segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Morre ex-secretário de Cultura Jorge Portugal, aos 63 anos

O educador e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, morreu às 20h15 desta segunda-feira (3), aos 63 anos, de falência cardíaca aguda. A morte foi confirmada pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), onde o ex-titular da Secult estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição.
Jorge Portugal ficou à frente da pasta estadual da Cultura entre 2015 e 2017, na gestão do governador Rui Costa (PT). Portugal pediu exoneração do cargo em setembro de 2017. Na época alegou questões pessoais e profissionais para justificar a saída da Secult.


Natural de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, Jorge Portugal foi letrista, poeta, professor universitário e compositor. As músicas dele são tocadas em todo o mundo, e interpretadas por grandes nomes da música brasileira.

Ele também foi o idealizador e apresentador do programa educativo "Aprovado", veiculado na emissora TV Bahia.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251362-morre-ex-secretario-de-cultura-jorge-portugal-aos-63-anos.html

Inhambupe Bahia já tem 111 casos confirmados, 25 ativos, 05 óbitos e 81 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 111º caso, nessa  segunda-feira, dia 03 de agosto de 2020, sendo que 25 ativos, 81 recuperados, 05 óbitos, 68 monitoramentos ativos, 917 monitoramentos concluídos, 28 casos descartados e ainda tem 19 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 50 casos e mais 61 na Zona Rural; sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande(sendo 01 óbito), 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 02 Colônia (Roberto Santos), 01 Km 29, 04 na Lagoa, sendo que dois foi a óbito, 05 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 01 em Baixa da Areia, 02 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 07 no Saquinho e 01 foi a óbito, 01 em Boa Vista, 02 no Mandacaru, 01 na Lagoa Branca e 02 no Beré.


Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta segunda-feira (03) totaliza 111 casos confirmados, sendo 25 ativos, 81 recuperados e 05 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.

É importante ressaltar que Inhambupe possui transmissão comunitária, quando não é possível rastrear a cadeia de infecção do vírus. Por isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa. Mas caso precise sair, use máscara".

Fonte: ASCOM de Inhambupe


Rússia se prepara para vacinação em massa contra o coronavírus em outubro

A Rússia está se preparando para iniciar uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus em outubro.

Segundo informações da agência russa RIA, o ministro da Saúde do país, Mikhail Murashko, afirmou que os testes clínicos de uma possível vacina contra o coronavírus, produzida pelo Instituto Gamaleya, com sede em Moscou, foram concluídos com sucesso e os resultados mostraram uma “resposta imune em todos os indivíduos, sem efeitos colaterais ou complicações”.

O laboratório por trás da vacina busca agora a aprovação regulatória para o medicamento antes de iniciar a campanha de vacinação.

Profissionais de saúde e professores seriam os primeiros a serem vacinados, de acordo com o ministro, enquanto a vacinação em massa está prevista para acontecer a partir de outubro. O governo russo prevê 200 milhões de doses produzidas neste ano.

Com esse movimento, a Rússia será o primeiro país do mundo a imunizar sua população contra o Sars-CoV-2, um passo importante no combate à pandemia, que já matou mais de 689 mil pessoas ao redor do mundo.

Apesar do avanço divulgado pelo governo, a comunidade internacional tem encarado as informações divulgadas pela Rússia com um certo ceticismo, fruto das tensões geopolíticas existentes ao redor dos esforços dos países em encontrar sua própria vacina para o coronavírus.

Em uma audiência no Congresso americano na última sexta-feira, Anthony Fauci, cientista-chefe da Casa Branca, questionou os sistemas de testagem de vacinas da Rússia e China. “Espero que chineses e russos estejam realmente testando a vacina antes de administrá-la a alguém. Não acredito que haverá vacinas, tão à nossa frente, que teremos que depender de outros países para obtê-las”, disse Fauci.

O jornal britânico Telegraph informou no último sábado que Londres provavelmente rejeitaria a vacina russa por conta de dúvidas sobre o seu processo experimental. A Rússia não divulgou dados científicos sobre a segurança e eficácia de sua vacina.

No mês passado, a Rússia foi acusada por autoridades dos EUA, Canadá e Grã-Bretanha de tentar invadir e roubar dados da vacina contra o coronavírus. A China também foi acusada por Washington de invadir sistemas de computadores de empresas que trabalham com uma vacina Covid-19. Ambos os países negaram as acusações.

Atualmente existem diversas vacinas sendo desenvolvidas em todo mundo, sendo que quatro delas estão na fase de testes mais avançados. As americanas Moderna e Pfizer já iniciaram a testagem em humanos e esperam concluir seus estudos até o final do ano. 

vacina AstraZeneca-Oxford, que está sendo testada no Brasil, é outra possível vacina que segue com os testes em humanos.

