quinta-feira, 17 de julho de 2008

Dia de proteção as florestas

Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida. Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade. É fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta.

De acordo com a ONU:

- O mundo já perdeu metade de suas florestas.

- Nos últimos 40 anos, a área per capita de floresta caiu mais de 50%: a média global anterior era de 1,2 hectares por pessoa e agora chegou a 0,6 hectares. Fatores que influenciam estes números: aumento populacional e, sem dúvida, o desmatamento das florestas.

- As perdas florestais são mais significativas na Ásia, seguida pela África e pela América Latina.

- Os países desenvolvidos são os que mais contribuem para o reflorestamento.

- As florestas tropicais representam 50% da biodiversidade do mundo.

- Contagem regressiva: se a destruição das florestas permanecer no ritmo que se encontra, dentro de cerca de 50 anos não teremos mais florestas tropicais originais.

- As perdas florestais na América Latina e Caribe merecem atenção. Esta área tem cerca de metade de sua extensão coberta por florestas naturais, mas em cinco anos (de 1990 a 1995) houve uma perda de 3% desta cobertura.

Entre 1988 e 1997, o Brasil perdeu 15 milhões de hectares de área florestal, principalmente por causa de desmatamentos para fins agrícolas.

(extraído do site IBGE.gov.br)

Devemos mais do que nunca nos unir em prol a salvar o pouco de floresta que ainda temos, fazendo o que? Não comprar material feita com madeira sem saber de onde veio, não poluir os rios, mesmo sendo que muitos lugares os esgotos domesticos vai diretamente para os rios, temos o rio Inhambupe, que está entre os piores rios da Bahia, e não é eu que falo não, quem fez o estudos foi o SRH que é Superitendência de Recursos Hidrícos.


capoeira é Patrimônio Cultural Brasileiro


A capoeira foi registrada nesta terça-feira pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro foi concedido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, que se reuniu hoje em Salvador.
O surgimento da Capoeira no Brasil foi devido as condições em que os escravos eram obrigados a viver , condições que muitas vezesos levavam a morte.A cultura africana sofre modificações face à nova
realidade e toda a revolta de um povo vai se moldando a ansia de liberdade , surge então a capoeira uma luta em forma de dança que tornou realidade um sonho chamado de liberdade.
A Constituição de 1988 estabelece no seu Artº 216 que "Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Hoje em várias comunidades de Inhambupe tem mestres de capoeira e muitos alunos, em breve colocarei algumas imagens da capoeira de Inhambupe.