segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Pesquisador da Fiocruz vê 'cenário otimista' e 'Réveillon e Carnaval seguros'

O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda já consegue avistar a melhora do cenário de pandemia, e, com o avanço da vacinação, até a possibilidade de realização de Carnaval e Réveillon. “Se conseguirmos revacinar até o fim do ano todo o grupo com maior risco para evoluir para hospitalização e óbitos, teremos dias mais tranquilos, e, eventualmente, a gente pode liberar algumas atividades associadas à aglomeração, como o Réveillon e o Carnaval”, pontuou o pesquisador em entrevista ao portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Na avaliação do pesquisador da Fiocruz, a combinação do avanço significativo da vacinação, com 90% da população completamente imunizada, com indicadores epidemiológicos que demonstrem redução importante da transmissão do vírus vão possibilitar o fim da pandemia.

 

“No ano que vem, se a gente mantiver uma trajetória de redução de número de casos, hospitalizações e óbitos; se não tiver o surgimento de novas variantes; e conseguirmos uma excelente cobertura vacinal, a gente pode pensar em flexibilizar o uso de máscara, sempre começando pelas atividades de menor risco, associadas à menor transmissão”, explica Croda.

 

O infectologista acredita que, no futuro, quando a imunidade coletiva for alcançada com as vacinas, o novo coronavírus se tornará menos letal, com comportamento semelhante ao de outros vírus respiratórios. “Neste momento, o cenário é bastante positivo. A gente projeta que até o fim do ano mais de 90% da população brasileira estará vacinada com duas doses; que a maioria dos idosos com mais de 60 anos estará vacinado com a sua dose de reforço”, destaca.

 

O especialista, que trabalhava no Ministério da Saúde durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta, observa, entretanto, que essa trajetória pode ser suspensa caso surja uma variante que consiga furar a proteção conferida pelas vacinas. “Nunca se sabe quando pode surgir uma nova variante com impacto na proteção que as vacinas garantem para a população”, alerta.

 Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/27763-pesquisador-da-fiocruz-ve-cenario-otimista-e-reveillon-e-carnaval-seguros.html

Caiu: WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta segunda-feira

Os aplicativos WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade no início da tarde desta segunda-feira (4). Usuários reclamaram que os aplicativos deixaram de funcionar por volta das 12h40.

 

As empresas pertencem ao grupo Facebook.

 

No Twitter, a queda logo ganhou o posto de assunto mais comentado no Brasil com os termos como "WhatsApp", "Zuckerberg" e "#facebookdown" no Trending Topics da plataforma.

 

Através Twitter, um comunicado foi publicado na conta oficial do Whatsapp. A mensagem diz que a plataforma está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas. "Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível. Obrigado pela sua paciência!", diz a publicação. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/262525-caiu-whatsapp-e-instagram-apresentam-instabilidade-nesta-segunda-feira.html

Homem é preso suspeito de agredir esposa com socos no rosto e nas costas no interior da Bahia


Um homem foi preso na cidade de Inhambupe, cerca de 150 km de Salvador, suspeito de agredir a esposa com socos no rosto e nas costas. O caso ocorreu na noite de sábado (2), na região central do município.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma equipe do 4º Batalhão da PM fazia rondas pelo local e foi informada sobre a ocorrência. Os policiais foram até o endereço e prenderam o homem em flagrante.

O órgão de segurança pública não informou detalhes sobre o estado de saúde da mulher, nem o tempo que o casal estava junto. O suspeito foi levado para a Delegacia Territorial (DT) de Inhambupe, onde está à disposição da Justiça.

Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/10/03/homem-e-preso-suspeito-de-agredir-esposa-com-socos-no-rosto-e-nas-costas-no-interior-da-bahia.ghtml

Pfizer completa 100 milhões de doses entregues neste domingo

Pousaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) os três voos previstos para a manhã deste domingo (3) que trouxeram doses da vacina ComiRNAty contra a COVID-19. Os três lotes entregues totalizam 2,895.750 milhões de doses que completam os 100 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer entregues ao Brasil. A informação é da Agência Brasil.

 

Há ainda o quarto e último voo, com mais 1,1 milhões de doses, está previsto para pousar à tarde, totalizando 4 milhões de doses. É a segunda maior remessa que a farmacêutica envia ao país em um único dia.

 

Com as quatro operações deste domingo, a Pfizer vai completar 10,5 milhões de vacinas entregues em uma semana e cumprir o primeiro contrato de 100 milhões de doses da empresa com o governo federal.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/27756-pfizer-completa-100-milhoes-de-doses-entregues-neste-domingo.html