sexta-feira, 23 de maio de 2014

Brasil um torcedor fanático pela a seleção



O torcedor brasileiro já conta nos dedos os dias para começar a copa e aqui em Inhambupe não é diferente, algumas lojas da cidades estão se preparando para a Copa do mundo, esses dias conversei com Brasil que pode chamar de um torcedor fanático pela a Seleção, ele já enfeitou a sua loja de peças e acredita muito que a seleção dessa vez leva o hexa.

Maior preocupação dos torcedores na Copa é a segurança, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto QualiBest mostrou que o principal fator de preocupação para as torcidas durante a Copa do Mundo será a segurança. O estudo "O Lado Negro da Copa" foi realizado entre 17 e 24 de abril deste ano. Dos cerca de 250 mil entrevistados, 38% acreditam que o evento será um sucesso. Apenas metade das pessoas acompanha futebol, mas 63% têm interesse no Mundial. No entanto, a segurança e a criminalidade foram a principal preocupação da torcida, com 32% das respostas. Tal preocupação pesou também no momento de decidir onde ver os jogos: apenas 26% dos entrevistados pretendem acompanhar as partidas em praças e locais públicos, e 30% não têm interesse em acompanhar os jogos nas Fan Fests da Fifa, dentre os 35% que conheciam o evento. A pesquisa atesta ainda que 67% dos brasileiros acreditam que a Copa do Mundo não deixará legado, mas será benéfica à população. Metade dos entrevistados acredita que uma possível derrota do Brasil no torneio afetaria uma possível reeleição da presidente Dilma Rousseff. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/31822-maior-preocupacao-dos-torcedores-na-copa-e-a-seguranca-diz-pesquisa.html

Caminhada comemora a Luta Antimanicomial em Inhambupe


















Foi realizada ontem(22) às 09:00 a caminhada da Luta Antimanicomial a concentração ocorreu em frente ao CAPS e passou pelas principais ruas da cidade o evento teve o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretária de Saúde. Contou a participação da Secretaria de Saúde Wilma Vergasta, as coordenadoras de alguns setores da Saúde e principalmente com os usuários do CAPS e toda a sua equipe multidisciplinar.
Os usuários utilizam este dia para mostrar a sociedade a importância deles  receberem um tratamento dentro do convívio social, sem aprisiona-los dentro das paredes dos Hospitais Psiquiátricos, onde eram  considerados como verdadeiras prisões, pois independente do caso, pois não se realizam um diagnostico aprofundado do paciente eles acabavam sendo esquecidos, viviam dopados e  eram considerados inúteis  para a sociedade  podemos ver isso no filme o Bicho de Sete Cabeças.
Por isso os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram criados e assim houve a reforma Psiquiátrica para um tratamento mais humanizado e dentro do convívio social e ponderar a capacidade do sujeito que independe da patologia tem as suas habilidades e este convívio com família, com a sociedade é muito importante para o sujeito, pois com  a ajuda dos medicamentos e com as oficinas que os CAPS oferece ajuda-os a torna-los seres ativos.
O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial existe há 17 anos, e surgiu de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais, que tinham por objetivo transformar os Serviços Psiquiátricos. Esta ainda é a meta do Movimento, que apresenta entre suas propostas o fechamento de hospícios e manicômios, e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância das pessoas com sofrimento mental de qualquer tipo.
O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data representativa de sua luta no Brasil. Esse dia foi escolhido por remeter ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo. O Movimento está ligado, em sua origem, à Reforma Sanitária Brasileira, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuiu para a regulamentação da Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001.

Fonte: http://www.crp-01.org.br/conteudo/noticias/exibir.asp?codigo=173

Enem 2014: prazo de inscrição termina nesta sexta-feira

Página inicial do Enem 2014: inscrições terminam no dia 23 de maio (Reprodução)

 Cadastro pode ser feito pela internet até as 23h59. Mais de 7 milhões de pessoas já se inscreveram

Termina nesta sexta-feira, às 23h59, o prazo de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A prova será realizada nos dias 8 e 9 de novembro. Até a noite desta quinta-feira, o número de inscritos já havia passado dos 7 milhões. A inscrição custa 35 reais, mas é gratuita para alunos do ensino médio e também para pessoas de baixa renda.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. A nota obtida no exame pode ser usada em programas de seleção como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas de estudos em universidades privadas, e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às universidades federais.

Os estudantes também podem se candidatar a vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O exame pode ser feito ainda para garantir certificação a pessoas com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino médio.

O Ministério da Educação (MEC) estima que 8 milhões de pessoas vão se inscrever neste ano. Em função da expectativa, a pasta vai imprimir 2,4 milhões de cadernos de prova a mais do que em 2013, quando foram feitas 15,9 milhões de impressões. O número de municípios que receberão a prova também vai aumentar: de 1.661 para 1.699. Já o número de pessoas envolvidas na elaboração do exame vai subir de 688.807 para 785.000.

 Fonte:  http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/prazo-para-inscricao-no-enem-2014-termina-nesta-sexta-feira