sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chapa apoiada pela CTB vence as eleições do Sintracom-BA

A chapa “Atuação, Renovação e Luta Classista”, registrada como Chapa 1, venceu no final da semana passada as eleições do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA). Apoiados pela CTB, os classistas foram liderados pelo pedreiro José Ribeiro de Lima (foto), de 52 anos, eleito novo presidente da entidade para o período entre 2011-2015.


Ribeiro é natural de Inhambupe e trabalha no setor da construção civil há 33 anos. Ele assumirá o novo cargo no dia 9 de fevereiro. Sua chapa foi a única concorrente na disputa pelo comando do sindicato e contou com o apoio de 9.946 trabalhadores, em um total de 9.512 votos.


O Sintracom-BA colocou à disposição de seus filiados 42 urnas em todo o estado. As eleições foram acompanhadas pelo secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, que observou de perto a movimentação em alguns dos canteiros de obras da cidade.


Consolidado o resultado, Ribeiro falou com a reportagem da CTB sobre o resultado. Ele estabeleceu algumas prioridades para sua gestão e disse esperar retribuir com muito trabalho o apoio conquistado nas urnas.


Confira abaixo a entrevista:


Como você avalia esse processo eleitoral que se encerrou há poucos dias? Foi tudo dentro da normalidade?


José Ribeiro de Lima: A receptividade que encontramos por todo o estado foi muito boa. A outra chapa teve alguns problemas e não pôde concorrer, mas no final do processo podemos dizer que ganhamos até mesmo o apoio do pessoal que seria nosso adversário. Até mesmo gente da CUT acabou nos apoiando.


Depois da vitória, quais serão suas prioridades ao assumir como presidente?


José Ribeiro de Lima: A prioridade sempre será a luta dos trabalhadores. Nossa principal bandeira de luta é enfrentar a precarização em nosso setor. Atualmente muitas empresas utilizam o contrato de experiência como artifício, e será nossa questão de honra combater isso. O que está havendo é uma falta de respeito, uma deslealdade, já que até mesmo trabalhadores com larga experiência comprovada têm sido submetidos a esse tipo de contratação.


O Brasil está passando por uma fase grandiosa no ramo da construção civil. Como esse processo tem se dado no estado da Bahia? Como isso tem afetado os trabalhadores do setor?


José Ribeiro de Lima: Sem dúvida vemos isso como algo positivo para o país e para a Bahia. Em algumas regiões falta até mesmo mão-de-obra qualificada. No entanto, apesar desse cenário, destacado pelos empresários, eles não se dispõem a pagar melhores salários, nem a dar reajustes maiores para os trabalhadores. Isso faz com que esse bom momento do país também se transforme em um bom momento para a luta da nossa classe, com mobilizações cada vez maiores, por mais direitos.


Fonte: Fernando Damasceno - Portal CTB

Maioria dos candidatos do Enem já terminou o ensino médio


Amanda Cieglinski | Agência Brasil

Brasília - Os candidatos que vão comparecer aos 16 mil locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de amanhã (6) têm um perfil diferente daqueles que participaram das primeiras edições da avaliação. Mais da metade dos inscritos (58%) já concluíram a educação básica em anos anteriores e boa parte não está mais na faixa etária dos alunos do ensino médio – 1,5 milhão tem entre 21 e 30 anos e 691 mil são maiores de 30.

A participação dos chamados egressos aumenta a cada ano: em 2008, eram 38% e em 2009, 55%. O interesse desse público pela prova pode ser explicado pelas novas possibilidades de acesso ao ensino superior que o Enem oferece.

Alunos de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública podem participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares. Outra possibilidade é utilizar a nota do exame para disputar uma vaga em uma das 83 universidades públicas que trocaram seus vestibulares pelo Enem.

Uma dessas candidatas é Eliana Pereira, 28 anos, que decidiu participar do Enem para tentar uma bolsa do ProUni. Onze anos depois de terminar o ensino médio, ela quer estudar jornalismo. Na época em que concluiu a educação básica, deixou de lado a vontade de fazer um curso superior para trabalhar.

“Antigamente não tinha tantas oportunidades, aqui em Brasília mesmo era só a UnB [Universidade de Brasília]. A gente vê no Enem mais uma porta de entrada para o ensino superior”, afirma. Eliana está estudando para o Enem em casa e refazendo edições antigas da prova.

Apesar de ter saído da escola há algum tempo, ela acredita que tem as mesmas chances de se sair bem do que um candidato que está concluindo o ensino médio agora. “A exigência do Enem aumentou, eu percebo isso pelas provas mais antigas que refiz. Mas estou bastante confiante”, afirma.

As provas do Enem serão aplicadas neste fim de semana (6 e 7 de novembro) para 4,6 milhões de inscritos. No sábado (6), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação. O exame começa às 13h (horário de Brasília).

Fonte:http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=5646034

Halloween do Colégio Mário Costa Filho

Inscrições para concurso de professor são prorrogadas


Os interessados em prestar o concurso público para professor da rede estadual da Bahia, tem até o dia 14 de novembro para efetuar sua inscrição, já que a data limite foi prorrogada devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). Até agora, cerca de 30 mil pessoas já se inscreveram; e a expectativa é de que 40 mil professores participem do processo seletivo.

O concurso oferece 3.200 vagas, na capital e em todos os municípios baianos, para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física). As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira.

As inscrições podem ser feitas através do site http://www.cespe.unb.br, até as 23h59 do dia 14 (de acordo com o horário oficial de Brasília/DF). Vale lembrar que os candidatos devem ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo.

Fonte:http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=6038572524583362993

Mercado de Cereais de Inhambupe

Obrigado a todos os milhares de pessoas que acessam sempre o blog, que mostra Inhambupe em qualquer parte do mundo, mande recado ou informações e também mostre a sua empresa aqui no blog.
A imagem acima é do Mercado de Cereais de Inhambupe no Centro da cidade.

Cincos Estados brasileiros concentram 63% da população, segundo dados preliminares do Censo 2010


SP, MG, RJ, BA e RS têm cerca de 117 milhões dos 185,7 milhões de habitantes do país

Dados parciais do Censo Demográfico 2010, publicados nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União, indicam que cinco Estados concentram aproximadamente 63% da população brasileira.

Juntos, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul têm cerca de 117 milhões de pessoas dos 185,7 milhões de habitantes do Brasil. Sobram 68 milhões de pessoas espalhadas pelas outras 22 unidades da Federação.

O Estado que encabeça a lista dos mais populosos é São Paulo, que tem quase o dobro do número de habitantes de Minas Gerais, o segundo colocado. São 39,9 milhões de pessoas contra cerca de 19 milhões do Estado mineiro.

Rio de Janeiro vem logo em seguida com pouco mais de 15 milhões. Depois, temos Bahia com 13, 6 milhões e Rio Grande do Sul que possui 10,5 milhões de residentes.

Na outra ponta, Roraima ganha o título de menos populoso com apenas 425.398 pessoas.

O Censo 2010 visitou 67,2 milhões domicílios, entre 1º de agosto e 31 de outubro. Todas as 5.565 cidades do país foram contabilizadas. Os dados divulgados hoje ainda são preliminares porque nos próximos 20 dias, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai fazer uma espécie de pente-fino na contagem: checar a qualidade da coleta dos dados, revisitar casas que estavam fechadas e analisar dados que forem contestados.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/cincos-estados-brasileiros-concentram-63-da-populacao-segundo-dados-preliminares-do-censo-2010-20101104.html