sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chapa apoiada pela CTB vence as eleições do Sintracom-BA

A chapa “Atuação, Renovação e Luta Classista”, registrada como Chapa 1, venceu no final da semana passada as eleições do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA). Apoiados pela CTB, os classistas foram liderados pelo pedreiro José Ribeiro de Lima (foto), de 52 anos, eleito novo presidente da entidade para o período entre 2011-2015.


Ribeiro é natural de Inhambupe e trabalha no setor da construção civil há 33 anos. Ele assumirá o novo cargo no dia 9 de fevereiro. Sua chapa foi a única concorrente na disputa pelo comando do sindicato e contou com o apoio de 9.946 trabalhadores, em um total de 9.512 votos.


O Sintracom-BA colocou à disposição de seus filiados 42 urnas em todo o estado. As eleições foram acompanhadas pelo secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, que observou de perto a movimentação em alguns dos canteiros de obras da cidade.


Consolidado o resultado, Ribeiro falou com a reportagem da CTB sobre o resultado. Ele estabeleceu algumas prioridades para sua gestão e disse esperar retribuir com muito trabalho o apoio conquistado nas urnas.


Confira abaixo a entrevista:


Como você avalia esse processo eleitoral que se encerrou há poucos dias? Foi tudo dentro da normalidade?


José Ribeiro de Lima: A receptividade que encontramos por todo o estado foi muito boa. A outra chapa teve alguns problemas e não pôde concorrer, mas no final do processo podemos dizer que ganhamos até mesmo o apoio do pessoal que seria nosso adversário. Até mesmo gente da CUT acabou nos apoiando.


Depois da vitória, quais serão suas prioridades ao assumir como presidente?


José Ribeiro de Lima: A prioridade sempre será a luta dos trabalhadores. Nossa principal bandeira de luta é enfrentar a precarização em nosso setor. Atualmente muitas empresas utilizam o contrato de experiência como artifício, e será nossa questão de honra combater isso. O que está havendo é uma falta de respeito, uma deslealdade, já que até mesmo trabalhadores com larga experiência comprovada têm sido submetidos a esse tipo de contratação.


O Brasil está passando por uma fase grandiosa no ramo da construção civil. Como esse processo tem se dado no estado da Bahia? Como isso tem afetado os trabalhadores do setor?


José Ribeiro de Lima: Sem dúvida vemos isso como algo positivo para o país e para a Bahia. Em algumas regiões falta até mesmo mão-de-obra qualificada. No entanto, apesar desse cenário, destacado pelos empresários, eles não se dispõem a pagar melhores salários, nem a dar reajustes maiores para os trabalhadores. Isso faz com que esse bom momento do país também se transforme em um bom momento para a luta da nossa classe, com mobilizações cada vez maiores, por mais direitos.


Fonte: Fernando Damasceno - Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário