sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Rompimento de barragem em Brumadinho deixa 200 desaparecidos, dizem Bombeiros



O rompimento da barragem na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (25), deixou ao menos 200 desaparecidos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O acidente também provocou ferimentos em quatro pessoas. Um casal e duas mulheres já foram resgatados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII.

O rompimento da barragem da Vale ocorreu na Mina Feijão. A empresa informou que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Em nota, ela disse que havia funcionários no local e que há possibilidade de haver vítimas.

A lama que foi despejada pelo rompimento da barragem destruiu casas e, de acordo com o G1, pelo menos seis prefeituras alertaram a população para permanecer longe do leito do Rio Paraopeba. Três ministros já foram deslocados até a região de Brumadinho para verificar a situação.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/231694-rompimento-de-barragem-em-brumadinho-deixa-200-desaparecidos-dizem-bombeiros.html

'Já pensou em ver seus familiares estuprados': Jornal detalha ameaças contra Jean Wyllys



"Vou te matar com explosivos", "já pensou em ver seus familiares estuprados e sem cabeça?", "vou quebrar seu pescoço", "aquelas câmeras de segurança que você colocou não fazem diferença". O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) viveu rotina semanal de ameaças de morte pelos dois últimos anos antes de decidir abandonar o mandato e o Brasil. 

Disparadas pelas redes sociais, no e-mail e telefone do gabinete em Brasília, ou no e-mail pessoal do baiano, os textos motivaram a Polícia Federal (PF) abriu cinco investigações sobre as ameaças e obrigaram o deputado a andar com escolta policial desde março do último ano. Wyllys era acompanhado três agentes integralmente e transportado por dois carros blindados.

"Você pode ser protegido, mas a sua família não. Já pensou em ver seus familiares estuprados e sem cabeça?", diz uma das ameaças. 

A renúncia de Jean repercutiu rapidamente nas redes sociais e nos portais de notícias, mas não livrou o parlamentar das mensagens de seus algozes. Após o anúncio, um novo e-mail, enviado de um endereço apócrifo chegou aos assessores do deputado:  "Nossa dívida está paga. Não vamos mais atrás de você e sua família, como prometido. Mesmo após quase dois anos, estamos aqui atrás de você e a polícia não pôde fazer para nos parar".

Desde o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL), em março, Wyllys pouco saía de casa e limitava sua vida a compromissos de trabalho. O endereço onde mora era tratado como segredo e compartilhado apenas com poucos amigos e familiares mais próximos. Na campanha de 2018, o deputado se limitou às redes sociais, sem agendas de rua. 

De acordo com a reportagem, uma mensagem chegou ao e-mail de Wyllys com dados seus e de seus irmãos, como endereços de todos, placa de carros. Informações que mostravam conhecimento sobre a família. A ameaça foi uma das que baseou a abertura de uma das investigações pela PF.

Em outra, o autor exemplificou como fazer uma bomba para o deputado: "Eu vou espalhar 500 quilos de explosivo triperóxido de triacetona, explosivo tão perigoso e potente que é chamado de mãe de Satan pelos terroristas do Estado Islâmico. [...] Se vocês duvidam que tenho capacidade para fazer isto, apenas vejam como é fácil produzir o explosivo". 

Segundo um assessor da equipe de Jean, o endereço de IP do dispositivo do qual partiram essas mensagens remetiam ao exterior, uma delas à Califórnia. A constatação, que teria sido feita em investigação da própria PF, levou a equipe dele a considerar como alto o nível de qualificação e de conhecimento tecnológico dos autores.

Os atentos também incluíam a família do parlamentar: “Vamos sequestrar a sua mãe, estuprá-la, e vamos desmembrá-la em vários pedaços que vamos te enviar pelo Correio pelos próximos meses. Matar você seria um presente, pois aliviaria a sua existência tão medíocre. Por isso vamos pegar sua mãe, aí você vai sofrer”.

Em outubro do ano passado, Wyllys enviou um pedido de medida cautelar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA) relatando as ameaças que sofria e a falta de medidas protetivas do Estado brasileiro.


“Wyllys, hoje, está sendo compelido a viver quase que sem sair de sua residência, limitando seus compromissos ao estritamente necessário no campo profissional. Não tem levado vida normal, saudável ou tranquila”, disse a OEA.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/231698-ja-pensou-em-ver-seus-familiares-estuprados-jornal-detalha-ameacas-contra-jean-wyllys.html

Bahia registra 55 municípios em alerta para a dengue; veja lista



A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, nesta quinta-feira (24), os 55 municípios que encontram-se em estado de alerta com relação à dengue. 