Quem também segue avançada no seu desenvolvimento é o imunológico produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech. Os testes envolvem cerca de 9 mil profissionais de saúde que se voluntariaram para receber as doses da vacina em 12 centros espalhados pelo Brasil. A previsão é que os resultados fiquem prontos entre o final de outubro e início de novembro.

Em coletiva na última semana, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que pretende dobrar a capacidade de produção de 60 milhões para 120 milhões de doses, com recursos doados pela iniciativa privada, e disse que a vacina poderá ser distribuída em larga escala para a população brasileira já a partir de Janeiro.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/economia/russia-se-prepara-para-vacinacao-em-massa-contra-o-coronavirus-em-outubro/

Morre primeiro cachorro diagnosticado com coronavírus nos EUA



O pastor alemão Buddy, primeiro cachorro com diagnóstico para coronavírus nos Estados Unidos, precisou ser submetido a eutanásia. Segundo veterinários, ele possivelmente sofria de linfoma.

Segundo a agência AFP, há dúvidas se, assim como humanos, animais com doenças preexistentes podem ser mais suscetíveis a formas graves da Covid-19.

Outros animais já receberam diagnóstico para a doença pelo mundo. Apesar disso, não há indícios de que pets transmitam o vírus a humanos. Mas eles podem levar a contaminação para casa por meio das patas —ou pelos, se alguém infectado tossir ou espirrar próximo ou animal ou fizer um carinho com a mão contaminada.

Por isso, a recomendação é manter a higiene, evitar passeios em áreas com muitas pessoas e animais e lavar as patinhas com água e sabão neutro sempre que chegar em casa.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/folha/noticia/87249-morre-primeiro-cachorro-diagnosticado-com-coronavirus-nos-eua.html

Energia de residências pode ser cortada novamente a partir desta segunda



O corte de energia por atraso no pagamento de contas nas residências está permitido a partir desta segunda-feira (03). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tinha fixado a volta do desligamento para o último sábado (1º), mas a decisão só passa a vigorar a partir de hoje.

De acordo com informações do Uol, os cortes foram suspensos no dia 23 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Agora, as distribuidoras de energia devem informar os consumidores sobre contas pendentes antes da realização do corte de luz. 

Vale ressaltar que as famílias de baixa renda que estão enquadradas no programa Tarifa Social não estão sujeitas à suspensão do fornecimento de energia. De acordo com a decisão da Aneel, elas terão benefícios até o final deste ano. 

Também seguem isentos aqueles que não estão recebendo a tarifa impressa, sem autorização da pessoa, e aqueles que moram em locais sem bancos ou lotéricas, ou que moram em cidades que estejam com medidas de restrição em relação à circulação de pessoas. Além disso, pessoas que precisam de equipamento elétrico para manter a vida também seguirão sem ser cobradas.

Ainda segundo o Uol, de acordo com a Lei Federal 14.015, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a suspensão do fornecimento de energia não pode ser efetuada aos sábados, domingos, feriados ou vésperas. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251344-energia-de-residencias-pode-ser-cortada-novamente-a-partir-desta-segunda.html

Jorge Portugal é internado no Hospital Roberto Santos; estado de saúde é gravíssimo

O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, foi internado nesta segunda-feira (3) no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. A informação foi confirmada pelo Bahia Notícias, que também obteve detalhes de que o estado de saúde dele é gravíssimo.

Segundo o Varela Notícias, Portugal deu entrada no Roberto Santos após ser atendido em casa por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele teria sofrido quatro paradas cardíacas até chegar a unidade hospitalar.

Segundo boletim médico encaminhado à imprensa, Jorge Portugal está em estado crítico. "O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia apresenta quadro de choque cardiogênico e está, neste momento, em coma induzido", detalha a nota.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/38309-jorge-portugal-e-internado-no-hospital-roberto-santos-estado-de-saude-e-gravissimo.html

Ministério da Economia defende fim de todas as meia-entradas



O Ministério da Economia se manifestou pela extinção de todas as regras que garantem a meia-entrada no Brasil. O posicionamento da pasta foi feito em consulta pública criada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) para avaliar a obrigatoriedade legal do benefício e seus impactos no mercado exibidor.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo,  quase 80% de todos os ingressos de cinema vendidos no Brasil no ano passado tiveram preço de meia-entrada. Conforme a Ancine, a participação da inteira das receitas das redes cai há três anos.

A constatação é baseada em informações do Sistema de Controle de Bilheteria (SBC), por meio do qual a Ancine tem acesso às informações de mais de 3 mil salas em todo o país desde 2017. As meias são divididas em legais (permitidas por lei), promocionais - por meio de parcerias comerciais com operadoras de telecomunicações ou bancos, por exemplo - e cortesias, ou seja, bilhetes gratuitos.


