sexta-feira, 23 de maio de 2014

Caminhada comemora a Luta Antimanicomial em Inhambupe


















Foi realizada ontem(22) às 09:00 a caminhada da Luta Antimanicomial a concentração ocorreu em frente ao CAPS e passou pelas principais ruas da cidade o evento teve o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretária de Saúde. Contou a participação da Secretaria de Saúde Wilma Vergasta, as coordenadoras de alguns setores da Saúde e principalmente com os usuários do CAPS e toda a sua equipe multidisciplinar.
Os usuários utilizam este dia para mostrar a sociedade a importância deles  receberem um tratamento dentro do convívio social, sem aprisiona-los dentro das paredes dos Hospitais Psiquiátricos, onde eram  considerados como verdadeiras prisões, pois independente do caso, pois não se realizam um diagnostico aprofundado do paciente eles acabavam sendo esquecidos, viviam dopados e  eram considerados inúteis  para a sociedade  podemos ver isso no filme o Bicho de Sete Cabeças.
Por isso os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) foram criados e assim houve a reforma Psiquiátrica para um tratamento mais humanizado e dentro do convívio social e ponderar a capacidade do sujeito que independe da patologia tem as suas habilidades e este convívio com família, com a sociedade é muito importante para o sujeito, pois com  a ajuda dos medicamentos e com as oficinas que os CAPS oferece ajuda-os a torna-los seres ativos.
O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial existe há 17 anos, e surgiu de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais, que tinham por objetivo transformar os Serviços Psiquiátricos. Esta ainda é a meta do Movimento, que apresenta entre suas propostas o fechamento de hospícios e manicômios, e a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância das pessoas com sofrimento mental de qualquer tipo.
O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data representativa de sua luta no Brasil. Esse dia foi escolhido por remeter ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, em São Paulo. O Movimento está ligado, em sua origem, à Reforma Sanitária Brasileira, que resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuiu para a regulamentação da Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001.

Fonte: http://www.crp-01.org.br/conteudo/noticias/exibir.asp?codigo=173

Nenhum comentário:

Postar um comentário