sexta-feira, 22 de junho de 2018

Morre, aos 91 anos, o acajutibense Waldir Pires

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), o ex-governador e ex-vereador, Waldir Pires, aos 91, em Salvador. O político deu entrada na unidade hospitalar na noite desta quinta-feira (21), por conta de uma pneumonia. "O paciente teve parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras de reanimação e veio a óbito", informou o hospital, em nota. 


Foto: Divulgação
Waldir Pires nasceu em Acajutiba, na Bahia, e foi governador da Bahia entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989. Foi deputado federal em dois períodos: de 1 de janeiro de 1990 até 1 de janeiro de 1994 e de 1 de janeiro de 1999 até 1 de janeiro de 2003. 

Entre 31 de março de 2006 e 25 de junho de 2007 foi Ministro da Defesa. Seu último cargo público foi como vereador de Salvador entre 1 de fevereiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016. 

Na última quinta-feira (14), amigos, e familares se encontraram no Palácio Rio Branco, para o lançamento do livro Waldir Pires – Biografia (vol.1), de autoria do jornalista e escritor Emiliano José, amigo do político há 40 anos, que completaria 92 anos em outubro. 

O livro refaz a trajetória do político, de 1926, quando Francisco Waldir Pires de Sousa nasceu, na localidade de Cajueiro – mais tarde Acajutiba (BA), filho de José Pires de Sousa e de Lucíola Figueiredo Pires de Sousa, até o ano de 1978, quando Waldir retoma os seus direitos políticos após o fim do Ato Institucional nº.5 (AI-5). 

O primeiro volume da biografia destaca a formação intelectual e acadêmica de Waldir, que viveu a infância e adolescência na cidade de Amargosa, onde estudou as primeiras séries. Fez o ginásio no Clemente Caldas, em Nazaré das Farinhas, e o Clássico, no Colégio Central, em Salvador.


Fonte: http://www.acajutibanews.com/portal/noticia/9188/morre-aos-91-anos-o-acajutibense-waldir-pires

Programação do Arraiá da Lua Cheia no São João de Inhambupe 2018


No sufoco, Brasil bate Costa Rica e conquista primeira vitória na Copa do Mundo da Rússia

Foi no sufoco, mas o Brasil conseguiu conquistar seu primeiro triunfo na Copa do Mundo.  Em duelo disputado nesta sexta-feira (22), em São Petersburgo, na Rússia, o time canarinho venceu a Costa Rica por 2 a 0. Os gols foram marcados no final da partida por Coutinho e Neymar.

Na última rodada da fase de grupos, o Brasil encara a Sérvia, quarta-feira (27), às 15h, no estádio do Spartak, em Moscou.
 

O JOGO
O Brasil partiu para cima da Costa Rica logo no início da partida. Aos dois minutos, Phillipe Coutinho recebeu na entrada da área e arriscou de média distância. A bola passou sobre a meta do goleiro Navas.


Como já era esperado, a Costa Rica adotou uma postura bastante cautelosa e o time canarinho tinha dificuldades de furar a forte marcação.

A Seleção Brasileira cedeu espaço para a Costa Rica. Aos 12, Celso Borges recebeu com muita liberdade, chutou cruzado e mandou para fora com muito perigo.

O Brasil até conseguiu estufar as redes no primeiro tempo, mas o lance foi irregular. Aos 25, Gabriel Jesus recebeu de Willian e chutou sem chance para o goleiro Navas. Porém, o árbitro viu o impedimento e anulou o gol. 

O time canarinho pressionou a Costa Rica no primeiro tempo. Aos 29, Coutinho arriscou de fora da área, mas mandou para fora. Aos 38, um lance polêmico. Após cobrança de escanteio de Willian, os atletas da Seleção reclamaram com a arbitragem de um suposto agarrão dentro do área em Paulinho. O árbitro considerou o lance normal e mandou o jogo seguir.


Segundo tempo
O técnico Tite decidiu fazer uma alteração no intervalo. Ele sacou Willian e colocou Douglas Costa em campo.
O Brasil retornou do intervalo com tudo. Aos três minutos, após cruzamento da direita, Gabriel Jesus acertou o travessão, Paulinho ficou com o rebote e rolou para Coutinho, que chutou, mas o goleiro defendeu em dois tempos
Aos dez minutos, Neymar quase abriu o placar. O camisa 10 finalizou sozinho e Navas realizou uma grande defesa.


Só dava Brasil. Aos 12, Douglas Costa recebeu na direita, rolou para Paulinho, que escorou para Coutinho. Ele chutou, e Navas defendeu.

A Costa Rica se defendia e só jogava nos contra-ataques, enquanto o Brasil atacava, mas pecava nas finalizações.

Aos 32, Neymar foi derrubado na área e o juiz assinalou pênalti. Porém, o árbitro consultou o VAR e decidiu anular a penalidade. Ele considerou que não houve falta no camisa 10.
Quando o jogo parecia que iria terminar sem gols, Coutinho tratou de mudar essa expectativa. Aos 45 minutos, ele recebeu boa bola e de bico, mandou para o fundo das redes. E deu para mais. Neymar fez o segundo nos acréscimos.

FICHA TÉCNICA
Brasil 2 x 0 Costa Rica
Copa do Mundo – 2ª rodada (Grupo E)
Local: São Petersburgo (Rússia)
Data: 22 de junho de 2018, domingo
Horário: 09 horas (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Cartões amarelos: Neymar e Coutinho (Brasil); Acosta (Costa Rica)
Gols: Coutinho e Neymar (Brasil)
 


Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino), Willian (Douglas Costa), Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus (Fernandinho). Técnico: Tite

Costa Rica:Navas; Gamboa, Acosta, Giancarlo González, Óscar Duarte e Oviedo; Guzmán (Tejeda), Celso Borges, Venegas, Bryan Ruíz; Ureña (Bolaños). Técnico: Oscar Ramírez

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/48207-no-sufoco-brasil-bate-costa-rica-e-conquista-primeira-vitoria-na-copa-do-mundo-da-russia.html