terça-feira, 18 de julho de 2023

Pesquisadores de Harvard descobrem coquetel químico capaz de reverter o envelhecimento

Cientistas e pesquisadores de Harvard em parceria com a Universidade do Maine e com o MIT, publicaram um estudo onde apresentam um coquetel químico que pode reverter o envelhecimento. A pesquisa trata-se da primeira abordagem química para reprogramar células para um estado mais jovem. A reprogramação antigamente só era possível por meio de uma poderosa terapia genética.

 

“Mostramos anteriormente que a reversão de idade é possível usando terapia genética para ativar genes embrionários. Agora mostramos que é possível, com coquetéis químicos, um passo em direção ao rejuvenescimento acessível de todo o corpo" afirmou o pesquisador de Harvard, David Sinclair em publicações no Twitter.

 

Segundo o cientista, os pesquisadores realizaram estudos por mais de três anos para encontrar moléculas que pudessem se combinar para reverter o envelhecimento celular e rejuvenescer as células humanas. 

 

Os cientistas se basearam na descoberta vencedora do Prêmio Nobel de que a expressão de genes específicos, chamados fatores de Yamanaka, levantaram se seria possível reverter o envelhecimento celular sem fazer com que as células se tornassem muito jovens ou cancerígenas.

 

Na nova pesquisa publicada na revista científica Aging, os cientistas procuraram combinações de moléculas que poderiam alterar o envelhecimento celular e rejuvenescer as células humanas. Através de experimentos em animais, incluindo camundongos e primatas, os estudiosos conseguiram encontrar seis coquetéis químicos que podem “alterar” os sinais visuais de envelhecimento “em menos de uma semana”, de acordo com a publicação de David Sinclair

 

Recentemente o mesmo grupo de cientistas apontou a possibilidade de reverter o envelhecimento sem o crescimento celular sem o controle da introdução viral de genes específicos de Yamanaka nas células. Pesquisas sobre o nervo óptico, tecido cerebral, rim e músculo mostraram resultados promissores, a exemplo da visão melhorada e maior expectativa de vida constatadas em camundongos e, recentemente, um relato de visão melhorada em macacos. 

 

A próxima medida agora é começar os testes clínicos em humanos. A equipe de Harvard projeta um futuro onde doenças relacionadas à idade terão a possibilidade de ser tratadas com eficácia e lesões poderão ser reparadas com mais eficiência 

 

"Esta nova descoberta oferece o potencial de reverter o envelhecimento com uma única pílula, com aplicações que vão desde a melhoria da visão até o tratamento eficaz de inúmeras doenças relacionadas à idade", concluiu o cientista.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/30702-pesquisadores-de-harvard-descobrem-coquetel-quimico-capaz-de-reverter-o-envelhecimento