sexta-feira, 18 de julho de 2014

Inhambupense Dom Marcolino Esmeraldo teve o governo mais longo da Arquidiocese de Natal


Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas (Inhambupe, 22 de Janeiro de 1888 — Natal, 8 de Abril de 1967) foi um Arcebispo Católico. Foi 4º Bispo de Natal, posteriormente seu 1º Arcebispo. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Eugênio Sales, teve como Sagrante Principal Dom Augusto Álvaro Cardeal da Silva e consagrantes Dom Ranulfo da Silva Farias e Dom Ático Eusébio da Rocha.

Episcopado

Dom Marcolino, foi durante 38 anos Arcebispo de Natal (teve o Governo mais longo da Arquidiocese de Natal), durante esse grande Bispado. Ele conseguiu grandes feitos para, então, Diocese. Como a construção do Prédio do Seminário de São Pedro, o dispensário Sifrônio Barreto, o Santuário de Santa Terezinha no Tirol, lançou a idéia de uma Nova Catedral, restaurou o jornal Diocesano, criou 11 Paróquias. Em 1945 comemorou os 300 anos do Martírio de Cunhaú e de Uruaçú e, em 1953 os 200 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora da Apresentação. Foi grande incentivador dos Congressos Eucarísticos Paroquiais. Em 1952 pela Bula “Arduum Onus” do Papa Pio XII, a diocese de Natal passa a se tornar Arquidiocese de Natal com duas Dioceses sufragâneas Caicó e Mossoró, que foram criadas no governo de Dom Marcolino. A partir de 1952 Dom Marcolino se torna o primeiro Arcebispo Metropolitano de Natal.

Imagem: http://pascomnovacruzrn.blogspot.com.br/2009/10/conego-jose-mario-lanca-obra-sobre-dom.html
Fonte: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Marcolino_Esmeraldo_de_Souza_Dantas

Dilma tem 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%, diz pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (17) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Aécio Neves (PSDB), com 20%, e Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%.
Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.
A pesquisa é a primeira realizada após o início oficial da campanha eleitoral, no último dia 6. Desde essa data, candidatos têm autorização da Justiça Eleitoral para realizar comícios, propaganda na rua e na internet, entre outras atividades de campanha. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa em 19 de agosto.
O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam passou de 11% no começo do mês para 14% agora. Brancos e nulos eram 13%, percentual que se manteve. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha 4%.
Veja os números do Datafolha na pesquisa estimulada (em que a relação dos candidatos é apresentada ao entrevistado):

Dilma Rousseff (PT): 36%
Aécio Neves (PSDB): 20%
Eduardo Campos (PSB): 8%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
José Maria (PSTU): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
Luciana Genro (PSOL): 1%
Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
Eymael (PSDC): 1%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 13%
- Não sabe: 14%
 
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o Datafolha avaliou os seguintes cenários:
Dilma Rousseff: 44%
Aécio Neves: 40%
- Brancos ou nulos: 10%
- Não sabem: 5%
- Dilma Rousseff: 45%
Eduardo Campos: 38%
- Brancos ou nulos: 11%
- Não sabem: 6%
Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Confira abaixo:
- Dilma Roussef: 35%
Pastor Everaldo: 18%
- Aécio Neves: 17%
Zé Maria: 16%
Eymael e Levy Fidelix: 14%
- Eduardo Campos e Rui Costa: 12%
Luciana GenroMauro Iasi e Eduardo Jorge: 11%
- Não rejeitam ninguém: 11%
- Rejeitam todos: 6%
- Não sabem: 11%
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e na quarta (16). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR00219/2014.
Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/07/dilma-soma-36-aecio-20-e-campos-8-diz-pesquisa-datafolha.html

Morre no Rio o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro

Jornalista foi vítima de embolia pulmonar na madrugada desta sexta (18).
João Ubaldo era o 7º ocupante da cadeira número 34 da ABL.

