domingo, 16 de maio de 2021

Inhambupe registra + de 100 casos ativos da Covid-19 neste domingo, 16


 O município de Inhambupe registrou neste domingo (16), 107 pessoas com o vírus da covid-19 ativo. 

Nas últimas 24h houve um aumento de 11 novos casos. De acordo com o boletim diário divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Inhambupe neste domingo, há também 22 casos em análise.

No total, a cidade chega ao registro de 1.438 infectados com a doença desde o início da situação de pandemia, sendo que 1.306 pacientes conseguiram se recuperar. Foram registrados, ainda, 25 óbitos em decorrência da Covid-19.

Fonte: https://www.ronaldoleitenews.com.br/2021/05/inhambupe-registra-de-100-casos-ativos.html

Em jogo eletrizante, Atlético e Bahia de Feira empatam no 1º jogo da final do Baianão

Um verdadeiro jogão. Assim pode se definir a primeira partida da final do Campeonato Baiano entre Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira. No placar, 2 a 2 em jogo realizado na tarde deste domingo (16) no Carneirão, em Alagoinhas. Ronan marcou duas vezes para o Carcará, enquanto Jarbas e Adriano fizeram os tentos do Tremendão.

 

As duas equipes voltam a jogar no próximo domingo (23), às 16, na Arena Cajueiro. O vencedor fica com a taça. Em caso de empate, decisão por pênaltis.

 

O JOGO

 

No molhado campo do Carneirão, a primeira chance foi do Bahia de Feira. Após passe de Thiaguinho, Bruninho finalizou por cima da meta. Aos onze, Dionísio cruzou rasteiro para a área, mas ninguém do Tremendão chegou para completar.

 

Aos 20 minutos, foi a vez do Carcará. De fora da área, William Kaefer mandou uma bomba e a bola passou ao lado.

 

O gramado escorregadio atrapalhou a construção de jogadas, o que diminuiu as boas oportunidades de gol. Antes do fim da primeira etapa, Deon recebeu passe na grande área e chutou em cima da defesa, mas o lance acabou impugnado por impedimento.

 

Segundo tempo

 

Logo no início da segunda etapa, o Atlético de Alagoinhas marcou com Ronan, mas o árbitro de vídeo anulou. Na jogada, Robert, que deu o passe para o gol, estava em posição irregular. O VAR também analisou um possível toque de mão no mesmo lance, mas o jogo seguiu.

 

O Bahia de Feira quase marcou com Thiaguinho. Ele aproveitou a sobra de uma falta aos 12 minutos e a bola passou ao lado da meta. Dois minutos depois, Cazumbá bateu falta venenosa e Fábio Lima espalmou.

 

Maior artilheiro da história do Carcará, Robert perdeu uma chance incrível aos 15. Ele recebeu grande passe de Ronan, mas pegou mal na bola, o que facilitou a rebatida de Wesley antes da bola entrar no gol.

 

Jarbas faz um golaço e abre o placar

 

O Tremendão saiu na frente do marcador com um golaço! Após cruzamento na área, Deon ajeitou de cabeça para Thiaguinho, que rolou para Jarbas. De fora da área, o volante pegou bonito na bola e acertou o ângulo do goleiro Fábio Lima.

 

Bahia de Feira saiu na frente | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

De pênalti, Ronan empata o jogo

 

Aos 33 minutos, Tico e Robert dividiram e o atacante acabou derrubado. Depois da análise do árbitro de vídeo, o juiz acusou a penalidade máxima. Na cobrança, Ronan teve tranquilidade para deslocar o goleiro Jean e empatar a partida aos 41 minutos.

 

Ronan deslocou Jean na cobrança | Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

 

Equipes marcam no apagar das luzes

 

Aos 55 minutos, Cazumba cruzou na área e Adriano cabeceou sem dar chances a Fábio Lima. Na saída de bola, Ronan fez uma grande jogada e bateu de esquerda para o fundo do gol.

 

FICHA TÉCNICA
Atlético de Alagoinhas 2 x 2 Bahia de Feira 
Campeonato Baiano - Final - 1º jogo
Local: Carneirão, em Alagoinhas
Data: 16/05/2021
Horário: 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade 
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Paulo de Tarso Bregalda Gussen

Cartões amarelos: Ronan, Felipinho (Atlético-BA) / Victor Salvador, Diones (Bahia de Feira) 

Gols: Ronan (duas vezes) (Atlético-BA) / Jarbas e Adriano (Bahia de Feira)

 

Atlético de Alagoinhas: Fabio Lima; Edson, Iran, Bremer e Radar (Felipinho); Gilmar, Kaefer, Dionísio (Jerry) e Miller (Robert); Vitinho (Emerson) e Ronan. Técnico: Sérgio Araújo.

