segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Pesquisador da Fiocruz vê 'cenário otimista' e 'Réveillon e Carnaval seguros'

O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda já consegue avistar a melhora do cenário de pandemia, e, com o avanço da vacinação, até a possibilidade de realização de Carnaval e Réveillon. “Se conseguirmos revacinar até o fim do ano todo o grupo com maior risco para evoluir para hospitalização e óbitos, teremos dias mais tranquilos, e, eventualmente, a gente pode liberar algumas atividades associadas à aglomeração, como o Réveillon e o Carnaval”, pontuou o pesquisador em entrevista ao portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Na avaliação do pesquisador da Fiocruz, a combinação do avanço significativo da vacinação, com 90% da população completamente imunizada, com indicadores epidemiológicos que demonstrem redução importante da transmissão do vírus vão possibilitar o fim da pandemia.

 

“No ano que vem, se a gente mantiver uma trajetória de redução de número de casos, hospitalizações e óbitos; se não tiver o surgimento de novas variantes; e conseguirmos uma excelente cobertura vacinal, a gente pode pensar em flexibilizar o uso de máscara, sempre começando pelas atividades de menor risco, associadas à menor transmissão”, explica Croda.

 

O infectologista acredita que, no futuro, quando a imunidade coletiva for alcançada com as vacinas, o novo coronavírus se tornará menos letal, com comportamento semelhante ao de outros vírus respiratórios. “Neste momento, o cenário é bastante positivo. A gente projeta que até o fim do ano mais de 90% da população brasileira estará vacinada com duas doses; que a maioria dos idosos com mais de 60 anos estará vacinado com a sua dose de reforço”, destaca.

 

O especialista, que trabalhava no Ministério da Saúde durante a gestão de Luiz Henrique Mandetta, observa, entretanto, que essa trajetória pode ser suspensa caso surja uma variante que consiga furar a proteção conferida pelas vacinas. “Nunca se sabe quando pode surgir uma nova variante com impacto na proteção que as vacinas garantem para a população”, alerta.

 Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/27763-pesquisador-da-fiocruz-ve-cenario-otimista-e-reveillon-e-carnaval-seguros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário