sábado, 19 de julho de 2014

Fernanda Berti e Taiana avançam à final na Holanda

Fernanda Berti e Taiana avançam à final na Holanda
 
Foto: Divulgação
 
A recente parceria entre Fernanda Berti e Taiana já começou a render frutos. Apenas no segundo torneio em que atuam juntas, as brasileiras se classificaram neste sábado para a decisão do Grand Slam de Haia, na Holanda, uma das etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste domingo, elas vão disputar a decisão contra as alemãs Holtwick e Semmler.
Neste sábado, pelas quartas de final, Fernanda Berti e Taiana venceram as suíças Zumkehr e Heidrich por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/17, em 31 minutos. Já nas semifinais, as brasileiras superaram as checas Kolocova e Slukova por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/11, em 34 minutos.

Além de Fernanda Berti e Taiana, outras brasileiras podem conquistar medalhas na Holanda neste domingo. Afinal, Juliana e Maria Elisa vão disputar o terceiro lugar desse Grand Slam com as checas Kolocova e Slukova.

Juliana e Maria Elisa abriram o sábado com vitória sobre as também brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas nas quartas de final, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 14/21, 21/16 e 16/14, em 54 minutos.

Nas semifinais, porém, elas não conseguiram vencer mais uma tie-break. Juliana e Maria Elisa perderam para as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1, com parciais de 21/18, 16/21 e 17/15, em 1 hora e 1 minuto.

Assim como Ágatha e Bárbara Seixas, Maria Clara e Carol também foram eliminadas nas quartas de final na Holanda. As irmãs foram batidas pelas checas Kolocova e Slukova por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/14, em 41 minutos. 
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/43841-fernanda-berti-e-taiana-avancam-a-final-na-holanda.html

Tumor no pulmão e infecção complicam saúde do ex-boxeador Maguila

O ex-boxeador Maguila vem sofrendo de uma infecção por conta de um longo período de internação na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo: ele está no hospital desde o final de abril. Neste período, o ex-lutador descobriu um tumor no pulmão, segundo reportagem publicada pela revista Veja. O nódulo está alojado no pulmão direito e mede 2,6 centímetros de largura por 2,1 centímetros de altura. Uma bateria de exames já foi realizada para descobrir se o tumor é maligno ou benigno. A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, demonstrou extrema preocupação, uma vez que um possível câncer no pulmão mata em mais de 90% dos casos. O ex-boxeador deu entrada no hospital no dia 25 de abril por conta de pneumonia e desidratação. Há dez dias, ele ainda sofre com uma infecção que causa febre e o deixa cansado. O geriatra Renato Fabbri é o responsável pelos tratamentos do ex-pugilista. Maguila fez sua última aparição pública em Campinas, no enterro do narrador Luciano do Valle, em 20 de abril. O ex-lutador já vinha apresentando uma forma física bem mais magra do que se via nos anos anteriores ao seu diagnóstico, quando tentou uma carreira como cantor, em 2009, e se candidatou a deputado federal, em 2010. De acordo com a família,  Maguila tem dificuldade para se alimentar por conta do Alzheimer, que foi diagnosticado em 2010 e que tem se mostrado mais agressivo recentemente. O ex-lutador também sofre com demência pugilística, após sofrer muitos traumas na cabeça durante sua trajetória no boxe.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/157548-tumor-no-pulmao-e-infeccao-complicam-saude-do-ex-boxeador-maguila.html

