quinta-feira, 17 de julho de 2008

capoeira é Patrimônio Cultural Brasileiro


A capoeira foi registrada nesta terça-feira pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como o mais novo patrimônio cultural brasileiro. O registro foi concedido pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, que se reuniu hoje em Salvador.
O surgimento da Capoeira no Brasil foi devido as condições em que os escravos eram obrigados a viver , condições que muitas vezesos levavam a morte.A cultura africana sofre modificações face à nova
realidade e toda a revolta de um povo vai se moldando a ansia de liberdade , surge então a capoeira uma luta em forma de dança que tornou realidade um sonho chamado de liberdade.
A Constituição de 1988 estabelece no seu Artº 216 que "Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: I - as formas de expressão; II - os modos de criar, fazer e viver; III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas; IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Hoje em várias comunidades de Inhambupe tem mestres de capoeira e muitos alunos, em breve colocarei algumas imagens da capoeira de Inhambupe.

Um comentário: