segunda-feira, 15 de julho de 2013

Secretária interina de educação renuncia


Ocorreu nesta segunda-feira(15/07), uma reunião de rotina da Secretaria Municipal de Educação de Inhambupe, onde contou com a presença dos diretores de algumas escolas, que foram informados pela professora Maria Dalva da Conceição da Silva Silva que estava ocupando o cargo de Secretaria Interina desde do último dia 04 de julho em  substituição a Professora Joelice Simões.  Hoje a mesma entregou o cargo juntamente com a sua equipe deixando-os a disposição.  
Está confirmado a nova Secretária de Educação será Branca Figueiredo, tomará posse nesta quarta-feira dia 17 de julho.

Região da Amarela hoje(15) cedo

Veja essa foto na região da Amarela, a foto foi do Facebook de Mariana Barbosa.

Cientistas identificam ponto fraco de câncer de mama


Uma nova pesquisa diz ter mostrado que as mitocôndrias (as usinas de energia das células) são, ao mesmo tempo, a base da existência do câncer e o calcanhar-de-aquiles da doença.
É uma afirmação grandiosa, que ainda precisa de mais estudos para ser comprovada, mas o trabalho coordenado por Michael Lisanti, da Universidade Thomas Jefferson (EUA), traz dados intrigantes sobre a ação dos tumores –um comportamento que tem algo de vampiresco.
Usando amostras de cânceres de mama, cercadas de tecido saudável, não afetado pelo tumor, os cientistas verificaram que as células tumorais aparentemente estavam “sugando” as sadias, usando-as como combustível para suas mitocôndrias.
SINAIS SUSPEITOS
Esses “pulmões” celulares são responsáveis por usar o oxigênio para produzir energia.
Em laboratório, os pesquisadores americanos buscaram, nas células tumorais e nas suas vizinhas sadias, sinais das substâncias produzidas pelas mitocôndrias.
O que eles viram é que, enquanto as células de câncer apresentavam marcas de altíssima atividade das mitocôndrias, as sadias no entorno estavam quase ou totalmente paradas, com pouca ação mitocondrial.
Além disso, as células sem a doença estavam repletas de substâncias químicas que indicavam um “desmanche” celular. Era como se elas estivessem se desmontando e mandando matérias-primas para as células cancerosas.
Por isso, a pesquisa compara a relação entre os dois tipos de célula à interação entre um parasita e seu hospedeiro –com o câncer no papel parasitário, claro.
A estratégia óbvia para acabar com a brincadeira envolveria o uso de drogas que inibam a atividade das mitocôndrias, já que elas afetariam o tumor seletivamente.
Por sorte, esse tipo de remédio já existe, sendo usado contra diabetes, por exemplo. Se o estudo estiver correto, não deve ser muito difícil levar a ideia para os hospitais.
A pesquisa está na revista científica “Cell Cycle”.

O que é Plágio


Plágio significa copiar ou assinar uma obra com partes ou totalmente reproduzida de outra pessoa, dizendo que é sua própria, e é um termo oriundo do latim. O plágio pode ser de qualquer natureza, como em livros, música, obras, fotografias, trabalhamos, e etc. O plágio ocorre quando um indivíduo copia o trabalho de alguém e não coloca os créditos para o autor original.
O plágio é a cópia não autorizada de várias informações, e é considerado crime, previsto no Códio Penal Brasileiro, e na lei 9610. O plágio é considerado uma atitude antiética em vários países, e em vários é considerado como crime de violação de direito autoral.

Plágio em trabalhos acadêmicos

Existem também diversos casos de plágio no mundo acadêmico, por exemplo, em faculdades, cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, onde alunos copiam trabalhos e teses de conclusão de outros, em vez de utilizar as citações bibliográficas. Além do mais, copiar trabalhos de outra pessoa, que já tenha feito, é considerado plágio, mesmo com o consentimento dessa.
Nos trabalhos acadêmicos, os alunos devem seguir as normas da ABNT, que afirmam que mesmo nos pequenos trechos que não são da autoria do executante do trabalho, o autor deve ser devidamente identificado, segundo as especificações normativas estipuladas. O ato do plágio, como consiste numa cópia da propriedade intelectual de outra pessoa, prejudica o desenvolvimento do pensamento crítico de um aluno, consequentemente retardando o seu aprendizado.
Existem vários softwares que detectam plágio, que podem ser online, ou seja, detectar plágio na internet, varrendo sites, por exemplo, e softwares pessoais, onde a pessoa pode colocar a informação que deseja obter e o software procura em diversas fontes.
Fonte:  http://www.significados.com.br/kibar/
Site da imgam 

É muito difícil para nós que investimos  todo o nosso tempo em um determinado trabalho indo em busca da noticia e da informação verídica, onde presenciamos e vivemos essa experiência e depois nos debruçamos em frente ao um computador montando e organizando essa postagem sem falar que se deve ter muita criatividade, conhecimento para passar a informação correta e com veracidade para manter os nossos leitores bem informados e se obter um trabalho de qualidade, depois surgem outros que se favorecem dessa informação sem nem sequer utilizar a nossa fonte e o pior não viveram essa experiência e não tem propriedade para falar sobre o assunto. 
Isso acontece muito nos blogs, nos trabalhos acadêmicos, livros e etc, deve-se respeitar os direitos autorais, pois é crime se forem violados há punições. O Google pune quem comete plágio nos seus blogs. Por isso tudo deve-se colocar a fonte e quanto as fotos deve-se colocar a fonte também e não altera-las.  
Vamos respeitar um  o trabalho do outro cada um do seu jeito e com o seu comprometimento,  pois a pessoa que comete plágio só se complica. 

Eduardo Castro