domingo, 18 de dezembro de 2011

Corrida de jegues atrai cerca de cinco mil pessoas em povoado na Bahia

A corrida de jegues já virou tradição entre os moradores do povoado de Afligidos, no município de São Gonçalo dos Campos, a 140 quilômetros de Salvador. A competição criada no sertão da Bahia atrai cerca de cinco mil pessoas, muitas delas vindas de outras cidades do estado.
No pequeno vilarejo de três mil habitantes, os curiosos se concentram para assistir à disputa. Os corredores são conhecidos como “jéqueis”, em alusão aos adeptos do esporte jóquei. Eles explicam que usam animais de todos os tipos, “pés-duros” ou aqueles de raça.
"O pessoal fala que jegue pé-duro é aquele sem caracterização racial. Ele é um animal que é da lida do homem do campo no dia-a-dia. Ele serve para carregar água, carregar lenha, farinha, mandioca. O de raça serve para expor, é um animal que geralmente tem registro, serve para fazer cruzamento com éguas, geram burros e é um animal de cela muito bom", explica Jaime, que esteve na competição.
Seu Antônio Santos, da comissão organizadora do evento, quer que a corrida se torne esporte olímpico. "O nosso desejo é que a corrida de jegue seja incluída nas Olimpíadas de 2016 pelo Comitê Olímpico Brasileiro", sonha.
A competição é divertida e segue algumas regras como, por exemplo, a proibição do uso de esporas. A inscrição só pode ser feita depois que um fiscal verifica se o jegue não tem sinais de maus-tratos.
Raimundo Brandão, criador da festa que já está na 25ª edição, conta como tudo começou. "Era uma simples brincadeira na fazenda, no período de São João. A gente recebia muitas visitas, o pessoal montava e caía. Aí eu resolvi transferir de lá [da fazenda] para aqui", lembra o organizador.
Quando o sinal é dado, os jegues disparam. "Se a pessoa não for segura, derruba. Graças a Deus eu nunca caí", diz o competidor Marivaldo Lopes. Depois de cinco baterias, o vencedor é anunciado. O jegue Furacão é campeão pela segunda vez.
Fonte: G1
http://aragaonoticias.com.br/

Acontece hoje em Inhambupe a 1ª Mostra de Mobilização Social


Esse evento está acontecendo durante o dia de hoje (domingo 18), na Praça de Eventos de Inhambupe.

Messi controla final, marca dois gols, e Barcelona leva bi mundial goleando o Santos

Foi um passeio. O Barcelona jogou como sempre, se impôs sobre o Santos, e usou somente basicamente o primeiro tempo para ser bicampeão do Mundial de Clubes. O time espanhol venceu o jogo na noite deste domingo, em Yokohama, no Japão, por 4 a 0. Messi, duas vezes, Xavi e Fábregas marcaram os gols que mantiveram o clube catalão com o status de disparado o melhor time do mundo.

Messi, novamente, também comprovou a fama. O argentino marcou dois golaços, um em cada tempo, e controlou a posse de bola como quis. De seus pés, a grande maioria de jogadas de perigo do Barça foi criada. Já Neymar sofreu com a forte marcação, bem ao estilo europeu, e deixou o campo desprestigiado por falhar em novo duelo pessoal contra Messi.

O Barcelona conquistou o bicampeonato com três gols marcados no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Santos criou boas chances, mas Borges e Neymar falharam em finalizações. O alvinegro agora precisa reiniciar o caminho do tricampeonato mundial em 2012.

A inédita formação de Muricy Ramalho com três zagueiros e Léo na segunda linha fez Elano iniciar o jogo no banco de reservas. Já o Barcelona, mesmo sem David Villa e Alexis Sanchez, lesionados, manteve o tradicional controle da bola, com 71% da posse, e 16 chutes a 8 no total.

O domínio do Barcelona desde o começo de jogo foi impressionante. Borges e Neymar corriam de um lado para o outro na tentativa de marcar a saída de bola, mas entraram na roda de passes de Abidal, Puyol, Piqué e Iniesta. A tática de Muricy só fez os jogadores cansarem.


O Santos assistiu ao Barça trocar os precisos passes, e só manteve a bola nos pés pela primeira vez aos 5 minutos de jogo. Nada que durasse por muito tempo. Um deslize, e a avalanche catalã era retomada.
O sucesso do Barcelona no ataque somado às falhas defensivas resultaram em desastre no primeiro tempo. Durval furou o passe de Xavi, após a demonstração de um incrível controle de bola, e Messi marcou por cobertura aos 16 minutos. Sete minutos depois, Xavi recebeu de Daniel Alves, cortou Bruno Rodrigo e ampliou.

O 2 a 0 ainda deixou Muricy sem reação. A primeira mudança veio só depois de um chute na trave em arremate de Fábregas, e aconteceu devido à reclamação de dores nas costas de Danilo. O lateral saiu para a entrada de Elano.

No 4-4-2, e com Bruno Rodrigo como falso lateral-direito, o Santos seguiu sofrendo. Tanto que o terceiro gol do Barça saiu ainda no primeiro tempo. Aos 44 minutos, Fábregas aproveitou rebote dado por Rafael após cabeçada de Thiago e marcou.

No segundo tempo, o panorama modificou, mas nem tanto. O Santos pressionou, perdeu gols, mas não tinha Messi em campo. O argentino ainda marcou um novo gol aos 36 minutos ao driblar Rafael e coroar a imagem de melhor jogador do mundo, no melhor time do mundo.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/mundial-de-clubes/ultimas-noticias/2011/12/18/messi-controla-final-e-barcelona-usa-so-1-tempo-para-bater-santos-e-levar-bi-mundial.htm

Cachorra 'adota' gatos abandonados no litoral de SP

Uma cachorra de rua, encontrada em uma caixa na Avenida Jacu Pêssego, Zona Leste de São Paulo, adotou três filhotes de gato recém nascidos, que também foram abandonados na Praia de Boiçucanga, em São Sebastião, no Litoral Norte paulista. Os gatos foram encontrados nesta terça-feira (13) e encaminhados para uma ONG em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, que cuida de animais.

“Nós temos muitos cachorros, mas nenhum gato. Quando recebemos os filhotes, ficamos preocupados, porque não tínhamos uma ama de leite para eles. Mas ela aceitou todos eles e começou a amamentá-los”, conta Marcelo Glauco, que trabalha na ONG Clube dos Vira-Latas. A cachorra, chamada de Mãezinha, foi encontrada no dia 5 de dezembro dentro de uma caixa com seis filhotes, todos em estado de desnutrição.

Os filhotes de gato foram encontrados ainda com os cordões umbilicais. No total, quatro foram resgatados. Um morreu antes de chegar à ONG. Segundo Glauco, outros dois estão com um quadro de saúde preocupante, mas estão se recuperando. Apenas um se encontra em bom estado.

“Uma pessoa que conhece o nosso trabalho nos ligou informando sobre os gatos. Ela disse que estava disposta a subir a serra para deixá-los com a gente e aceitamos”, diz Glauco. “Com cachorro é mais fácil, a gente coloca em uma outra linhagem e eles são aceitos. Não sabíamos como ia ser com os gatos, mas deu certo.”

O Clube dos Vira-Latas conta atualmente com cerca de 500 animais, todos abandonados ou vítimas de acidentes e maus tratos. A ONG existe há dez anos e tem como objetivo cuidar dos bichos e conseguir encaminhá-los para adoção. É possível encontrar a lista de adoção no site da instituição.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=100883

A teia de aranha



O material mais resistente criado pela natureza é a teia de aranha.

Fonte: Curiosidades da internet