quinta-feira, 2 de abril de 2015

Filho do governador de São Paulo Geraldo Alckmin morre em queda de helicóptero

Thomaz Rodrigues Alckmin, de 31 anos, filho mais novo do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi uma das cinco vítimas fatais da queda de uma aeronave em Carapicuíba, na Grande São Paulo na tarde desta quinta-feira (2). A informação só foi confirmada pela empresa Seripatri, dona do helicóptero, na noite desta própria quinta-feira. Thomaz Alckmin trabalhava como piloto e estava neste voo como copiloto. Ele era casado desde 2011 com a arquiteta Thais Fantato e deixa duas filhas, uma de 10 anos e outra recém-nascida, com aproximadamente um mês. 

O acidente ocorreu durante um voo de teste, após o helicóptero passar por manutenção preventiva - a Helipark mantém uma oficina localizada muito próximo do condomínio onde ocorreu a queda, conforme informações da assessoria de imprensa da Seripatri. Ainda de acordo com a empresa, o piloto "tinha mais de 30 anos de experiência" na área e o helicóptero - marca Eurocopter, modelo ECC 155B1, prefixo PPLLS - tinha cerca de 4 anos de uso, 600 horas de voo e estava com "documentação e manutenção rigorosamente em ordem". Na nota, a Seripatri afirmou ainda que "neste momento de luto e enorme tristeza para todos (...) está prestando toda a assistência necessária aos familiares das vítimas, bem como já destacou profissionais para acompanhar com as autoridades as investigações das causas do acidente". 

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que vai investigar o fato. O acidente ocorreu dentro do condomínio Fazendinha, em Carapicuíba - administrado pela Associação dos Moradores e Proprietários da Fazendinha. De acordo com um funcionário da portaria do condomínio, que viu a queda, a aeronave chegou a atingir duas casas. Danificou o telhado de uma delas - com moradores, mas ninguém se feriu - e parte do helicóptero ficou sobre outra, ainda em obras de construção. "O motor (da aeronave) está no banheiro dessa casa em obras", afirmou. A maior parte dos destroços, entretanto, acabou caindo no chão, entre árvores. Quando chegaram ao local, bombeiros retiraram os moradores e curiosos do entorno.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/170038-filho-do-governador-de-sao-paulo-geraldo-alckmin-morre-em-queda-de-helicoptero.html

Prefeito de Macajuba é assassinado em praça da cidade; motivação pode ser política

O prefeito de Macajuba, no interior da Bahia, foi assassinado no começo da noite desta quarta-feira (2), em uma praça da cidade. De acordo com moradores do município, Fernão Sampaio (PMDB) foi atingido por quatro tiros enquanto passava pela igreja da cidade. Com os disparos, ele perdeu o controlo do carro e invadiu a igreja. Especula-se que o atirador seja um homem conhecido como Binho de Moacir – inimigo político do peemedebista – que fugiu após realizar o assassinato. Após os disparos, o corpo de Fernão foi levado para o hospital Julieta Sampaio – que, por ironia do destino, era mãe do político e teve seu nome emprestado para a unidade hospitalar. O Bahia Notícias tentou contato com a delegacia da cidade, mas não obteve sucesso.
]O vice de Fernão é Nelson Nelson Brandão de São Leão, também do PMDB, e deve assumir nos próximos dias. No Twitter, Geddel Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, lamentou a morte do correligionário: "Acabo de ser informado, com profunda tristeza, do brutal assassinato do amigo e companheiro de tantas lutas, Fernão, prefeito de Macajuba".

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/170031-prefeito-de-macajuba-e-assassinado-em-praca-da-cidade-motivacao-pode-ser-politica.html

Juiz nega pedido do Brasil em julgamento sobre maior esmeralda do mundo, achada na Bahia

A propriedade da maior esmeralda do mundo, encontrada na Bahia em 2001, será mesmo definida por meio de julgamento na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Segundo o Estadão, o Brasil entrou com pedido para que o processo fosse arquivado enquanto representantes brasileiros tentavam recuperar a pedra diplomaticamente, mas ele foi negado nesta segunda-feira (30). A esmeralda tem 180 mil quilates, 380 quilos e é avaliada em US$ 372 milhões (aproximadamente R$ 1,2 bilhão). Ela é disputada por oito pessoas, entre comerciantes de pedras precisas, mineradores e empresários. O advogado que representa o Brasil nos Estados Unidos, John Nadolenco, afirmou que a decisão no tribunal superior de Los Angeles atrapalharia as negociações em andamento entre o Brasil e o governo federal americano. O governo brasileiro entrou na disputa judicial em setembro do ano passado, alegando que a pedra foi extraída e exportada ilegalmente. Se ela for recuperada, a intenção é levá-la para o Museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e colocá-la em exposição.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/169961-juiz-nega-pedido-do-brasil-em-julgamento-sobre-maior-esmeralda-do-mundo-achada-na-bahia.html

Número de cidades do Nordeste em 'colapso' de abastecimento de água pode passar de 100

Cidades do Nordeste estão em situação de 'colapso' de abastecimento de água. Segundo o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, atualmente 56 municípios sofrem com a seca na região, mas o número pode subir para 105. Em reunião do grupo de monitoramento da situação hídrica do governo federal nesta quarta-feira (1), com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, foi discutida a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. "Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas de água, cisternas", informou Gilberto Occhi. Conforme publicado pela Agência Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que após o término do período de chuvas em abril, será discutida a campanha de conscientização do governo sobre a situação hídrica do país. "Vamos com toda serenidade construir a informação objetiva, transparente. O Brasil não precisa ter desperdício de água, precisa poupar água", destacou.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/169966-numero-de-cidades-do-nordeste-em-039-colapso-039-de-abastecimento-de-agua-pode-passar-de-100.html