quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Buraco: Bolsa Família não tem verba para pagar o 13º prometido por Bolsonaro

De Thiago Resende e Bernardo Caram na Folha de S.Paulo.
O orçamento do Bolsa Família para este ano é insuficiente para que o presidente Jair Bolsonaro cumpra a promessa de pagar um 13º para os beneficiários, segundo análise de técnicos do Congresso.
De acordo com nota técnica do Legislativo, faltam R$ 759 milhões na reserva do programa para garantir os pagamentos neste ano. 


Se não houver suplementação de recursos, cerca de 4 milhões de pessoas poderão ficar sem receber o benefício. O número é aproximado porque depende do valor do benefício pago a cada família.
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/buraco-bolsa-familia-nao-tem-verba-para-pagar-o-13o-prometido-por-bolsonaro/

Assaltantes com metralhadora e pistola são mortos em confronto com a PM em Inhambupe

Na noite desta segunda-feira (18), policiais da 4ª CIA – Inhambupe – apreenderam duas armas de fogo após entrarem em confronto com criminosos que roubaram um estabelecimento comercial na Rua Pedro da Silva Oliveira, em Inhambupe.

Um cidadão ligou para a Polícia Militar informando que estava ocorrendo um roubo à mão armada em um pequeno mercado. A guarnição deslocou e constatou que havia, no local, dois criminosos portando armas de fogo.

Os acusados, ao notarem a presença da viatura, passaram a efetuar disparos contra os policiais, sendo prontamente repelidas as injustas agressões. Após o confronto, os indivíduos feridos foram conduzidos ao Hospital de Inhambupe, mas não resistiram e foram a óbito.

Na ação, foram apreendidas uma pistola calibre .40 e uma metralhadora, cal .9mm. Os policiais do Quarto Batalhão demonstram, mais uma vez, estarem atentos às missões constitucionais que lhes cabem, bem como honram o juramento que proferem ao ingressar na PMBA: servir e proteger, mesmo com o risco da própria vida.

PMBA e comunidade na corrente do bem. / Informações PM Inhambupe / Foto divulgação

Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

Esta data está regulamentada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear
e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Fonte: https://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p3.php