terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dr. Miguel é entrevistado e diz "Ser vereador é renunciar a si mesmo para estar sempre à disposição da população"

1. O que é ser Vereador?
Bom dia Eduardo! Respondendo a sua pergunta Ser vereador é renunciar a si mesmo para estar sempre à disposição da população! Principalmente se você tiver verdadeiro compromisso com o povo!

2. Como foi o primeiro semestre como vereador de Inhambupe?
O primeiro semestre foi muito positivo tivemos a oportunidade de apresentar projetos importantes para a nossa Cidade, promovemos uma fiscalização acirrada, fizemos denuncias, apresentamos diversas indicações defendemos o patrimônio do povo.
3. Qual a sua visão da Gestão do município?
A gestão do Município não vai bem isso é notório a administração está sem rumo definido! O povo está aguardando que o governo municipal diga para que veio e o que vai fazer pelos onze mil votos que recebeu! Até o momento não vimos cumprida nenhuma das promessas feitas na campanha eleitoral!

4. Qual a sua marca como vereador?
a minha marca como vereador foi principalmente fazer a sociedade participar da vida politica do município comparecendo maciçamente às sessões da Câmara. Apresentei também Projeto de Lei que cria a Semana Municipal da Cultura, fizemos a indicação para a implantação do Distrito Industrial de Inhambupe, cujo Projeto será votado nesta terça-feira este projeto irá mudar a vida da nossa cidade e eu tenho a honra de ser o seu precursor. , Esclareço também que na qualidade de líder da oposição, estamos realizando um trabalho responsável para não prejudicar a cidade. O nosso objetivo é defender os interesses da coletividade e não das minorias interesseiras que defendem os seus próprios interesses! Continuamos apresentando diversos projetos e outras indicações importantes para a nossa Cidade! Forneceremos cópias de todos para todas as pessoas interessadas.

5. O que todo vereador deve ter?
Todo vereador deve ter compromisso com a população e com a Cidade!
6. Inhambupe já conta com quase 40 mil habitantes, o que é necessário ser feito para essa população?
Essa é a minha preocupação e é por isso que estou lutando pela implantação do Distrito Industrial em nosso Municipio para gerar emprego para a população. Precisamos cobrar do governo mais saúde, mais educação, modernização dos serviços médicos-hospitalares, dentre outros. Isso é aliás o que estou cobrando todos os dias.

7. O que você acha que o povo de Inhambupe espera do senhor?
O povo de Inhambupe espera que eu faça diferente! eu estou tentando! se você acompanhar as sessões da Câmara verá que já há muita coisa mudada! O povo está sendo melhor representado, ao menos estamos nós vereadores tentando defender os direitos da população! isso você pode verificar nos vídeos de gravação das sessões. Todas as minhas denuncias, indicações e projetos estão lá gravados.

8. Qual o seu sonho para Inhambupe e como é possível realizar?
Eu desejo para Inhambupe um governante que goste da cidade e do seu povo e que as pessoas saibam escolher melhor os seus governantes, só assim nós teremos uma cidade melhor para se viver!

9. Considerações finais:
Hoje nós estamos votando um processo de impeachment do prefeito! Eu entendo que este processo não deveria ser apenas para o prefeito, teria que ser também contra o vice-prefeito, porque todas as denuncias que estão sendo investigadas foram praticadas quando ambos estavam governando juntos. Porém, muitas pessoas não atentam para isso. Acho que o afastamento de apenas um não é a decisão mais acertada, eu gostaria sinceramente de ver os dois serem investigados e depois de verificadas as irregularidades gostaria de poder votar pelo afastamento de ambos, só assim estaria certo de fazer a seja a verdadeira justiça. Não creio que o afastamento de Benoni seja a solução para os desmandos que foram praticados quando o vice - prefeito também estava firme ao seu lado compactuando com tudo! Abram os olhos inhambupenses! eu não gosto de fazer injustiça! ou afasta todos ou não afasta ninguém assim que eu penso. Esclareço que não tenho nada de pessoal com Benone muito menos com o Sr. Nena. Mas tenho partido e considero como meu líder político Euberto Luiz a quem sempre fui e continuarei sendo leal!
Vou continuar firme sempre defendendo os interesses da população e da nossa cidade. Um abraço