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, aos 73 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado e  tinha quatro filhos. O corpo dele será velado a partir das 10h na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. Ainda não há informações se o velório será aberto ao público ou restrito aos familiares e amigos.
O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras. Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.
João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o melhor autor e melhor romance do ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".
Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida se estabeleceu em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.
João Ubaldo também se formou em bacharel em Direito, em 1962, pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca chegou a advogar. Entre 1990 e 1991, o escritor morou em Berlim, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst).
Ele era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul.
O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.
Era colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha; colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde e muitos outros.
A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou ainda nos primeiros anos de estudante. Foi um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa. Trabalhando na imprensa, pôde também escrever seus livros de ficção e construir uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor.
Obras
Os primeiros trabalhos literários de João Ubaldo Ribeiro foram publicados em diversas coletâneas – “Reunião”, “Panorama do Conto Baiano”. Aos 21 anos de idade, escreveu o seu primeiro livro, “Setembro não Tem Sentido”, que ele desejava batizar como “A Semana da Pátria”, contra a opinião do editor. O segundo foi “Sargento Getúlio”, de 1971. Em 1974, publicou “Vencecavalo e o Outro Povo”, que por sua vontade se chamaria “A Guerra dos Paranaguás”.
Consagrado como um marco do moderno romance brasileiro, Sargento Getúlio filiou o seu autor, segundo a crítica, a uma vertente literária que sintetiza o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa. A história é temperada com a cultura e os costumes do Nordeste brasileiro e, em particular, dos sergipanos. Esse regionalismo extremamente rico e fiel dificultou a versão do romance para o inglês, obrigando o próprio autor a fazer esse trabalho. A seu respeito pronunciaram-se, nos Estados Unidos e na França, as colunas literárias de todos os grandes jornais e revistas.
Em 1999, foi um dos escritores escolhidos em todo o mundo para dar depoimento, ao jornal francês Libération, sobre o Terceiro Milênio. E Viva o Povo Brasileiro foi o tema do exame de Agrégation, concurso para detentores de diploma de graduação na universidade francesa. Este romance e Sargento Getúlio constaram da maior parte das listas dos cem melhores romances brasileiros do século.
Prêmios
- Prêmio Golfinho de Ouro, do Estado do Rio de Janeiro, conferido, em 1971, pelo romance Sargento Getúlio;
- Dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, pelo romances Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro;
- Prêmio Altamente Recomendável - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil,1983, para Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel ;
- Prêmio Anna Seghers, em 1996 (Mogúncia, Alemanha);
- Prêmio Die Blaue Brillenschlange (Zurique, Suíça);
- Detém a cátedra de Poetik Dozentur na Universidade de Tubigem, Alemanha (1996).
- Prêmio Lifetime Achievement Award, em 2006;
- Prêmio Camões, em 2008.
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/07/morre-no-rio-o-escritor-joao-ubaldo-ribeiro.html

Lideranças indígenas são convidadas para ir à Europa pela Federação Alemã

Após a interação entre os índios de Santa Cruz Cabrália e a Federação Alemã de Futebol durante o período da Copa do Mundo, os indígenas do extremo-sul baiano foram convidados para ir à Europa."Fomos avisados que os alemães têm interesse em levar quatro lideranças ao governo da Alemanha para que eles possam entender e acompanhar melhor a situação do nosso território, da saúde e da educação e, junto com o governo brasileiro, proporcionar benefícios para a nossa comunidade. Já pediram nossos documentos. Essa parceria está sendo muito importante", contou o coordenador do Movimento Indígena da Bahia, Zeca Pataxó. Enquanto estiveram no Centro de Treinamento de Santo André, distrito da cidade, os jogadores da seleção alemã receberam a visita dos índios, quando ganharam presentes e fizeram a “dança da sorte”, reproduzida em campo na final do torneio, após o recebimento da taça. Na partida, os germânicos deixaram um cheque de 10 mil euros à tribo pataxó

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/157450-liderancas-indigenas-sao-convidadas-para-ir-a-europa-pela-federacao-alema.html

Eleições Bahia: Candidatos visitam interior do estado nesta sexta

Três candidatos ao governo da Bahia escolheram visitar cidades do interior do estado nesta sexta-feira (18). A data marca o início da “Caravana 50” do PSOL, liderada por Marcos Mendes, que parte dos municípios de Mucuri, Itabatã e Nova Viçosa, no extremo-sul. Paulo Souto (DEM) deve estar no centro-norte pela noite, quando participa da missa de aniversário do seu correligionário e prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. Pela manhã, o representante da coligação “Unidos pela Bahia”, faz caminhada no bairro de Pernambués, em Salvador. Já Rui Costa (PT), da coligação "Pra Bahia Mudar Mais", escolheu visitar o nordeste baiano. Pela manhã, ele estará nas cidades de Serrinha e Santaluz, e volta a Salvador pela noite, quando inaugura seu comitê de campanha. Os outros postulantes mantiveram sua programação na capital baiana. Lídice da Mata (PSB), da coligação "Um Novo Mundo da Bahia", participa de entrevista na Rede Tudo FM 102,5 às 8h e, ainda pela manhã, deve se reunir com sua coordenação de campanha. Às 18h30, comparece a um debate sobre programa de governo com membros do Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Renata Mallet (PSTU) se reúne com assessores da campanha no início desta sexta e, no final do dia, participa do Encontro da Secretaria de Mulheres do partido. Rogério Tadeu da Luz (PRTB) se encontrará com lideranças do Partido Ecológico Nacional (PEN) e, depois, buscará coordenação de ações com o Partido Militar Brasileiro (PMB). À noite, ele dará entrevista à TV Bandeirantes.

