domingo, 20 de abril de 2014

Missa do Domingo de Páscoa em Inhambupe
























Bahia estreia mal e perde para o Cruzeiro

Bahia estreia mal e perde para o Cruzeiro
Foto: Romildo de Jesus / Estadão Conteúdo
 
Nas duas partidas da final estadual a jogada aérea foi uma arma fundamental para o Bahia. Foi. Porque, neste domingo (20), na estreia do Campeonato Brasileiro da Série A, a defesa tricolor falhou em dois lances idênticos, levou dois gols e perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, na Arena Fonte Nova.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153485-bahia-estreia-mal-e-perde-para-o-cruzeiro.html

Veja dez fatos curiosos sobre a dengue que você ainda não sabia


Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue.A dengue é uma das doenças mais conhecidas e desafiadoras não só do Brasil, mas de todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca 390 milhões de pessoas são infectadas todos os anos em mais de cem países. No entanto, há muitas curiosidades sobre essa virose que a maioria das pessoas não conhece. O EXTRA separou dez delas para contar para você.

1. Há muitas teorias sobre a origem do termo “dengue”, mas a mais conhecida diz que a palavra tem origem espanhola e significa “melindre” ou “manha”. Outra versão diz que a expressão vem de países árabes, com o sentido de “fraqueza”. Há também os que garantem que a palavra surgiu da expressão “ki dengu pepo”, da língua suáli, idioma oficial do Quênia e de outros países africanos.

2. Já o nome “Aedes aegypti” é originário, como o nome dá a entender, do Egito. O mosquito saiu do continente africano em direção às Américas e, mais tarde, alcançou países da costa oeste africana. O mosquito foi identificado cientificamente em 1762, quando foi chamado de Culex aegypti, ou seja, mosquito egípcio.

3. Inicialmente, achava-se que a dengue era uma doença exclusiva de países tropicais, devido ao fato de o Aedes aegypti, mosquito transmissor da virose, se reproduzir com mais facilidade em locais com altos índices de chuva e clima quente. No entanto, estudos recentes já comprovaram que o vetor da dengue também já consegue se reproduzir em países europeu, devido as transformações ambientais que o país vive.

4. O Aedes aegypti não consegue voar em alturas mais altas do que 1,5 metros e também não é capaz de fazer voos mais longos que cerca de 200 metros. No entanto, isso não significa que ele não alcance andares mais altos de prédios ou se deslocar para outros bairros ou cidades. Por incrível que pareça, o mosquito pode se locomover “pegando carona” em um ônibus ou carro e até mesmo subir em um elevador. Ele costuma procurar lugares mais escuros para ficar e, por isso, se esconde muitas vezes em quinas, inclusive de meios de transporte.

5. Existem quatro sorotipos do vírus da dengue conhecidos por cientistas. Aqui no Brasil, o tipo 4 tem feito mais vítimas, pois a taxa de pessoas imunes a ele ainda é pequena, por ser novidade. Há registros de que o tipo 5 do vírus da dengue já foi identificado em alguns locais, mas nenhum trabalho científico ainda foi publicado sobre isso.

6. Se engana quem pensa que apenas esvaziar recipientes com água já elimina qualquer chance de existência de criadouros do mosquito. As larvas do Aedes aegypti conseguem sobreviver por até três meses sem contato com a água. Portanto, além de esvaziar, é preciso limpar os recipientes. De preferência com uma bucha, água e sabão. Dessa forma, você elimina os ovos que se prendem nas superfícies dos recipientes.

7. Apesar de conseguir picar outros animais, o Aedes aegypti só transmite o vírus da dengue para humanos. Por isso, não se preocupe: seu cachorro não vai ter dengue se for picado pelo Aedes. O seu gato também não.

8. Tanto os machos quanto as fêmeas do Aedes aegypti se alimentam de substâncias que contém açúcar, como o néctar das flores. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os mosquitos usam o sangue como fonte exclusiva de alimento. Somente as fêmeas picam, pois precisam do sangue para produzir ovos. No entanto, o mesmo mosquito é capaz de picar mais de uma pessoa para produzir um único lote de ovos.

9. Por ser um mosquito pequeno, com cerca de 0,5 cm de comprimento, o Aedes aegypti é um mosquito difícil de ser identificado. O momento mais fácil de capturar um deles é logo depois que ele acabou de picar seres humanos. A quantidade de sangue ingerido pelo mosquito faz com que ele voo mais lentamente.

10. Muitas pessoas tem ou já tiveram dengue e não fazem ideia. Em cerca de 30% dos casos, ela é uma doença assintomática, ou seja, não apresenta sintoma nenhum. Essas pessoas só conseguem descobrir que já tiveram dengue quando são infectadas pela segunda vez e desenvolvem uma versão mais clássica da doença.

Prisco tem habeas corpus aceito pelo STF e deve responder em liberdade por ‘crime político grave’

Prisco tem habeas corpus aceito pelo STF e deve responder em liberdade por ‘crime político grave’
 
Foto: Manu Dias/Secom
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou, na noite deste sábado (19), o habeas corpus eletrônico requerido pela defesa do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), um dos líderes da greve da Polícia Militar baiana finalizada na última quinta-feira (17).  O tucano responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. Todos os delitos são referentes à paralisação da PM do estado ocorrida em 2012, quando o legislador também encabeçou o movimento. Com o recurso deferido pela ministra Cármen Lúcia, Prisco deve deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília – onde está detido desde sexta (17) – e responder ao processo em liberdade. A solicitação de habeas corpus foi protocolada no Tribunal Regional Federal da 1ª região, que remeteu o pedido ao STF. No documento, o advogado do vereador, Vivaldo do Amaral, argumentava que a prisão era inconstitucional, já que, com o término da greve deste ano, o réu não representava "risco à ordem pública”.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153462-prisco-tem-habeas-corpus-aceito-pelo-stf-e-deve-responder-em-liberdade-por-crime-politico-grave.html

Cinzas de Gabriel García Márquez serão jogadas no México e Colômbia

Cinzas de Gabriel García Márquez serão jogadas no México e Colômbia
Foto: Divulgação
O corpo do escritor Gabriel García Márquez foi cremado, neste sábado (20), informou o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta) do México. Segundo a entidade, o desejo da família de cremá-lo foi cumprido e os restos mortais do autor foram incinerados em uma cerimônia privada. As cinzas deverão ser jogadas no México, onde morava, e na Colômbia, seu país natal. García Márquez morreu aos 87 anos, na última quinta-feira (17), em sua residência na Cidade do México. Na última segunda (14), a mulher e os filhos do escritor haviam informado que seu estado de saúde era “muito frágil”, com “risco de complicações”. Após ser hospitalizado por uma semana devido a uma infecção pulmonar, ele havia retornado para casa no início do mês. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, autor de obras como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, García Márquez era um dos principais escritores de língua hispânica de todos os tempos. Está prevista para esta segunda (21), às 18h (horário de Brasília), uma cerimônia em sua homenagem  no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153463-cinzas-de-gabriel-garcia-marquez-serao-jogadas-no-mexico-e-colombia.html