Morre em Campinas, aos 80 anos, o escritor e teólogo Rubem Alves

  • O escritor Rubem AlvesO escritor Rubem Alves
Morreu na manhã deste sábado (19), às 11h50, o escritor Rubem Alves, aos 80 anos. A informação foi confirmada ao UOL pela assessoria de imprensa do Hospital Centro Médico de Campinas, onde Rubem estava internado desde o último dia 10 de julho.
Segundo o hospital, Rubem veio a óbito por falência múltipla dos órgãos. Ele estava na UTI por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. O escritor, psicanalista, teólogo e educador era considerado um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil.
O velório de Rubem será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Campinas a partir das 19h deste sábado. O corpo do escritor será cremado no Crematório Metropolitando Primaveras, em Guarulhos (Grande São Paulo).
Rubem era casado com Lidia Nopper Alves e deixa três filhos.
Biografia
A trajetória de Rubem Alves foi em muito forjada e influenciada pela religião. Na juventude no Rio de Janeiro, encontrou no divino um abrigo para as maldosas brincadeiras das quais era alvo de seus colegas de escola, que o viam como um caipira de Minas Gerais – é que ele nasceu no dia 15 de setembro de 1933 em Boa Esperança, quando a cidade ainda se chamava Dores da Boa Esperança. Terminado o ginásio, foi estudar teologia no Seminário Presbiteriano do Sul. Depois de formado, voltou para seu Estado natal para atuar como pastor em meio a pessoas simples e pobres.
Nesse momento, já forjava o pensamento que seria um dos pilares da Teologia da Libertação, movimento que propunha que a religião fosse interpretada e praticada sob a perspectiva dos mais pobres, questionando, por exemplo, a noção de pecado e baseando-se, principalmente, em princípios de amor e na liberdade. Acreditava que a religião deveria ser mais um meio para melhorar o mundo dos vivos do que para garantir algo às pessoas depois de mortas. Contudo, suas ideias não foram bem recebidas pela Igreja. Como o teólogo e escritor Leonardo Boff, seu colega e amigo, sofreria retaliações pelos pensamentos que expôs e pela postura que adotou.
Depois de uma temporada de estudos em Nova York, voltou ao Brasil logo após o golpe militar de 1964 e foi denunciado como subversivo pela Igreja Presbiteriana. Para escapar daqueles que o perseguiam, retornou aos Estados Unidos junto de sua família. Lá, à convite da United Presbyterian Church – EUA (a Igreja Presbiteriana estadunidense) e do presidente do seminário teológico de Princeton, escreveu sua tese de doutorado, intitulada "Towards a Theology of Liberation", na qual colocava no papel as ideias que tomariam corpo como movimento.
Reprodução
Capa de "A Escola que Sempre Sonhei que Pudesse Existir", de Rubem Alves
Retornou ao Brasil já Ph.D, quando rompeu com a Igreja Presbiteriana e ficou desempregado. Voltaria a trabalhar lecionando no ensino superior, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, e, a partir de 1974, seria professor da Unicamp até a sua aposentadoria.
Casou-se em 1959 com Lídia Nopper e juntos tiveram três filhos, Sérgio, Marcos e Raquel. Graças à garota, começou a escrever histórias para crianças. Dedicou-se à literatura e à poesia, entendia que ambas eram alimento para o corpo e agrado para a alma. Escrevendo realizou seu frustrado sonho de ser pianista. Via nas palavras o dom que lhe faltava para as notas musicais. Inspirado por Albert Camus, Nietzsche, Jorge Luis Borges, Roland Barthes, Fernando Pessoa e Manoel de Barros, dentre muitos outros, tornou-se um dos escritores brasileiros mais prolíficos e queridos.