 

 

Bahia de Feira: Jean; Ricardo (Adriano), Wesley, Hebert e Cazumbá; Victor Salvador (Hércules), Jarbas, Diones e Bruninho (Tico); Thiaguinho e Deon (Pelé). Técnico: Oliveira Canindé.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/58241-em-jogo-eletrizante-atletico-e-bahia-de-feira-empatam-no-1-jogo-da-final-do-baianao.html

Morre prefeito de São Paulo Bruno Covas, aos 41 anos

Morreu neste domingo (16) o prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB). O gestor tinha 41 anos e lutava desde 2019 contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado.

 

Covas estava internado no Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, desde 2 de maio.

 

Na sexta-feira (14), ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível e que trabalhavam para que ele ficasse confortável. Covas estava recebendo sedativos e analgésicos para não sentir dores.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/259027-morre-prefeito-de-sao-paulo-bruno-covas-aos-41-anos.html 

Confira a programação da Festa do Divíno Espírito Santo 2021 em Inhambupe Bahia




Começa na noite de hoje, dia 16 de maio e vai até o próximo domingo di 23 de maio, a festa do Divino Espírito Santo em Inhambupe.

A Festa desse ano tem como lema "Ó Espírito Santo, Dá-nos a tua paz e proteção".

Durante esse dias, até a grande festa, terá participações de corais do município: São Camilo, Cantores de Aparecida, São Judas Tadeu, Nossa Senhora da Conceição, Terço dos Homens, Família Kaíros, Santo Antônio do Camamu e no dia da Festa tem o coral do Divino Espírito Santo.

Os grupo convidados das noites são: 

16/05/2021 - Doningo - Grupo Amigas de Maria, Pastoral do Dízimo e Pastoral da Comunicação (PASCOM).

17/05/2021 - Segunda-feira  - Grupo Mensageiro de Cristo, Pastoral do Terço dos Homens e Pastoral dos Coroinhas.

18/05/2021 - Terça-feira - Movimento Mãe Rainha, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral da Saúde.

19/05/2021 - Quarta-feira - Grupo do Rosário, Liga Católica e Legião de Maria.

20/05/2021 - Quinta-feira - Apostolado da Oração, Pastoral Familiar e Pastoral dos Ministros.

21/05/2021 - Sexta-feira - Pastoral Catequética, Neo-Catecumenato e Juventude.

22/05/2021 - Sábado - Comunidade Rurais e Pastoral da Criança.

23/05/2021 - Domingo e grande dia da Festa -  Dia de Pentecoste - a missa festiva será às 16 horas.

Lembramos também que durante a festividade do Divino Espírito Santo, o fiel que irá participar das celebrações é necessário fazer o agendamento na Secretaria Paroquial.
 
Será obrigatório o uso de Máscara e Alcool gel ou 70.

Dentro da Igreja será necessário manter o distanciamento e sentar nos lugares marcados.

O que é a Ascensão do Senhor

Hoje, domingo, dia 16 de maio de 2021, é dia da Ascenção de Jesus aos céus


Ascensão de Jesus aos céus marca o “término” da presença histórica de Cristo neste mundo e o início de um novo contexto para os primórdios da história da Igreja. Solenidade litúrgica presente em todas as Igrejas cristãs, ela é celebrada 40 dias depois da Ressurreição, embora grande parte das Igrejas locais a estabeleçam no primeiro domingo após esses 40 dias, para que mais fiéis possam participar da respectiva missa. É o caso do Brasil.

O que diz a Bíblia

Depois de dizer isto, Jesus foi elevado, à vista deles, e uma nuvem o retirou aos seus olhos. Continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apresentaram-se a eles então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: ‘Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que, do meio de vós, foi elevado ao céu, virá assim, do mesmo modo como o vistes partir para o céu’” (At 1, 9-11).

Sentido

Na Ascensão, que se emoldura dentro do Tempo Pascal, Jesus se despede apóstolos, mas apenas no sentido visível: embora eles agora estejam prontos para levar a Igreja adiante, o Senhor continua, invisível, a agir na Igreja. Além disso, esta “separação” é temporária, porque Jesus voltará.

Ao retornar ao Pai, Jesus encerra o ciclo da Sua existência humana, mas, ao mesmo tempo, supera a dicotomia entre os céus e a terra: Ele parte, mas, mais precisamente, nos precede no Paraíso, reiterando que o céu é o nosso destino a ser buscado. A natureza humana, encarnada pelo Verbo em toda a sua pobreza, é elevada aos céus por Ele e, assim, glorificada.

