quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval no Rio de Janeiro (RJ)

Nem só de Sapucaí é feito o Carnaval do Rio de Janeiro. Toda a cidade entra no clima da festa nessa época, e as ruas são tomadas por blocos e bandas – são mais de 400 esse ano, desfilando sua animação pela zona sul e pelo centro - que atraem centenas de milhares de pessoas. E quem entende de muvuca é o Cordão da Bola Preta, o bloco carioca mais tradicional que tem entre sua grande leva de foliões – vestidos, claro, de roupa branca com bolas pretas – muitas celebridades, como a cantora Maria Rita e a atriz Leandra Leal, que é porta-estandarte (foto acima).

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/diversao/as-10-festas-de-carnaval-de-rua-mais-agitadas-do-brasil/8/#ancoratopo

Horário de verão termina no dia 26 de fevereiro

 Ponteiros do relógio devem ser atrasados em 1h no dia 26 de fevereiro

O fim do horário de verão, que era previsto para o dia 19 de fevereiro, foi adiado para o próximo dia 26 por conta do Carnaval. Desde 2008 que o decreto que determina o horário de verão prevê a mudança caso o terceiro domingo de fervereiro coincida com a folia de momo.
Com essa prorrogação, esse será o horário de verão mais longo desde 1985. Foram 133 dias com o ponteiro do relógio adiantado em uma hora. Esse ano, a Bahia volta a participar do horário de verão, que também acontece nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal.

Fonte: http://atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=5810085&t=Horario+de+verao+termina+no+dia+26+de+fevereiro

Entrada da cidade de Inhambupe



 Essa é a entrada da cidade de Inhambupe.




Por que existem animais mortos no espaço

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem da história a pisar na lua. Milhões de pessoas assistiram à transmissão do evento e, depois que Edwin"Buzz" Aldrin, Jr. se juntou a Armstrong, os dois passaram mais de duas horas recolhendo rochas lunares para levar de volta à Terra para análise. A operação foi um triunfo, não apenas para os Estados Unidos, mas para a humanidade, que imaginava as possibilidades de exploração.

O que muitos não sabem, entretanto, é que certos sacrifícios foram feitos para que os astronautas pudessem viajar no espaço. Os principais, porém, desconhecidos heróis da exploração espacial são os animais.

Antes de os programas espaciais começarem a enviar pessoas para a órbita, os cientistas não sabiam o que poderia acontecer com um organismo vivo que saísse da atmosfera terrestre. Quais seriam os efeitos da falta de gravidade em um mamífero? Como o corpo agüentaria a radiação solar?

Então, em vez de colocar seres humanos em uma situação tão arriscada, os Estados Unidos e a Rússia mandaram macacos, chimpanzés, cães e outros animais para o espaço a fim de analisar tais efeitos.

Infelizmente, como estávamos apenas no começo da corrida espacial e o processo de construção das espaçonaves ainda estava em fase de testes, com acertos e erros, qualquer falha nos lançamentos ou processos de reentrada era fatal para os animais. Em alguns casos, as naves espaciais que levavam os animais jamais foram recuperadas, levando-nos a crer que ainda haja naves em órbita, abandonadas em meio ao lixo espacial.

Para saber mais sobre animais no espaço e como eles ajudaram os cientistas a saber mais sobre a exploração do espaço, visite a página seguinte.

John Fuller. "HowStuffWorks - Por que existem animais mortos no espaço?". Publicado em 17 de março de 2008 (atualizado em 14 de maio de 2008) http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-no-espaco.htm (19 de junho de 2008).

Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/por-que-existem-animais-mortos-no-espaco.html

Carnaval em Ouro Preto (MG)

O público universitário – que anda tão aclamado hoje em dia – tem lugar cativo na festa de rua de Ouro Preto. Os blocos das repúblicas de estudantes dançam no embalo do axé por essa cidade histórica. E os mineiros também herdaram do Carnaval baiano o uso de abadás para a folia, que se esgotam muito rápido. Bandas locais também têm vez, em alguns pontos mais descentralizados, onde o agito é bem menor, e o preço, mais barato.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/10-mais/diversao/as-10-festas-de-carnaval-de-rua-mais-agitadas-do-brasil/7/#ancoratopo