Sua obra conta com mais de uma centena de livros –divididos entre infantis, de crônicas, educação, religião, teologia e até biografia ("Gandhi: a Magia dos Gestos Poéticos") –, dentre os quais merecem destaque "Ostra feliz não faz pérola", segundo colocado na categoria "Contos e crônicas" do prêmio Jabuti de 2009, "O que é religião", livro de introdução ao pensamento religioso, "A alegria de ensinar", no qual discute o conhecimento e as formas de transmiti-lo de geração a geração, "A Escola que Sempre Sonhei", também sobre educação, e os infantis "A Pipa e a Flor", "A Menina e o Pássaro Encantado" e "A Volta do Pássaro Encantado". Entendia que deveria abordar temas de complexidade filosófica de modo simples e compreensível, para que fossem acessíveis ao maior número de pessoas possível.
Reprodução
Capa do livro infantil "A Menina e o Pássaro", de Rubem Alves
Na década de 1980, tornou-se psicanalista –dizia-se heterodoxo, pois acreditava que a beleza habitava as profundezas do inconsciente. Teve sua própria clínica até 2004 e de seus pacientes tirou inspiração para boa parte de suas crônicas. Em depoimento publicado no site de Rubem Alves, Leonardo Boff disse que o amigo "transformou-se em mestre com pontos de vista originais sobre os mais diversos assuntos. Ele sabe falar poeticamente do prosaico e prosaicamente do poético. Na minha opinião, é um dos que melhor maneja a língua portuguesa em nossa geração com uma elegância e leveza de estilo que nos causam verdadeiro fascínio".
A formação humanista, o apreço pelas artes, o questionamento do poder e a carreira acadêmica transformaram Rubem Alves em um grande e respeitado educador – talvez o que melhor o defina na última parte de sua vida. Pensando sobre a educação, passou a questionar o modelo de ensino estabelecido, afirmava que a função do professor deveria ser a de provocar os alunos a procurarem respostas para as perguntas adotando uma posição mais próxima aos aprendizes, e não mais o adulto que simplesmente despeja conteúdos. O ambiente de aprendizado também deveria passar por mudanças profundas, aproximando-se mais das próprias casas das crianças, onde os cômodos serviriam como espécies de laboratórios íntimos que despertariam a atenção dos pequenos para as matérias a serem ensinadas. "A escola, querendo ou não, é um ambiente artificial. A vida não está acontecendo lá", declarou em entrevista à revista Educar para Crescer.
Em seu site, escreveu "Minha estrela é a educação. Educar não é ensinar matemática, física, química, geografia, português. Essas coisas podem ser aprendidas nos livros e nos computadores. Dispensam a presença do educador. Educar é outra coisa. De um educador pode-se dizer o que Cecília Meireles disse de sua avó – que foi quem a educou: 'O seu corpo era um espelho pensante do universo'. O educador é um corpo cheio de mundos.... A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O mundo é maravilhoso, está cheio de coisas assombrosas. Zaratustra ria vendo borboletas e bolhas de sabão. A Adélia ria vendo tanajuras em voo e um pé de mato que dava flor amarela. Eu rio vendo conchas, teias de aranha e pipocas estourando... Quem vê bem nunca fica entediado com a vida. O educador aponta e sorri – e contempla os olhos do discípulo. Quando seus olhos sorriem, ele se sente feliz. Estão vendo a mesma coisa. Quando digo que minha paixão é a educação estou dizendo que desejo ter a alegria de ver os olhos dos meus discípulos, especialmente os olhos das crianças". Por essa colocar em prática essa linha de pensamento, receberia o título de professor emérito da Unicamp, em 1996, o prêmio "O educador que queremos", oferecido pela PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), em 2003. 
 
