sexta-feira, 14 de março de 2014

Novo teste de câncer de próstata pode aposentar toque retal

Divulgação
Teste vai detectar câncer de próstata em amostra simples de urina

Um teste barato, fácil e preciso para detectar o câncer de próstata pode estar disponível nos próximos meses. Estudos mostram que o novo teste, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença.
O teste também informa aos médicos a gravidade do câncer. Além de salvar vidas, vai aposentar, segundo especialistas, o toque retal. É descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos.
Além de preciso, deve custar, quando chegar ao mercado, menos de R$40 por paciente, o que permitiria a realização de testes em todos os homens a partir dos 40 anos, como acontece com o câncer de mama.
O material foi desenvolvido por estudiosos da britânica Universidade de Surrey. Cientistas anunciaram ter chegado a um acordo com duas empresas, o que porá o teste em consultórios médicos ainda este ano.
O inventor do teste é o professor de oncologia médica Hardev Pandha, que acredita no potencial de poder detectar rapidamente a doença, salvando centenas de vidas a baixo custo.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/cienciaevida/noticias/1573761-novo-teste-de-cancer-de-prostata-pode-aposentar-toque-retal?direcionado=true

TV está presente em 99% dos domicílios nordestinos e internet em 29%, diz Ipea

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que 9,1% dos domicílios brasileiros estão em estado de total desconexão – não possuem qualquer tipo de serviço de telecomunicações, como telefonia fixa, móvel, TV por assinatura ou internet.  O levantamento foi feito em 3.810 lares, selecionados conforme a proporção de residentes por região do país indicada no Censo de 2010. 

No Nordeste, em 39,6% das casas foi registrada a presença de pelo menos um computador e, em 29,2%, do acesso à internet. As parcelas são menores do que as médias nacionais – de 48,1% de assiduidade dos PCs e 40,8% de utilização da web – e posiciona a unidade como a segunda com maior número de habitantes “offline”, atrás apenas do Norte. 

Na direção contrária, os televisores ocupam quase 99% dos domicílios nordestinos. Desses, 87,7% assistem somente à TV aberta – maior densidade de utilização do serviço do Brasil – e 5,7% à TV por assinatura. Ainda de acordo com o estudo, 54,4% dos lares do país utilizam telefonia fixa – a maior parte deles (47,8%) atendidos pela operadora Oi – e 15,5% não têm moradores com aparelhos celulares.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151901-tv-esta-presente-em-99-dos-domicilios-nordestinos-e-internet-em-29-diz-ipea.html

Servidores públicos do Estado cobram reajuste e URV em assembleia-geral na terça

Os servidores públicos estaduais realizarão uma assembleia-geral na próxima terça-feira (18), às 14h, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, em Salvador. Em pauta, está o reajuste linear, que deveria ter sido pago em 1º de janeiro, conforme data-base estipulada pelo Estatuto dos Servidores Públicos Estaduais. 

Segundo a presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), Maria José Silva, o governo ainda não negociou a data e o índice de reajuste. “Já protocolamos a pauta em novembro na Governadoria, temos tentado audiência e até hoje não conseguimos. Vamos entregar o documento onde ele for”, reclama, ao referir-se ao governador Jaques Wagner.

Ainda de acordo com a dirigente sindical, a assembleia vai discutir medidas em relação ao atraso do pagamento. “Vamos ver se faremos paralisação, greve por tempo indeterminado. E se ele anunciar antes da assembleia, temos que ver o valor que ele vai oferecer”, explicou. Segundo a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a pasta está em fase de estudos técnicos sobre o reajuste, em conjunto com a secretarias de Planejamento e da Fazenda, e o valor deve ser fechado em breve, mas não há previsão de quando será divulgado. 

O encontro, que é organizado pela Fetrab, Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (Afpeb) e pela seccional baiana da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), discutirá ainda a reposição das perdas salariais com a mudança da Unidade Real de Valor Monetário (URV) para o Real, realizada em 1994.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/151921-servidores-publicos-do-estado-cobram-reajuste-e-urv-em-assembleia-geral-na-terca.html