domingo, 20 de novembro de 2011

Mukiranas, Os normais e Sai de Baixo na Lavagem da Igreja de Inhambupe 2011






Nessa tarde de domingo(20) teve "As Mukiranas", Harmonia do Samba, Black Style e outras bandas.

Inhambupe irá receber Mamógrafo


Em discurso no último sábado(12) ao lado do Governador, o Prefeito Euberto Luiz falou que Inhambupe terá um mamógrafo e disse que irá começar a mostrar o seu trabalho ao público, veja uma reportagem do site da uol sobre o Cancer de Mama, a imagem acima é do site jangadeiroonline.com.br.

"O câncer de mama é o tipo mais freqüente e a causa mais comum de morte por câncer na população feminina, em muitas regiões geográficas. Este tipo de tumor maligno atinge o pico máximo de incidência entre as idades de 50 e 55 anos. Apresenta uma taxa de mortalidade anual de 46 mil mulheres. Este panorama e o fato do risco de as mulheres nos Estados Unidos desenvolverem câncer de mama de ser de um cada oito, fazem desta doença um problema de saúde significativo. A causa do câncer de mama não é conhecida, mas diversos fatores estão correlacionados a sua ocorrência como: idade, história familiar, influências étnicas e efeitos hormonais. Essa doença é geralmente notada como um nódulo indolor e descoberta casualmente pela paciente no exame físico de rotina ou na mamografia (estudo radiológico das mamas).

A propedêutica mamária complementar (exames utilizados para auxiliar na detecção de doenças da mama), em especial, a mamografia (estudo radiológico da mama), vem apresentando progressos, com detecção cada vez maior de lesões subclínicas (que não se manifestam). Tal fato tem grande importância para a prevenção do carcinoma de mama.

A mamografia é um método de inquestionável importância no diagnóstico precoce e na detecção do câncer de mama. O achado precoce de um tumor aumenta as chances de sucesso do tratamento. Os esforços para procurar e detectar câncer de mama precocemente são baseados no auto-exame, no exame médico e nas técnicas de imagem da mama. Dentre as técnicas citadas, a mamografia merece especial consideração, por ser um exame bem estudado e padronizado e, comprovadamente, se realizado anualmente, diminuir a taxa de mortalidade por câncer de mama em cerca de 25 %."

Bloco "Os Conspirões"




O Bloco "Os Conspirões" iniciou a tarde na Lavagem da Igreja de Inhambupe 2011.
Só não conseguir pegar o nome da banda, se alguém sabe mande um comentário.

Fotos da Lavagem da Igreja de Inhambupe 2011

































Aconteceu na manhã de hoje a lavagem da igreja, e teve por coincidência o Dia da Consciência Negra.
Hoje a tarde ainda tem mais atrações como Harmonia do Samba, A Bronka, Black Style e outras atrações.

Nasa divulga mapa da superfície da lua

A Nasa (agência espacial americana) divulgou o mais preciso mapa da superfície da Lua já feito. O documento foi produzido com informações enviadas pela nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, ou Orbitador de Reconhecimento Lunar, em português), lançada em junho de 2009. As imagens revelam depressões e elevações em quase toda a Lua. Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol.

Fonte: UOL

Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi


Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.

A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC
ISEB/FISO-Barretos
ahamze@uol.com.br

Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm

Site dessa imagem

doolharnegro.blogspot.com

Curiosidades sobre as ovelhas



Ovelhas bebem água corrente.

Fonte: Curiosidades da internet