 Fonte: 
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/19/morre-aos-80-anos-o-escritor-rubem-alves.htm

Vende-se um Freezer no Gelo Licuri


Eleições Bahia: Candidatos seguem em campanha pelo interior do estado e RMS

Entre os candidatos ao governo da Bahia, quatro realizam campanha no interior do estado e Região Metropolitana de Salvador (RMS) durante este fim de semana. 
Marcos Mendes (PSOL) participa do Seminário da Universidade de Itamaraju, no sábado (19), e realiza caminhada até o centro da cidade, onde haverá um comício. Já no domingo (20), o candidato realiza comício no município de Itabela. 
Paulo Souto (DEM) inicia o fim de semana em um evento político em Feira de Santana, na manhã de sábado. À tarde, o candidato da coligação "Unidos pela Bahia" realiza carreata em Santanápolis, Santa Bárbara e Lamarão e segue para comício em Serrinha à noite. No domingo, Souto realiza mais um comício em Mata de São João pela manhã e carreata em Cabaceiras do Paraguaçu e Governador Mangabeira à tarde. 
Rogério Tadeu da Luz (PRTB) viaja para o município de Santo Amaro para reunião com as lideranças locais do partido, no sábado, e segue para Saubara e São Francisco do Conde, no domingo, para reunião com lideranças políticas. 
Rui Costa participa, no sábado, de uma entrevista na Rádio Sucesso 93,1 FM, de Camaçari, e realiza a "Caravana 13", na RMS. No domingo, a coligação segue para os municípios de Crisópolis, Olindina, Itapicuru, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal. 
Já a candidata Renata Mallet (PSTU) segue com sua agenda em Salvador, na Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, além de reunião com apoiadores de campanha.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/157518-eleicoes-bahia-candidatos-seguem-em-campanha-pelo-interior-do-estado-e-rms.html 

Policial suspeito de matar bebê é vereador em Cachoeira

Policial suspeito de matar bebê é vereador em CachoeiraO policial apontado como autor do disparo que matou um bebê e gerou revolta na cidade de Amargosa, é também vereador da cidade de Cachoeira, onde mora. Carlos Raimundo de Jesus Cardoso, 38 anos, tem nome político Cacau PC, é filiado ao Partido Republicano Progressista (PRP) e foi eleito com 560 votos. “Não há nenhuma incompatibilidade em ser vereador e policial, é possível organizar os horários”, explica o coordenador do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Moisés Damasceno. A presidência da Câmera Municipal de Cachoeira diz desconhecer o envolvimento do policial na morte de Vitória. O prefeito Carlos Pereira (PP) diz que pode haver suspensão do legislador, que já foi afastado das funções na Polícia Civil até o fim das apurações pela Corregedoria-Geral, pelos próximos 45 dias. O policial prestou depoimento e nega ser autor do disparo que matou a criança de um ano dentro da casa dos pais. Na cidade para coordenar as ações de segurança, Damasceno fez um levantamento da operação que iniciou na quinta-feira (17) para apurar a situação em Cachoeira. Até sexta (18) à noite, três entre os14 fugitivos que estavam custodiados na delegacia incendiada por populares se entregaram e outros seis foram recapturados. Quatro armamentos estavam na delegacia também foram resgatados. Informações do Correio. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/157526-policial-suspeito-de-matar-bebe-e-vereador-em-cachoeira.html

PSOL acusa PMs de lançar gás em Luciana Genro

A candidata do PSOL à Presidência, Luciana Genro, disse ter sido atingida por jatos de spray de pimenta usados por dois policiais militares durante um evento de campanha na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, na sexta-feira (18). Ela afirmou que o partido entrará com um pedido formal exigindo uma audiência com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, para que o governo explique a ação dos PMs. "Policiais com comportamento fascistoide são resultado de um governo fascistoide, que reprime protestos e demite grevistas", disse Luciana. "É uma afronta à democracia e o governador (do PSDB, Geraldo) Alckmin tem que se pronunciar". 

Os dois policiais militares dispararam gás de pimenta contra o grupo de cerca de 100 militantes e simpatizantes do PSOL. Os PMs estavam com as latas de gás na altura da cintura - segundo testemunhas, para disfarçar o disparo dos jatos. Entre os atingidos pelo gás estavam o deputado federal Ivan Valente (SP), o deputado estadual Carlos Giannazi (SP) e o candidato do PSOL ao governo de São Paulo, Gilberto Maringoni. Os policiais não foram identificados. O capitão da PM Emerson Massera afirmou que a polícia vai abrir uma investigação interna para identificar os policiais e apurar se houve abuso.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/43825-psol-acusa-pms-de-lancar-gas-em-luciana-genro.html