A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável todos os anos especialmente durante o mês de agosto por causa do Dia dos Pais e se estende até outubro onde se comemora o dias das crianças. O objetivo é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área, que é a maior atendida pela instituição atualmente. Através da mediação, conciliação e realização de exames gratuitos de DNA, a Ação percorre as cidades onde há Defensoria Pública desde 2008.
A Ação Cidadã busca conscientizar a população - em especial aos homens - de que a paternidade vai além da responsabilidade, é uma atitude que pode gerar orgulho e prazer no convívio com o filho. A Defensoria está à disposição para realizar acordos e conciliações que possam solucionar este conflito extra-judicialmente, desafogando, assim, o fluxo da Justiça. Caso haja a dúvida da paternidade, o exame de DNA poderá ser feito gratuitamente.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia acredita que é papel desta instituição levar o direito àqueles que muitas vezes nem sabem que têm direito.
Durante praticamente todo o dia de hoje, dia 3, a Defensoria Pública de Inhambupe, agendaram 33 exames de DNA gratuitos e possíveis acordos de reconhecimento espontâneo da paternidade, para o próximo dia 8 de outubro. Na ocasião, compareceram cerca de 50 mães de crianças com paternidade não reconhecida, a fim de regularizar os conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares.
Esta etapa inicial tem como objetivo orientar as mães da necessidade da indicação dos supostos pais, a fim de efetivar a regularização paterna. Sobre isso, a defensora da comarca em Inhambupe, Eliana Cavalcante Reis, destaca: "Por se tratar de uma região onde o nível econômico é baixo e a falta de informação demora a chegar, muitas mães percebem na Ação uma oportunidade de regularizar o registro de seus filhos".
Caso alguém se interessar ou souber de alguém que esteja sem o reconhecimento da sua paternidade, favor encaminhá-lo para a Defensoria Pública situada no Fórum Ministro Adalício Nogueira, Praça Desembargador Jatahy Fonseca, s/n, nesta cidade de Inhambupe-Ba.
Reconheça a Paternidade de seu filho(a).
Procure a Defensoria Pública mais perto de você e viva a alegria de Ser Pai.
Ação Cidadã - Sou Pai Responsável
Disque Defensoria 129
www.defensoria.ba.gov.br