quinta-feira, 3 de março de 2022

Vitória empata com o Castanhal e se classifica para a segunda fase da Copa do Brasil

O Vitória está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. O time rubro-negro empatou em 1 a 1 com o Castanhal, nesta quinta-feira (3), no Estádio da Curuzu, em Belém (PA). O Leão garantiu a vaga por ter a vantagem do empate em razão de ter uma posição melhor no ranking da CBF.

 

Na próxima fase da Copa do Brasil, o Vitória vai enfrentar o Glória-RS, que eliminou o Brasil de Pelotas. O confronto também será de jogo único, porém com uma alteração: em caso de empate, o duelo irá para as penalidades. A partida acontecerá no Barradão e a data ainda será definida pela CBF.

 

Agora, o Vitória volta suas atenções para o Campeonato Baiano. O próximo duelo é contra o Doce Mel, quarta-feira (9), às 19h15, no Barbosão, em Cruz das Almas, pela sétima rodada.

 

O JOGO

 

O Castanhal iniciou melhor o duelo. Aos 11 minutos, Bruno Maia acionou Leandro Cearense, que arrematou de fora da área e a bola explodiu na trave esquerda de Lucas Arcanjo.

 

Aos 13, o Castanhal abriu o placar. Mateus Moraes saiu errado, Ruan ficou com a bola e tocou para Willian Fazendinha, que deixou para Leandro Cearense. Sozinho, o atacante finalizou para o fundo do gol.

 

Mateus Moraes se redimiu do erro aos 24 minutos. Eduardo cobrou falta, a bola acabou desviada e o zagueiro foi de peixinho e empatou o jogo em Belém.

 

O Vitória quase virou aos 39 minutos. Jadson descolou um passe com categoria para Luidy, que penetrou na grande área e chutou cruzado. O goleiro Axel conseguiu fazer uma boa defesa.

 

Segundo tempo


As duas equipes voltaram do intervalo sem alterações. A etapa final começou com erros de passes tanto do Vitória, como do Castanhal.

 

O Vitória perdeu uma grande oportunidade de virar aos 29. Guilherme Queiroz recebeu a bola, driblou Cleberson, mas finalizou em cima do goleiro Axel.

 

No final, o Vitória errou muitos passes e por pouco não se complicou. Porém, o time rubro-negro conseguiu se segurar e o jogo terminou empatado em 1 a 1.

 

No final do jogo, cenas de selvageria no Curuzu. Membros da comissão técnica do Castanhal e jogadores partiram para cima do árbitro Salim Fendez, que foi agredido.

 

FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil - 1ª fase
Castanhal 1 x 1 Vitória
Data: 03/03/2022 (quinta-feira)
Horário: 20h30 
Local: Estádio Curuzu, em Belém (PA)
Árbitro: Salim Fendez Chavez (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
Quarto Árbitro: Olivaldo José Alves Moraes (PA)
Assessor da Arbitragem: Joel Silva dos Santos  (PA)
Cartões amarelos: Luidy. Mateus Moraes e Jadson (Vitória); Lukinhas e Ricardo Capanema (Castanhal)
Gols: Leandro Cearense (Castanhal); Mateus Moraes (Vitória);


Castanhal: Axel; Daelson, Dedé, Celeberton e Bruno Maia; Ricardo Capanema (Samuel), Willian Fazendinha (Elias) e Lukinhas; Pecel (Welthon), Leandro Cearense (Pedrinho) e Ruan (Índio).Técnico: Robson Mello.

 

Vitória: Lucas Arcanjo; Alemão, Ewerton Páscoa, Mateus Moraes e Vicente; João Pedro, Eduardo (Alan Santos) e Jadson (Gabriel Santiago); Luidy (Jefferson Renan), Roberto (Alisson Santos) e Erik (Guilherme Queiroz). Técnico: Dado Cavalcanti.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/vitoria/25000-vitoria-empata-com-o-castanhal-e-se-classifica-para-a-segunda-fase-da-copa-do-brasil.html

Homem morre de overdose de cafeína após ingerir o mesmo que 200 doses de café

Um personal trainer britânico faleceu após tomar o equivalente a 200 xícaras de café de cafeína em pó. Pai de dois filhos, Tom Mansfield calculou mal a quantidade de pó que deveria usar na balança de cozinha.

 

Segundo a BBC, um inquérito judicial em Ruthin, no País de Gales, revelou que o jovem de 29 anos, de Colwyn Bay, passou mal logo depois de tomar a mistura em 5 de janeiro de 2021. O médico legista responsável, John Gittins, chegou à conclusão de que se tratou de uma fatalidade e afirmou que a causa da morte foi a toxicidade da cafeína.

 

A cafeína é usada por alguns frequentadores de academia — e alguns sites fitness recomendam seu consumo para melhorar o desempenho esportivo em determinadas doses. No entanto, os especialistas alertam que, ao tomar suplementos em pó, existe o risco de consumir acima da quantidade recomendada.

 

De acordo com o inquérito judicial, Mansfield começou a apertar o peito e reclamar que seu coração estava batendo rápido depois de consumir o produto. Minutos depois, quando havia se deitado, começou a espumar pela boca. Sua esposa Suzannah pediu ajuda a vizinhos e familiares e chamou uma ambulância.

 

Os paramédicos tentaram ressuscitá-lo por 45 minutos, mas Mansfield acabou sendo declarado morto no Hospital Glan Clwyd em Bodelwyddan, Denbighshire. O inquérito apurou que a balança que Mansfield usou para pesar o pó tinha uma faixa de pesagem de 2 a 5.000 gramas, enquanto ele estava tentando pesar uma dose recomendada de 60-300mg. Foi este erro de cálculo que levou a uma enorme overdose. De acordo com o inquérito, ele havia comprado um saco de 100g do pó da Blackburn Distributions.

 

Em comunicado lido na audiência, Ben Blackburn, diretor da empresa, disse que o pó deveria ser pesado com duas casas decimais em miligramas — e a dosagem sugerida era de 60-300mg de pó até duas vezes ao dia. Ele informou que balanças para pesar quantidades tão pequenas podem ser compradas.

 

A empresa não incluía, no momento da morte de Mansfield, colheres medidoras na embalagem porque nem sempre são precisas, mas Blackburn disse que mudaria isso agora. Blackburn também informou que melhorou as instruções de uso e aumentou o destaque para potenciais efeitos colaterais.

 

Uma autópsia mostrou que Mansfield tinha níveis de cafeína de 392mg por litro de sangue. Os níveis de cafeína normalmente seriam de 2 a 4 miligramas por litro, se alguém tivesse bebido uma xícara de café filtrado. O legista disse que parecia que Mansfield estava tentando obter "a média da dose recomendada", mas "errou na matemática" e houve "consequências não intencionais" que tiveram um efeito fatal.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/266595-homem-morre-de-overdose-de-cafeina-apos-ingerir-o-mesmo-que-200-doses-de-cafe.html