Marcadores
- Brasil
- Câmara de Vereadores de Inhambupe
- concursos
- corona vírus
- curiosidade
- Economia
- Educação
- emprego
- Entrevista
- Esporte
- História
- informação
- Inhambupe
- mundo
- Política
- religião
- São João
- São João 2011
- São João 2014
- São João 2015
- São João 2017
- São João 2018
- tecnologia
- Televisão
- Terço dos Homens
- vídeo
- violência
sábado, 26 de junho de 2010
ARRASTÃO DA CONCERTINA 2010
Sul-americanos mostram força na Copa: os cinco se classificam para as oitavas
Redação CORREIO
Todos os cinco representantes da América do Sul na Copa do Mundo conseguiram se classificar para as oitavas de final - Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile chegaram ao mata-mata na África do Sul. Embaladas, as seleções sul-americanas fazem boa campanha e somente o Chile não passou em primeiro do seu grupo, e mesmo assim ficou em segundo no critério de desempate.
Com o choque entre Brasil e Chile nas oitavas, inevitavelmente o número de seleções da América do Sul irá diminuir nas próximas fases decisivas, mas há chances de que dois sul-americanos se encontrem na grande final. O treinador paraguaio, Gerardo Martino, espera que isso aconteça. "Sem dúvida, a América do Sul mostrou superioridade sobre os outros continentes. Há muitas chances de ter um ou dois países na final da Copa", declarou.
Confira como foi o desempenho de cada seleção sul-americana na fase de grupos:
Brasil
A estreia contra a Coreia do Norte deixou a desejar: vitória apertada por 2 a 1. No jogo seguinte, o time jogou melhor, Kaká participou mais da partida e mesmo com a expulsão do meio e a violência dos jogadores da Costa do Marfim, a vitória por 3 a 1 foi essencial para a liderança do Grupo G. Diante de Portugal, um jogo difícil, trancado, mas o pontinho conquistado no zero a zero garantiu a liderença brasileira. O Brasil agora enfrenta o Chile na segunda-feira (28) pelas oitavas de final.
Argentina
Uma das duas únicas seleções com 100% de aproveitamento (a outra é a Holanda), a Argentina chegou na Copa causando sensação com seu time cheio de craques, mas venceu na estreia por uma magro 1 a 0 diante da Nigéria. No jogo seguinte, uma goleada: 4 a 1 na Coreia do Sul, três gols de Higuaín. Na última rodada, um time misto enfrentou a Grécia e mandou 2 a 0, conseguindo três vitórias e a liderança do time. Enfrenta o México nas oitavas.
Uruguai
O Uruguai faz um Mundial sólido e conseguiu a liderança do difícil Grupo A, que contava com a França, finalista em 2006, e a seleção da casa, África do Sul. Mas os uruguaios não se intimidaram - arrancaram um empate com uma, na época, favorita França, meteram um 3 a 0 que calou as vuvuzelas na África do Sul e selou a boa fase vencendo o México por 1 a 0. Foi a primeira vez que o time da casa não passou da primeira fase. Neste sábado, o Uruguai joga contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final.
Chile
Comandado pelo argentino Marcelo "El Loco" Bielsa, o Chile é uma das surpresas da copa. Ofensivo e rápido, o time venceu as duas primeiras partidas por um 1 a 0 que não reflete o domínio que teve em campo, contra Honduras e Suiça. Contra a favorita Espanha, os chilenos caíram, mas brigaram muito, tiveram um expulso e ainda fizeram o seu, perdendo por 2 a 1. O Chile é o adversário do Brasil nas oitavas.
Paraguai
O Paraguai foi favorecido pela queda da Itália, de quem arrancou um empate em 1 a 1 na rodada de estreia, e depois se assegurou de garantir a vaga vencendo a Eslováquia por 2 a 0. Na última rodada, os paraguaios não conseguiram sair do zero a zero com a Nova Zelândia, que saiu invicta da Copa, mas mesmo assim conseguiu a liderança. O próximo desafio do Paraguai é contra o Japão, no dia 29.
Fonte: Correio da Bahia