Fontes históricas

Os Evangelhos falam pouco da Ascensão: Mateus e João terminam suas narrações com a aparição de Jesus depois da Ressurreição; Marcos dedica-lhe a última frase do texto, enquanto que Lucas descreve muito mais, principalmente nos Atos dos Apóstolos. Nos Atos, Lucas detalha que 40 dias depois da Páscoa – um número muito simbólico em toda a Bíblia – Jesus conduz os apóstolos para Betânia e, ao chegar no Monte das Oliveiras, chamado por isso de Monte da Ascensão, os abençoa e lhes fala antes de subir ao céu. Neste discurso, Jesus confirma a promessa da vinda do Espírito, que não os deixará sós, e prefigura a Sua própria segunda vinda, no final dos tempos.

Origens da solenidade

A celebração da Ascensão já é testemunhada por Eusébio de Cesareia e pela peregrina Egéria nos primeiros tempos da Igreja. No início, era comemorada junto com a festa de Pentecostes, mas, entre os séculos V e VI, sabemos que ambas as celebrações já estavam separadas, pois existem homilias de São João Crisóstomo e de Santo Agostinho dedicadas especificamente à Ascensão.

“À direita do Pai”

Nos Evangelhos, há passagens em que Jesus prefigura o que acontecerá na Ascensão. Durante a Última Ceia, por exemplo, Ele anuncia: “Voltarei ao Pai”.

A expressão “à direita do Pai” indica o lugar de honra do Filho de Deus que, junto d’Ele, tem a glória eterna. Se Jesus não retornasse ao Pai, não haveria redenção para o homem: é voltando ao Pai que Ele completa a Sua Ressurreição e, em seguida, envia ao mundo o Espírito Santo Consolador.

Fonte: https://pt.aleteia.org/2019/05/30/o-que-e-a-ascensao-do-senhor/

Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira se enfrentam no primeiro jogo da final do Baiano

Este domingo(16) é um dia histórico para o Campeonato Baiano: a competição teráo primeiro jogo de uma decisão de título entre dois times do interior do estado. O Atlético de Alagoinhas e o Bahia de Feira se enfrentam em jogo de ida da final no Estádio Carneirão, às 16h. 

 

O time da casa nesta primeira partida está em busca do primeiro título no Baianão. No ano passado, o Carcará chegou às finais, mas perdeu para o Bahia. O atual vice-campeão é comandado pelo técnico Sérgio Araújo, que assumiu o grupo no mês passado. 

 

“Você tem que pensar nos 180 minutos. Lógico que uma das estratégias que vamos utilizar é tentar fazer o resultado dentro de casa”, declarou o comandante.

 

Pelo outro lado, o Bahia de Feira briga pelo seu segundo título. Em 2011, o Tremendão derrotou o Vitória no Barradão e levantou a taça do Baiano. Em 2019, o clube foi vice-campeão derrotado pelo Bahia.

 

Para o técnico Oliveira Canindé, que assumiu a equipe antes de iniciar a temporada, o fator positivo para este jogo, assim como para todos os outros ao longo do campeonato, é o grupo de atletas mistos. 

 

“Como nós temos um grupo misto, de jovens e de atletas com mais rodagem, a gente espera que tenhamos um pouco mais de tranquilidade”, comentou o treinador. 

 

Dentre alguns nomes de experiência no seu grupo, Canindé possui Diones, Paulinho Paraíba e Bruninho, que foram campeões pelo grupo em 2011.

 

FICHA TÉCNICA

Atlético de Alagoinhas x Bahia de Feira 

Campeonato Baiano - Final - 1º jogo

Local: Carneirão, em Alagoinhas

Data: 16/05/2021

Horário: 16h

Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade 

Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Paulo de Tarso Bregalda Gussen

 

Atlético de Alagoinhas: Fabio Lima; Gilmar, Iran, Bremer e Edson; Radar, Kaefer, Dionísio; Vitinho Miller e Ronan. Técnico: Sérgio Araújo.

 

 

Bahia de Feira: Jean; Wesley, Jarbas, Hebert e Cazumbá; Hércules, Diones e Hugo Freitas; Thiaguinho, Pedro Neto e Deon. Técnico: Oliveira Canindé.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/58237-atletico-de-alagoinhas-e-bahia-de-feira-se-enfrentam-no-primeiro-jogo-da-final-do-baiano.html