A cidade com o maior número de casos é Feira de Santa, com 108 ao todo. Salvador é a segunda da lista, com 45. De acordo com o órgão, o número de casos em 2019 nas duas primeiras semanas do ano é 94,1% maior em relação ao mesmo período em 2018 (veja aqui). 

Para combater o mosquito Aedes Aegypti, a Sesab distribuiu 7,4 mil kits para serem utilizados pelos agentes de controles de endemias nos municípios. 

Veja abaixo o número de casos nos munícipios que encontram-se em estado de alerta: 

Feira de Santana - 108
Salvador - 45
Macaúbas - 39
Ipupiara - 33
Paramirim - 32
Lençóis - 9
Mucuri - 10
Wagner - 10
Itabuna - 9
Luís Eduardo Magalhães - 9
Sebastião Laranjeiras - 9
Tanquinho - 9
Barreiras - 6
Governador Mangabeira - 5
Correntina - 4
Cristópolis - 4
Dom Basílio - 4
Boquira - 3
Camaçari - 3
Canarana - 3
Juazeiro - 3
Santa Bárbara - 3
Antônio Cardoso - 2
Brumado - 2
Casa Nova - 2
Jequié - 2
Remanso - 2
Riacho de Santana - 2
Santa Cruz Cabrália - 2
Adustina - 1
Barra - 1
Boa Vista do Tupim - 1
Cafarnaum - 1
Campo Alegre de Lourdes - 1
Candeias - 1
Caturama - 1
Conceição do Coité - 1
Curaçá - 1
Guanambi - 1
Ibipitanga - 1
Ibirapuã - 1
Ibirataia - 1
Ilhéus - 1
Itaguaçu da Bahia - 1
Itanhém - 1
Jacaraci - 1
Jacobina - 1
Lauro de Freitas - 1
Livramento de Nossa Senhora - 1
Malhada de Pedras - 1 Palmeiras - 1
Porto Seguro - 1
São Gonçalo dos Campos - 1
Serrinha - 1
Souto Soares - 1


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/22260-bahia-registra-55-municipios-em-alerta-para-a-dengue-veja-lista.html

David Miranda, vereador do RJ é suplente de Jean Wyllys na Câmara dos Deputados



Após a renúncia do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) do novo mandato (leia aqui) a cadeira na Câmara dos Deputados será ocupada pelo vereador David Miranda, do Rio de Janeiro. Assim como Jean, Miranda é filiado ao PSOL, homossexual e era amigo da vereadora Marielle Franco, também do PSOL, assassinada em março de 2018.

David Miranda tem 33 anos e foi criado na favela do Jacarezinho apenas pela mãe. Ele disputou a primeira eleição em 2016, quando foi eleito para a Câmara dos Vereadores do Rio. Em sua biografia na página oficial do Facebook, ele se apresenta como "o primeiro vereador assumidamente LGBT" do Rio de Janeiro. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Mirando se declarou negro. Através do Twitter Miranda publicou que “saiu um LGBT mas entra outro”.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/231651-david-miranda-vereador-do-rj-e-suplente-de-jean-wyllys-na-camara-dos-deputados.html

Vitória faz o dever de casa e bate o Vitória da Conquista na estreia no Baianão

O Vitória estreou com o pé direito no Campeonato Baiano, na noite desta quinta-feira (24). Com o time principal em campo, o Leão conquistou o seu primeiro triunfo na temporada de 2019 ao bater o Vitória da Conquista por 1 a 0, no Barradão. O gol da partida foi marcado por Yago aos 42 minutos do primeiro tempo. A partida encerrou a primeira rodada da competição.

Com o resultado, o Leão soma seus primeiros três pontos e aparece na quarta colocação na tabela de classificação do estadual. Enquanto o Bode é o último. O Vitória volta ao gramado no próximo domingo (27), novamente pelo Baianão. A equipe do técnico Marcelo Chamusca visita o Jacobina, no José Rocha, e a bola rola a partir das 16h, pela segunda rodada do Baiano. No mesmo dia e horário, o Vitória da Conquista encara o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/231663-vitoria-faz-o-dever-de-casa-e-bate-o-vitoria-da-conquista-na-estreia-no-baianao.html