Conforme dados informados pelas redes de cinema no Brasil, a Ancine descobriu que venda de ingressos na categoria inteira, que era cerca de 30% em 2017, caiu para 21,6% no ano passado. Ainda de acordo com o Estadão, quase 60% das meias-entradas concedidas no ano passado estavam ligadas às diversas leis que existem no país sobre o tema. 

Há três leis federais sobre o assunto, que garantem o benefício a estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência e adultos com mais de 60 anos. A estimativa da Ancine é que 96,6 milhões de brasileiros se enquadrem nos termos da legislação federal. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251347-ministerio-da-economia-defende-fim-de-todas-as-meia-entradas.html

'Não existe bala de prata, e talvez nunca exista', diz OMS sobre vacina da Covid-19



Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (03), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon Ghebreyesus disse que a vacina ou a cura da Covid-19 podem nunca existir. "Não existe bala de prata no momento, e talvez nunca exista", afirmou, de acordo com informações do Instagram.

De acordo com Tedros, mesmo com imunizações já na última fase de testes, existe a chance de que nenhuma ofereça a proteção de forma esperada. "Há preocupação de que talvez não tenhamos uma vacina que funcione. Ou que a proteção oferecida possa durar apenas alguns meses, nada mais”, acrescentando que é impossível saber até que se concluam os testes.

Atualmente, a Organização aponta que 25 vacinas estão sendo tesstadas em humanos. Seis delas estão na fase 3, com testagem em larga escala. Enquanto uma resposta não é encontrada, a entidade reforça que é necessário continuar aplicando as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Vale lembrar que, na última sexta-feira (31), o comitê de emergência da OMS manteve, em reunião, a categoria "emergência global de saúde pública" para a pandemia. 

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24622-nao-existe-bala-de-prata-e-talvez-nunca-exista-diz-oms-sobre-vacina-da-covid-19.html

Genro de Silvio Santos, ministro articula aproximação de Bolsonaro com a Globo

Bem visto até o momento pelas grandes emissoras de televisão do Brasil, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), vem trabalhando por uma aproximação entre o governo Bolsonaro e a Rede Globo. De acordo com o Notícias da TV, o político, que é genro de Silvio Santos, teve um encontro próximo e pacífico com o vice-presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho. 

A conversa reservada entre os dois aconteceu há 10 dias e não se limitaram apenas a assuntos estritamente ligados à radiodifusão. A Globo, que atualmente possui uma linha editorial crítica ao governo federal, vem se posicionando a propostas em pauta no Congresso. Para que seus interesses sigam adiante, é necessário, no entanto, um bom relacionamento com a figura do presidente. 

Entre os temas “sensíveis” à Globo está a abertura de investimentos estrangeiros, passando dos limitados 30% para 100%, como defende a proposta de emenda do deputado Eli Corrêa Filho. Além disso, a emissora vem acompanhando os desdobramentos da medida provisória 984, que garantiu direitos de transmissão aos clubes de futebol mandantes. 

Outro ponto de atenção da platinada é o leilão das frequências de 5G pela Anatel, já que a implementação da nova tecnologia poderá afetar as antenas parabólicas e, consequentemente, causar um apagão nas transmissões dos canais abertos. Também é de interesse da emissora o bom relacionamento com o governo, em relação a renovação das concessões de TV, por parte do presidente, que vencem em 2022. 

Não só a Globo, mas os radiodifusores de modo geral, esperam que Fábio Faria, sob o Ministério das Comunicações, realize diversas mudanças na legislação para garantir equilíbrio entre as empresas nacionais e internacionais. A questão tem sido baseada no pagamento de impostos, com críticas às vantagens fiscais sobre as marcas estrangeiras como Amazon, Spotify e Netflix.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/holofote/noticia/58622-genro-de-silvio-santos-ministro-articula-aproximacao-de-bolsonaro-com-a-globo.html

Bahia chega a 171.391 infectados e 3.624 mortos por Covid



A Bahia registrou 915 novos casos de Covid-19 e 52 óbitos nesta segunda-feira (3). O boletim da Secretaria da Saúde (Sesab) informa que o estado totaliza 171.391 infectados pelo coronavírus desde o início da pandemia, e 3.624 mortes.

Até o dia anterior, domingo (2), os registros totais da pandemia na Bahia indicavam 170.476 casos confirmados e 3.572 mortes por Covid-19.

Em relação ao registro de recuperados, o estado chegou aos 155.700, enquanto 12.067 encontram-se ativos.

Os municípios com casos confirmados são 409 municípios, dos 417. A maior proporção está concentrada na capital Salvador (33,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (3.861,64%), Dário Meira (3.632,12%) Gandu (3.601,52%), Itajuípe (3.445,42%) e Ipiaú (3.141,28%).

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24625-bahia-chega-a-171391-infectados-e-3624-mortos-por-covid.html