sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Inhambupe: Oposição e Prefeito brigam em processo de cassação

Enquanto a oposição acusa prefeito de irregularidades fiscais, prefeito se defende alegando um golpe na democracia

O prefeito de Inhambupe, Benoni Leys (PT), poderá ser afastado de suas funções hoje (5), caso a Câmara de Vereadores dê procedência ao pedido de cassação do mandato, formulado pela oposição. Acusado de corrupção por irregularidades no processo licitatório do São João de 2013, o prefeito Benoni tem sido acusado pelos oposicionistas de mergulhar a administração do município em um caos total. A sessão especial que avaliará o pedido de afastamento formulado pela Comissão Parlamentar Processante – CPP – foi convocada pelo presidente do Legislativo local, Everaldo Andrade.
Em caso de cassação, o cargo será assumido pelo vice-prefeito Fortunato Silva (PSDB), também conhecido como Nena, que é visto como principal articulador da proposta de cassação do prefeito.
Outro dos principais articuladores do movimento, o vereador oposicionista Jeovan Vieira, acusa a administração municipal de dificultar a manutenção do processo: “A comissão processante está sendo prejudicada por manobras da administração e não houve sequer uma testemunha ouvida, pois os mesmos são orientados a não irem, sendo que o advogado disponibilizou o endereço do seu escritório errado para dificultar as notificações e consequentemente a comissão” disse o vereador ao Blog Comunicação Jc Inhambupe. Para que o pedido de afastamento do prefeito seja acatado, é necessário 2/3 dos votos dos parlamentares, ou seja, 9 votos.
Defesa – Benoni alega que o processo é ilegítimo, visto que em sua defesa perante juízo, provou a transparência da sua administração. Benoni acusa também, o vice-prefeito Fortunato Silva de conluio com outros vereadores oposicionistas da cidade, a tramarem uma sessão extra na Câmara para esta sexta-feira (5), com o propósito de afastar o prefeito sob a alegação de obstrução, sem qualquer prova material ou sequer testemunhal do ocorrido.
Segundo o prefeito, o objetivo da manobra seria desferir um golpe na democracia, visto que Nena estaria tentando destituí-lo do cargo para seu próprio favorecimento e a fim de utilizar a máquina pública a favor de sua candidatura para a prefeitura nas próximas eleições: “Nena não tem medido esforços nas suas ações inescrupulosas, como assediar os vereadores que não concordam com o golpe absurdo, oferecendo secretarias, negócios montados, tratores, dentre outros favores. Uma atitude de quem é ditador e não respeita as leis e muito menos a democracia”, indignou-se o prefeito Benoni Leys

Fonte: http://bahia.ba/bahia/inhambupe-oposicao-e-prefeito-brigam-em-processo-de-cassacao/
Foto: José Carlos

 

Mulher é baleada e diz que crucifixo amorteceu impacto: 'foi Deus'

Apesar de ter sido atingida por uma bala perdida na tarde desta quarta-feira (3), uma mulher de 59 anos afirmou se considerar uma pessoa de sorte. Ana Santos estava no banco traseiro de um táxi no Rio de Janeiro, quando um tiro atingiu o para-brisa do veículo, atravessou um crucifixo pendurado no retrovisor, acertou sua boa e feriu também sua perna. "O crucifixo amorteceu a bala. Por isso, ela chegou já com impacto reduzido. Minha boca ficou inchada, claro, assim como a minha perna. Mas imagina só se ela tivesse vindo direto, sem qualquer obstáculo... Não gosto nem de pensar nessa possibilidade. Foi Deus", disse em entrevista ao jornal Extra. No momento do incidente, o táxi estava parado em um semáforo da Rua Baronesa, enquanto policiais militares e traficantes trocavam tiros nos morros da Covanca e São José Operários, próximos do local. "Na hora, ouvi apenas uma pequena explosão. Depois, senti que estava sangrando muito. Vi que estava ferida na boca e depois senti uma fisgada na perna, onde achei a bala alojada. Mas era tanto sangue, uma verdadeira bica, que eu me apalpava porque achava que tinha outro ferimento no corpo", contou. Ana foi socorrida pelo taxista que a transportava. "Queria agradecê-lo, já que ficou com a gente até estarmos em condições de procurarmos abrigo. E também ver o crucifixo que me salvou".

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/185235-mulher-e-baleada-e-diz-que-crucifixo-amorteceu-impacto-039foi-deus039.html

Fiocruz diz que pode chegar à vacina contra o Zika em cinco anos

O presidente da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, disse nesta quinta-feira (4) que o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika pode levar cinco anos, prazo menor que a média para a descoberta de outros imunizantes. Segundo Gadelha, a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de declarar emergência internacional por causa da microcefalia associada ao vírus Zika pode agilizar as pesquisas para o desenvolvimento da vacina. “A OMS agiu corretamente ao tomar a decisão. É uma iniciativa que pode levar à descoberta da vacina de maneira muito mais rápida, pois a declaração vai facilitar a busca de parcerias em todo o mundo, reunindo esforços de entidades de pesquisas de todo o mundo”, disse Gadelha em entrevista. Segundo a Agência Brasil, ele destacou o fato de que hoje já é possível encurtar prazos para desenvolvimento de vacinas a partir de experiências anteriores, “porque, em geral, uma vacina leva cerca de 10 anos ou mais anos para ser desenvolvida”. “Mas hoje temos experiência de algumas vacinas e os institutos chegaram a avanços significativos ou a alguns resultados importantes, como no caso da vacina da dengue. Vamos utilizar o mesmo caminho”, acrescentou. “De qualquer maneira, para chegarmos a uma vacina, para ser mais realista – porque teremos que realizar testes clínicos na população – deveremos levar em torno de cinco anos até a sua descoberta”. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/185249-fiocruz-diz-que-pode-chegar-a-vacina-contra-o-zika-em-cinco-anos.html