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/noticia/157445-eleicoes-bahia-candidatos-visitam-interior-do-estado-nesta-sexta.html

Malaysia confirma 298 pessoas a bordo de voo MH17

O Boeing 777 caiu ontem com 154 holandeses, 43 malaios e 27 australianos

Destroços do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que caiu próximo da vila de Grabovo, na Ucrânia
Bangcoc - A companhia aérea Malaysia Airlines confirmou que 298 pessoas, quatro a mais do que foi informado anteriormente, estavam no avião que caiu no leste da Ucrânia, informou nesta sexta-feira a imprensa local.
O Boeing 777 do voo MH17 caiu ontem com 154 holandeses, 43 malaios (incluídos os 15 membros da tripulação), 27 australianos, 12 indonésios, nove britânicos, quatro alemães, quatro belgas, três filipinos, um canadense e outros 41 que não tiveram sua nacionalidade confirmada.
O avião, que fazia a rota Amsterdã-Kuala Lumpur, caiu na região leste de Donetsk, cenário de combates entre as forças governamentais da Ucrânia e os rebeldes pró-russos, que logo após o incidente trocaram acusações pela queda da aeronave.
Destroços do Boeing 777 da Malaysia Airlines, que caiu próximo da vila de Grabovo, na Ucrânia O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, lamentou o ocorrido e encarregou uma investigação para esclarecer o acidente do avião, que não enviou um sinal de alarme, segundo o jornal 'The Star'.
Em entrevista coletiva realizada nesta madrugada, Najib disse que a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) tinha declarado segura a rota que passa pelo território ucraniano e também não havia restrições por parte da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, sigla em inglês).
O governante malaio explicou que conversou por telefone com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e com o americano Barack Obama. Najib afirmou que os dois concordaram com uma investigação minuciosa do acidente para esclarecer se a aeronave foi abatida.
'Se for confirmado que (o avião) foi abatido, os responsáveis deverão ser levados à Justiça', opinou Najib.
'Este é mais um dia trágico em um ano trágico para a Malásia. Os passageiros do avião eram de muitas nações, mas estamos todos unidos na dor', acrescentou.
A hipótese mais forte é que um míssil terra-ar do tipo BUK (russo) atingiu o avião a 10 mil metros de altitude.
As autoridades ucranianas culpam os separatistas pró-russos, que teriam confundido o avião da Malaysia Airlines com uma aeronave de transporte militar da Força Aérea da Ucrânia, como o Antonov 26 que foi derrubado em uma região rebelde na última segunda-feira.
A Malaysia Airlines informou que o avião, que partiu às 10h15 GMT (7h15 de Brasília) de Amsterdã, caiu a '15 quilômetros da fronteira entre Ucrânia e Rússia' e a companhia aérea perdeu o contato com o voo às 12h15 GMT (9h15 de Brasília).
A OACI afirmou que está 'acompanhando' o acidente do voo MH17 da Malaysia Airlines.
A organização internacional lembrou que 'recentemente emitiu uma carta, advertindo aos Estados-membros e seus operadores aéreos sobre uma situação potencialmente perigosa pela presença de mais de um fornecedor de serviços de tráfego aéreo na Região de Informação de Voo de Simferopol', encarregada do controle do espaço aéreo no local.
A Malásia ainda não se recuperou do desaparecimento de outro voo da Malaysia Airlines, o MH370, que desapareceu dos radares no dia 8 de março (dia 7 no Brasil) com 239 pessoas a bordo.
As informações disponíveis indicam que o destino final dessa aeronave foi a região sul do Oceano Índico, após uma mudança deliberada de sua rota entre Kuala Lumpur e Pequim. Porém, ainda não foi encontrado nenhum vestígio desse avião, também um Boeing 777. 

Fonte: http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/malaysia-precisa-que-298-pessoas-estavam-a-bordo-de-voo-mh17