sexta-feira, 3 de setembro de 2010

DEFENSORIA PÚBLICA REALIZA REUNIÃO PARA TRATAR DO PROJETO AÇÃO CIDADÃ, SOU PAI RESPONSÁVEL.
















A Defensoria Pública do Estado da Bahia realiza a Ação Cidadã - Sou Pai Responsável todos os anos especialmente durante o mês de agosto por causa do Dia dos Pais e se estende até outubro onde se comemora o dias das crianças. O objetivo é orientar as famílias mais necessitadas da população baiana a respeito dos conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares, buscando reduzir a demanda da área, que é a maior atendida pela instituição atualmente. Através da mediação, conciliação e realização de exames gratuitos de DNA, a Ação percorre as cidades onde há Defensoria Pública desde 2008.

A Ação Cidadã busca conscientizar a população - em especial aos homens - de que a paternidade vai além da responsabilidade, é uma atitude que pode gerar orgulho e prazer no convívio com o filho. A Defensoria está à disposição para realizar acordos e conciliações que possam solucionar este conflito extra-judicialmente, desafogando, assim, o fluxo da Justiça. Caso haja a dúvida da paternidade, o exame de DNA poderá ser feito gratuitamente.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia acredita que é papel desta instituição levar o direito àqueles que muitas vezes nem sabem que têm direito.


Durante praticamente todo o dia de hoje, dia 3, a Defensoria Pública de Inhambupe, agendaram 33 exames de DNA gratuitos e possíveis acordos de reconhecimento espontâneo da paternidade, para o próximo dia 8 de outubro. Na ocasião, compareceram cerca de 50 mães de crianças com paternidade não reconhecida, a fim de regularizar os conflitos que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares.

Esta etapa inicial tem como objetivo orientar as mães da necessidade da indicação dos supostos pais, a fim de efetivar a regularização paterna. Sobre isso, a defensora da comarca em Inhambupe, Eliana Cavalcante Reis, destaca: "Por se tratar de uma região onde o nível econômico é baixo e a falta de informação demora a chegar, muitas mães percebem na Ação uma oportunidade de regularizar o registro de seus filhos".


Caso alguém se interessar ou souber de alguém que esteja sem o reconhecimento da sua paternidade, favor encaminhá-lo para a Defensoria Pública situada no Fórum Ministro Adalício Nogueira, Praça Desembargador Jatahy Fonseca, s/n, nesta cidade de Inhambupe-Ba.

Reconheça a Paternidade de seu filho(a).

Procure a Defensoria Pública mais perto de você e viva a alegria de Ser Pai.

Ação Cidadã - Sou Pai Responsável

Disque Defensoria 129

www.defensoria.ba.gov.br

2 comentários:

  1. graças a Defensoria Pública da comarca de Inhambupe, representada pela Ilma.Defensora Pública- Eliana, nossa cidade desenvolve e acolhe cada vez mais uma Justiça para todos, tenho orgulho de um dia ter feito parte dessa Instituição Essencial pra a Justiça,tambem resaltando o super empenho da drª, em tentar desenvolver o maximo seu trabalho, ajundando aqueles que mais precisam e menos tem.

    abraço!


    Rafael Junior.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tiago pelo a reportagem estou vendo que Eduardo está abrindo o blog para outras pessoas, e essa matéria é muito interessante.

    ResponderExcluir