2014

Nos pênaltis, Bahia perde e sai da Copa Sul-Americana

Marcelo Lomba fez a parte dele. No tempo normal, quando o Bahia não jogou bem, fez inúmeras defesas importantes e garantiu o triunfo de 1 a 0. Mas, apesar da bela atuação, com direito a um pênalti defendido, o camisa 1 não evitou a eliminação do tricolor da Copa Sul-Americana, na noite desta quinta-feira (24), na Arena Fonte Nova.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/145560-nos-penaltis-bahia-perde-e-sai-da-copa-sul-americana.html

Departamento de cultura de Inhambupe promove 'Semana do Livro 2013' até dia 29





Para marcar as comemorações pelo Dia Nacional do Livro, celebrado na próxima terça-feira (29), o Departamento de cultura de Inhambupe promove a Semana do Livro e da Biblioteca, no Centro de Convenções.




PREFEITO BENONI SE REÚNE COM OS PROPRIETÁRIOS DA ECKES SUCOS

NESTA MANHÃ O PREFEITO BENONI LEYS, OS PROPRIETÁRIOS DA FÁBRICA ECKES PROCESSAMENTO DE SUCOS LTDA, ALEXANDRE CESAR GRATÃO, MORITZ BENJAMIN ECKES, O CHEFE DE GABINETE JOÃO FERREIRA, OS ASSESSORES E OS VEREADORES FABRICIO MATEUS, ELIEZER, UELSON VISITARAM O TERRENO DO PÓLO INDUSTRIAL, LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDA A 1ª FÁBRICA QUE INICIALMENTE OFERECERÁ APROXIMADAMENTE 200 EMPREGOS PARA A POPULAÇÃO INHAMBUPENSE.

É A PREFEITURA DE INHAMBUPE TRABALHANDO EM PROL DO CRESCIMENTO E DA POPULAÇÃO!

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Caso Amarildo: Ministério Público denuncia mais 15 policiais militares

Rio - O Ministério Público denunciou mais 15 policiais por envolvimento na tortura e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido dia 14 de julho na Rocinha. A promotora Carmen Eliza Bastos, do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), disse nesta terça-feira em entrevista coletiva que três PMs já tiveram pedido de prisão preventiva: sargentos Reinaldo Gonçalves e Lourival Moreira, além do soldado Vagner Gomes do Nascimento.
Os outros 12 policiais, entre eles três mulheres, foram afastados de suas funções. Com isso, agora são 25 denunciados no caso. 
Coletiva revelou esquema de PMs que teriam torturado e matado Amarildo
Foto:  Márcio Moraes / Agência O Dia
De acordo com o MP, os quatro policiais que torturaram Amarildo foram identificados após perícia que analisou as vozes dos PMs. Segundo a promotora, o tenente Luiz Medeiros, o sargento Reinaldo Gonçalves e os soldados Anderson Maia e Douglas Roberto Vital são os reponsáveis por torturar o ajudante de pedreiro ao lado do contêiner da UPP da Rocinha.
Para a promotora, um policial se passou pelo traficante Thiago da Silva Mendes Neris, o Catatau, para assumir a autoria do assassinato de Amarildo. "Montaram uma farsa ardilosa para tentar se eximir da responsabilidade do crime de tortura", explicou Bastos.
Os militares vão responder pelos crimes de tortura, formação de quadrilha, ocultação de cadáver e fraude processual. A pena para esses crimes varia de nove a 36 anos de prisão. Dez PMs já estão presos, entre eles o ex-comandante da UPP, major Edson Santos.
Perícia não encontra sangue na UPP da Rocinha
Parte do material recolhido na perícia feita na última segunda-feira na UPP da Rocinha deu negativo para sangue. A área pesquisada, atrás do contêiner do comando da UPP, teria sido o local da tortura e morte de Amarildo.
Perito colhe vestígios em portão preto atrás da sede da UPP da Rocinha
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
Foram levadas para o Instituto de Pesquisas e Perícias Genética Forense, o laboratório de DNA da Polícia Civil, amostras colhidas no local e em objetos na sede. Alguns ainda passam por análises. Dez PMs, entre eles o major Edson Santos, ex-comandante da UPP, já estão presos, acusados de tortura seguida de morte e ocultação de cadáver.
O depósito foi periciado após um PM, que estava no contêiner da UPP e não participou da tortura, contar a investigadores o que aconteceu com Amarildo naquela noite.
A área, que funciona como um depósito de entulhos e móveis, foi limpa no dia seguinte ao crime. No chão, ainda teria sido jogado óleo para tentar encobrir vestígios de sangue da vítima. Uma porta também foi instalada no lugar. A decisão seria ordem do tenente Luiz Felipe Medeiros, então subcomandante da unidade, para evitar acesso ao local. Ele também está atrás das grades. 

 Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-10-22/caso-amarildo-ministerio-publico-denuncia-mais-15-policiais-militares.html?google_editors_picks=true


Após atuação histórica, Ceni agradece torcida e vê Denis como substituto

Encerrada a vitória por 4 a 3 sobre a Universidad Católica, na noite desta quarta-feira, Rogério Ceni abraçou um a um os companheiros, com largo sorriso. Apesar dos três gols sofridos - um deles defensável, segundo ele próprio -, o goleiro são-paulino foi o grande nome da partida em Santiago, com decisivas defesas nas duas etapas.
Rogério Ceni teve atuação histórica e garantiu a vaga para o São Paulo Foto: AFP
Rogério Ceni teve atuação histórica e garantiu a vaga para o São Paulo
Foto: AFP
Uma atuação de gala que aumenta as dúvidas a respeito da aposentadoria, a qual ele vinha dando a entender anteriormente que seria em dezembro, ao término do contrato vigente.
"Estou contente que, depois de velho para o mundo do futebol, eu ainda receba tanto carinho", desconversou inicialmente o jogador de 40 anos - muito requisitado por torcedores no Chile -, em entrevista à Fox Sports. O arqueiro ainda falou sobre os reservas e indicou Denis como o mais provável para substituí-lo em 2014.
"Ainda bem que, no fim da carreira, tenho conseguido jogar em bom nível para as pessoas que torcem pela gente. Vai ser feito o que for melhor para todo mundo. O São Paulo tem ótimos goleiros. Se eu for embora, o Denis está preparadíssimo, faz tudo o que eu faço. Foram anos de convivência, trabalha com os pés tão bem quanto eu... O São Paulo não precisa de um novo goleiro", falou.
Quanto à partida, além da alegria pela classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana, o camisa 1 ficou satisfeito pelo espetáculo em si apresentado pelas equipes.
"O Muricy (Ramalho, treinador) decidiu colocar o melhor que ele vê no São Paulo, e foi um jogaço. Um jogo com dez oportunidades de gol para cada lado, com sete gols, não é um jogo comum. O torcedor que assistiu saiu satisfeito", avaliou o goleiro, sem dar nota máxima para a atuação.
"Fiz boas defesas. Mas, no primeiro gol, confesso que um cara (na arquibancada) apitou, e eu fui para bola convicto de que o lance já tinha sido parado. Faltou prestar atenção até o final. Talvez desse para ter defendido. Mas teve outras boas defesas, e todo mundo batalhou", concluiu.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/sao-paulo/apos-atuacao-historica-ceni-agradece-torcida-e-ve-denis-como-substituto,19332de2031e1410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html