quarta-feira, 9 de julho de 2008

Revolução de 1932


A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932, onde o estado de São Paulo visava à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.

Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de sua história.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado corrido no Brasil.

No total, foram 85 dias de combates, (de 9 de julho a 2 de outubro de 1932), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido ao combates.

Dia da Revolução


Revolução é a ruptura do sistema jurídico, político, social, econômivo ou cultural vigente, com a subsequente formação de um novo sistema.

Para Norbert Bobbio, revolução "é a tentativa, acompanhada do uso da violência, de derrubar as autoridades políticas existentes e de as substituir, a fim de efetuar profundas mudanças nas relações políticas, no ordenamento jurídico-constitucional e na esfera sócio econômica".

No mundo teve várias revoluções No Brasil tem-se o costume de denominar também de Revolução quaisquer movimentos de revolta, mais ou menos violentos, contra o poder estabelecido. De fato, as chamadas "revoluções" brasileiras foram na verdade revoltas, rebeliões ou quarteladas militares.

Assim hoje é comemorado o dia da revolução assim o fato de que a palavra revolução significava originalmente restauração, e portanto algo que para nós é seu próprio oposto, não é uma mera curiosidade da semântica: as revoluções do século XVII e XVIII, que nos parecem mostrar todas as evidências de um novo espírito, o espírito da idade moderna, pretendiam ser restaurações de uma ordem anterior perdida.

E hoje também é o dia do soldado Constitucionalista.

Hoje estamos livre da ditadura... nao vivemos num mar de rosas, mas somos livres para ir e vir e expressar nossas opinioes... imaginem viver sem isso!

A foto acima é da revolução Cubana com Fidel Castro e Che Guevara como os lideres.