8 de outubro – Dia do Nordestino

Hoje, dia 8 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Nordestino.
A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento deAntônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.
O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maiornúmero nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro). Apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia até então uma data em que a comunidade pudesse comemorar e se reunir. Além disso, a lei é um modo de diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sul do país, mostrando o valor cultural e social do nordeste brasileiro.
A cultura popular do Nordeste é um dos maiores traços do Brasil em sua verdadeira essência. Esses conjuntos de práticas e tradições são expressados através de festas, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas do povo. Todos os anos, milhões de turistas vindos de outros estados e países escolhem a região como destino de suas férias. Isso porque, além das inúmeras belezas naturais, o Nordeste possui uma essência só sua, repleta de tradições e símbolos típicos. O artesanato, a música e a comida são os maiores exemplos.
No artesanato, rendas, redes tecidas à mão, bordados, cerâmicas, palhas, vime, objetos de argila coloridos, de madeira ou de coco são alguns dos artefatos produzidos por artesões nordestinos. Com muita habilidade e paciência, esses profissionais confeccionam verdadeiras obras primas que são vendidas para turistas do mundo todo. Já a música é representada pelo forró, maracatu, axé, repente etc.
A comida regional é bastante apreciada por conta de seu sabor inconfundível, que mistura vários temperos naturais e pode ter como base frutos do mar, mocotó, carne-seca, macaxeira, buchada de bode etc. No carnaval, manifestações populares como o bumba-meu-boi e o frevo agitam as ruas das cidades (isso sem falar no tradicional carnaval de Salvador, o mais famoso do país). Foi também do Nordeste que vieram grandes nomes da música e poesia brasileiros, como Luiz Gonzaga (o “Rei do Baião”), Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Jorge Amado e Torquato Neto. Na TV e no cinema, nordestinos como Wagner Moura, José Wilker, Chico Anísio, Lázaro Ramos e Glauber Rocha consagraram seus nomes no Brasil inteiro.
Enfim: seria impossível falar a respeito de toda cultura nordestina, de tãodiversificada que ela é. E nada disso existiria sem a ajuda do povo da região, osnordestinos, que passam de geração em geração todos os valores e aspectos desta rica cultura, que floresce até os dias de hoje. Hoje é dia de homenagear esse povotão simpático, acolhedor, guerreiro e trabalhador, que enche nosso país de orgulho.
Parabéns, Nordestinos!

Nota no Enem não é critério de eliminação do Programa Ciências sem Fronteiras

Imagem: aprovadonovestibular.com

O juiz federal Márcio Barbosa Maia, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), decidiu que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não pode ser critério de eliminação do processo seletivo do Programa Ciências sem Fronteiras. A decisão vale só para um estudante que questionou o critério na Justiça. Cabe recurso.
O juiz reformou decisão da primeira instância da Justiça Federal, que negou pedido do candidato. Márcio Barbosa Maia concedeu liminar para afastar a exigência de participação no Enem posterior a 2009. “A alteração no regramento deveria, então, levar em conta espaço temporal suficiente para que aqueles que ingressaram no curso superior por outra via ou que se submeteram ao Enem anteriormente a 2009, pudessem se submeter ao exame, com tempo hábil para obter avaliação e assim participar do programa”, disse o magistrado. 
De acordo com as regras do Programa Ciência sem Fronteiras, estudantes que não obtiverem nota igual ou superior a 600 pontos em Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito após 2009 não podem participar do processo seletivo. Durante o período de inscrições, as normas foram criticadas pelos estudantes.
O Programa Ciência sem Fronteiras prevê a concessão de bolsas de estudo de graduação e pós-graduação em instituições de internacionais de ensino.

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/10/07/nota-no-enem-nao-e-criterio-de-eliminacao-do-programa-ciencias-sem-fronteiras/?from_rss=None

