terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Antiga marca do carnaval de Salvador entra na polêmica do logo Olímpico

Mal foi lançada, a marca das Olimpíadas do Rio de Janeiro já gera polêmica. Na manhã seguinte ao lançamento, que aconteceu na noite de reveillon da capital carioca, surgiram nas redes sociais declarações que colocavam em dúvida a originalidade da criação. Uma ilustração já usada no carnaval de Salvador, em 2004, também se tornou objeto da discussão virtual.

A agência Tátil foi a vencedora da concorrência com mais de uma centena de outras empresas do ramo. Porém, mesmo vencendo, os criadores não escaparam da desconfiança de internautas do país inteiro. O logo criado é semelhante a outros já existentes. As comparações mais recorrentes são feitas com a marca de uma organização filantrópica dos Estados dos Unidos a Telluride Foundation e com a ilustração usada para promover o Carnaval baiano de 2004.



Na opinião da design baiana Bruna Torres, 26 anos, sócia e diretora de criação da agência Sete Design, não houve más intenções na criação e tais acusações são recorrentes nesse tipo de trabalho. "Eu não acredito que tenha sido plágio. Na nossa área é muito difícil atingir todos. Eu gostei do formato e é normal que você busque referências em coisas que você admira e acha interessante" explicou Bruna.

As opiniões se dividem, mas publicitários defendem a marca olímpica explicando que é comum a produção de artes parecidas e que isso acontece graças à globalização e à facilidade de pesquisa de imagens na web. O idealizador da marca, Fred Gelli, também defende a criação ao dizer que o Comitê Organizador do Rio-2016 e o COI (Comitê Olímpico Internacional) se preparam para evitar suspeitas de plágio. As informações são do IbahiaFC.

Menina de 10 anos é a ‘mais jovem descobridora de uma supernova’


Uma menina canadense de dez anos de idade se tornou a pessoa mais jovem até hoje a identificar uma supernova – estrela que, ao explodir, brilha intensamente até perder luminosidade.

Kathryn Gray estava estudando imagens obtidas em um observatório amador, no último domingo, quando notou uma supernova.

As fotos haviam sido mandadas para seu pai, Paul Gray, um astrônomo amador, que ajudou Kathryn a fazer a descoberta, descartando que se tratasse de um asteroide e verificando a lista de supernovas já conhecidas.

A descoberta foi averiguada e registrada pela Sociedade Real de Astronomia do Canadá (RASC, na sigla em inglês), que considerou Kathryn a pessoa mais jovem que se tem conhecimento a conduzir tal feito.

“Estou muito empolgada. É uma ótima sensação”, disse à menina ao jornal canadense Star.

“É fantástico que alguém tão jovem demonstre paixão pela astronomia. Que descoberta incrível”, disse Deborah Thompson, da RASC.

Eventos raros

A supernova – batizada de 2010lt – foi descoberta na galáxia UGC 3378, a cerca de 240 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Camelopardalis.

Eventos raros, as supernovas consistem em explosões que marcam a morte violenta de estrelas maiores que o Sol.

Para identificar esses eventos é preciso observar imagens antigas de campos estelares e compará-las com imagens novas. A supernova se revela como um ponto mais brilhante que estrelas comuns, por isso, pode ser vista por meio de um telescópio simples.

Os eventos interessam aos astrônomos “porque produzem a maioria dos elementos químicos que fizeram a Terra e outros planetas e porque supernovas distantes podem ser usadas para estimar o tamanho e a idade do Universo”, diz a RASC em um comunicado.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/01/110104_canadensesupernova_pai.shtml

Gêmeos americanos nascem em anos diferentes


Duas crianças gêmeas nasceram com alguns minutos de diferença, mas o bastante para terem nascido em anos diferentes, nos Estados Unidos.

Madisen Karen Lewis nasceu a um minuto da meia-noite do dia 31 de dezembro de 2010. Seu irmão, Everette Lewis, nasceu no primeiro minuto de 2011.

O pai das crianças explica que ele e a mãe, Ashley Fansler, concordaram em fazer uma cesariana que permitiria a diferença de tempo entre os dois irmãos.

Eles dizem saber que ter filhos gêmeos em anos diferentes pode causar alguns problemas, mas que o mais difícil será explicar a situação para a família nos próximos dias.

Fonte:http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=103791

Lado da Prefeitura