sexta-feira, 2 de maio de 2014

Proposta para licitar frequência 4G pode receber sugestões

Propaganda de operadora que oferece internet 4GA sociedade terá 30 dias para encaminhar sugestões ao edital, pelo Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública
4G: data do leilão não está definida no edital, mas a previsão é que seja feito em agosto
Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje (2) a proposta de edital de licitação da faixa de 700 mega-hertz (MHz), que será destinada à tecnologia 4G.
A sociedade terá 30 dias para encaminhar sugestões ao edital, pelo Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública.
É possível opinar também sobre o regulamento que estabelece as regras de convivência entre o sistema de TV digital e os serviços de telecomunicações nessa faixa.
O edital não estabelece o preço mínimo de outorga da frequência nem os valores a serem pagos pelos vencedores do leilão a emissoras de TV para desocupar a faixa para a tecnologia 4G.
Os custos da compra de equipamentos para as famílias de baixa renda, para evitar interferências, também não foram divulgados. Segundo a Anatel, os valores dos lotes em licitação estarão disponíveis na versão final do edital, após a consulta pública.
A data do leilão não está definida no edital, mas a previsão é que seja feito em agosto. A agência deverá promover três audiências públicas em Brasília para discutir o edital.
“Por meio das consultas e das audiências, a Anatel pretende reunir sugestões e comentários dos diversos setores para aperfeiçoar as duas propostas. Qualquer pessoa poderá encaminhar sugestões e participar das audiências. Todas as contribuições serão analisadas e respondidas pela Agência”, informou a Anatel.
Segundo o edital, as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único para programas sociais do governo federal vão receber equipamentos para poder captar o sinal de TV digital sem interferências da tecnologia 4G.
O governo fará um road show para atrair investidores para o leilão.

Fonte:  http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/proposta-para-licitar-frequencia-4g-pode-receber-sugestoes

Deslizamento de terra no Afeganistão deixa 2 mil desaparecidos

 Afegão, à dir., espreita pela porta de sua casa enquanto mulheres, centro, caminham por meio de estrada inundada depois de fortes chuvas em Cabul, Afeganistão

Governador da província de Badakshan, Shah Waliullah Adeeb, disse que 300 casas ficaram soterradas na vila de Hobo Barik

Deslizamento de terra sobre aldeia no nordeste do Afeganistão, nesta sexta-feira (2), deixou ao menos 2 mil desaparecidos, de acordo com autoridade do país. Fortes chuvas têm castigado a região.
2012: Afegãos temem que deslizamento após terremotos tenha deixado 80 mortos
O governador da província de Badakshan, Shah Waliullah Adeeb, afirmou que mais de 2 mil estão desaparecidos depois que morro desabou sobre a vila de Hobo Barik. Adeeb afirmou que o deslizamento de terra soterrou cerca de 300 casas - um terço das moradias do local.
Segundo o governador, as equipes de resgate estão trabalhando para encontrar possíveis vítimas, mas como não têm equipamento suficiente, estão apelando para pás.
"É fisicamente impossível neste momento", disse Adeeb. "Não temos pás suficientes, precisamos de mais máquinas."
Ele disse que as autoridades desocuparam uma aldeia próxima da região afetada por preocupação. Faziluddin Hayar, chefe de polícia da província de Badakshan, disse que o deslizamento aconteceu por volta das 13h horário local – 22h de quinta-feira (1) no horário de Brasília.
A província Badakshan fica entre as serras Hindu Kush e Pamir, na fronteira com a China, e é uma das áreas mais remotas do país. A região tem visto alguns ataques de insurgentes seguintes a ocupação norte-americana no Afeganistão, em 2001.
Afegãos que moram nas montanhas ao norte do país são vítimas constantes de avalanches. O mais mortal dos últimos dois anos ocorreu em fevereiro de 2010, quando mais de 170 pessoas foram mortas a 3.800 metros de Salang Pass.
*Com AP

Fonte:  http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2014-05-02/deslizamento-de-terra-no-afeganistao-deixa-desaparecidos.html

Produção da Petrobras cresce em março com impulso do pré-sal

A produção da Petrobras no Brasil e exterior somou 2,55 milhões de barris/dia de óleo em março, alta de 0,63% ante o mês anterior e de 2,6% na comparação com o volume extraído um ano antes, informou a empresa nesta quinta-feira (1º). A entrada de novos poços no pré-sal, cuja extração teve novo recorde, mais do que compensou paradas para manutenção registradas em unidades no Brasil, indicou a estatal, que reafirmou a previsão de elevar a produção em 7,5% em 2014 ante 2013. No terceiro mês do ano, a produção média mensal de petróleo dos campos localizados na província do pré-sal, nas bacias de Santos e Campos, atingiu recorde de 395 mil barris de óleo equivalente, 2,4 por cento acima da melhor marca anterior, registrada em fevereiro (385 mil bopd). "Contribuiu para esse recorde a produção do primeiro poço interligado a uma boia de sustentação de riser [BSR], no campo de Sapinhoá, iniciada em fevereiro. Esse poço vem apresentando desempenho acima da média e mantém-se como o melhor poço produtor do país, com aproximadamente 36 mil bpd", disse a petrolífera, em nota. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153933-producao-da-petrobras-cresce-em-marco-com-impulso-do-pre-sal.html

Nível do sistema Cantareira bate novo recorde negativo com 10,5% da capacidade

O sistema Cantareira alcançou novo recorde negativo, de 10,5% de sua capacidade. O reservatório está com nível menor que 11% desde o início da semana, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).  O manancial abastece boa parte da capital e região metropolitana. A Sabesp já iniciou medidas para economizar água, como a redução da pressão no encanamento e do fornecimento de água em algumas regiões durante a madrugada. Segundo a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, 81% dos consumidores do sistema diminuíram o consumo de água em abril. Com informações do jornal Folha de S. Paulo. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/153913-nivel-do-sistema-cantareira-bate-novo-recorde-negativo-com-10-5-da-capacidade.html