Denúncias de tráfico de mulheres crescem 1.547% no primeiro semestre

Imagem: dilmanarede.com.br

Brasília – O número de denúncias de tráfico de mulheres no país teve aumento de 1.547% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2012. Nos meses de janeiro a junho, o canal de atendimento Ligue 180 recebeu 263 denúncias, das quais 173 sobre casos internacionais e 90 no Brasil. Em 34% dos registros, havia risco de morte da vítima. Os dados fazem parte do balanço semestral divulgado nesta segunda (7) pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
De acordo com a ministra Eleonora Menecucci, o aumento das denúncias está relacionado ao impacto das campanhas e possibilitou o desbaratamento de quadrilhas que traficavam brasileiras. O levantamento apontou que a maior parte das denúncias foi feita pela mãe da vítima. As denúncias revelaram exploração sexual, de trabalho, remoção de órgãos e adoção.
Leia também:
Serviço: confira lista de telefones úteis e de emergência do Brasil
“O aumento é assustador, mais de 1500%. Em 2012, foram apenas 17 denúncias”, disse a ministra. Nos 90 casos denunciados de tráfico de pessoas dentro do país, 64 eram sobre exploração sexual, 25 exploração de trabalho e uma de adoção.
O serviço Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher e também orienta sobre direitos, atende a 56% dos municípios. De janeiro a junho deste ano, foram registrados 306.201 atendimentos, como em todo o país. Os 50 municípios que mais acessaram o canal têm até 20 mil habitantes.
“Isso significa a interiorização do Ligue 180 e torna visível a violência contra as mulheres. O conhecimento está chegando nos grotões do país, está nos dizendo que também há violência contra as mulheres no interior do país”, avalia Eleonora Menecucci.
No primeiro semestre, as cidades de Gabriel Monteiro (SP), Rio Doce (MG) -  ambas com menos de 3 mil habitantes -  e o estado do Amapá lideram o ranking de ligações, com pedidos de informações sobre os direitos das mulheres e denúncias. Nas áreas rurais, foram feitos 2 mil atendimentos, referentes a quase 7% dos relatos.
O quadro das denúncias aponta que mais de 80% dos relatos de violência, o agressor era o companheiro, cônjuge ou ex-namorado da vítima. Em quase 20% dos casos, a relação tinha entre cinco e dez anos. Segundo as usuárias do canal, os primeiros atos de violência apareceram no início do relacionamento. A prática diária da violência foi constatada em quase metade dos casos.
Desde a criação do canal, em 2006, já foram registrados mais de 3,3 milhões de atendimentos. Neste período, das chamadas recebidas pelo Ligue 180, mais de 470 mil pediam informações sobre a Lei Maria da Penha. A ministra defendeu a lei e argumentou que a precisa ser mais divulgada.
“A lei é um sucesso, ela tem que ser aperfeiçoada na sua implementação. A lei veio para ficar e agregou outros instrumentos de defesa da mulher”, disse. "Enquanto não tivermos uma rapidez, continua a mesma situação. A mulher vai à delegacia, pede que a medida protetiva. Quando essa medida chega, a mulher já morreu. Temos feito parcerias com os tribunais dos estados para acelerar esse processo. O instrumento legal da medida protetiva é fundamental", completa.
De acordo com a ministra, ainda não há dados consolidados sobre a solução das denúncias registradas no canal. Para aperfeiçoar o serviço, a pasta vai insvetir R$ 25 milhões até o final de 2014 no processo de alteração do canal para Disque 180. As denúncias serão redirecionadas para o Ministério Público, a Polícia Civil e Militar ou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O novo sistema deve começar a funcionar em dezembro deste ano.
 
Edição: Carolina Pimentel

Fonte:http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/10/denuncias-de-trafico-de-mulheres-crescem-1547-no-primeiro-semestre

Brasil exige explicação do Canadá e chama embaixador após denúncia de espionagem


RIO DE JANEIRO, 7 Out (Reuters) - O Brasil convocou o embaixador do Canadá nesta segunda-feira e exigiu explicações do país sobre a denúncia de que o Ministério de Minas e Energia (MME) e um ex-embaixador brasileiro foram alvo de espionagem eletrônica por parte da agência canadense de segurança, em mais uma reação aos programas de vigilância dos Estados Unidos e aliados.
De acordo com denúncia feita pelo programa "Fantástico", da TV Globo, no domingo, com base em documentos vazados por Edward Snowden, as comunicações telefônicas e de computador do ministério, incluindo emails, foram mapeadas pela agência canadense, conhecida pela sigla CSEC.
A agência acessou ainda a comunicação entre computadores do ministério e de países do Oriente Médio, da África do Sul e até do próprio Canadá, disse o "Fantástico". Também foi alvo de espionagem o ex-embaixador do Brasil no Canadá Paulo Cordeiro, segundo a denúncia.
O chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, convocou o embaixador do Canadá em Brasília, Jamal Khokhar, para prestar esclarecimentos nesta segunda e manifestou o "repúdio do governo a essa grave e inaceitável violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas", segundo nota divulgada pelo Itamaraty.
A presidente Dilma Rousseff, que segundo outros documentos vazados por Snowden foi alvo de espionagem por parte dos EUA, voltou a apontar motivos econômicos para a vigilância no Brasil e cobrou o fim dessas ações.
"A denúncia de que o Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem confirma as razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos", afirmou Dilma em sua conta no Twitter nesta segunda-feira. "A reportagem aponta para interesses canadenses na área de mineração. O Itamaraty vai exigir explicações do Canadá."
Os programas secretos de vigilância da Internet e de telefonemas do governo dos EUA dentro do próprio país e no exterior foram revelados este ano por Snowden, ex-prestador de serviço da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês), que atualmente está asilado na Rússia.
Documentos vazados por Snowden anteriormente revelaram que os Estados Unidos espionaram as comunicações pessoais de Dilma e a rede de computadores da Petrobras. Em resposta, a presidente cancelou uma visita de Estado a Washington neste mês e usou seu discurso na Assembleia-Geral da ONU para criticar de forma contundente a espionagem, que chamou de "uma prática que fere o direito internacional e afronta os princípios que devem reger as relações entre os países".
 

Fonte: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE99600E20131008