quinta-feira, 25 de julho de 2013

Justiça nega pedido do MPF para retirar expressão 'Deus seja louvado' de cédulas

O pedido do Ministério Público Federal (MPF) para retirar a expressão “Deus seja louvado” das cédulas de Real foi negado pela juíza federal Diana Brunstein, da 7ª Vara Federal Cível de São Paulo. A mesma juíza já havia negado a antecipação de tutela em novembro de 2012. De acordo com a magistrada, não compete ao judiciário definir se a inscrição pode estar ou não nas cédulas de Real, e que a expressão em si não fere nenhum direito individual ou coletivo, ou impõe uma determinada conduta. Na decisão, ela fundamente que, desta forma, ao acolher o pedido, o Judiciário poderia abolir feriados nacionais religiosos, determinar modificação do nome de cidades, proibir decoração de natal em espaços públicos e impedir a manutenção de símbolos de cunho religioso com dinheiro público. A juíza afirma que essas decisões devem ser tomadas por meio de representantes ou do Poder Executivo. O procurador de Justiça Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, afirma que o Estado brasileiro é laico e deve se desvincular de qualquer manifestação religiosa. A Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou que a expressão impressa nas cédulas não afasta a laicidade do Estado.

 Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/46681-justica-nega-pedido-do-mpf-para-retirar-expressao-039-deus-seja-louvado-039-de-cedulas.html

CNI/Ibope: Aprovação do governo Dilma cai 24 pontos

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, mostra que a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu 24 pontos. No levantamento anterior, em junho, 55% dos entrevistados avaliaram o governo positivamente, fatia que caiu para 31%. Além disso, cresceu o número de pessoas que consideram o governo ruim ou péssimo, que passou de 13% das respostas no mês passado para 31% neste mês. Outros 37% consideram a gestão regular. Os dados do levantamento são afetados pelas manifestações que ocorrem em todo o país desde junho. A pesquisa anterior da CNI foi feita antes do começo dos protestos. A avaliação pessoal da líder nacional também piorou. No levantamento anterior, 71% aprovavam o jeito da petista governar, agora o dado caiu para 45%. Os que desaprovavam Dilma eram 25%, mas na nova consulta o número subiu para 49%. Segundo a CNI, a pesquisa foi feita entre 9 e 12 de julho, com 7.686 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 434 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/141172-cni-ibope-aprovacao-do-governo-dilma-cai-24-pontos.html

CNI/Ibope: De 11 governadores pesquisados, Wagner é o 7º melhor avaliado

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), ficou na 7ª colocação entre 11 governadores brasileiros avaliados no levantamento feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em parceria com o Ibope, divulgado nesta quinta-feira (25). Dos entrevistados que consideram a sua administração ótima ou boa, o petista marcou 28%. Na ponta do ranking aparece o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência da República, com 58%. O pior avaliado foi o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que cravou 12% apenas. Já na avaliação pessoal, o governador Wagner, com 45%, está à cima da média nacional – 42% – dos que aprovam a maneira de governar dos chefes dos Executivos estaduais. Seguindo a mesma lógica, Cabral, líder fluminense que vem sendo alvo de frequentes protestos no Rio, é o pior avaliado. O peemedebista marca 29%. Na ponta do ranking, novamente aparece Eduardo Campos, com 76% de aprovação. Ao todo, além de Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, a consulta ouviu moradores do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como não há pesquisa prévia em relação aos governadores, não é possível estabelecer uma comparação que permita mensurar a queda (ou crescimento) na popularidade de cada um. Já na comparação com a avaliação da presidente Dilma com Wagner na Bahia, o percentual de ótimo ou bom da mandatária brasileira é superior ao percentual conquistado pelo líder baiano. Dilma marcou 41%, enquanto 28% apenas dos mesmos entrevistados disseram a mesma coisa. No topo da pirâmide, mais uma vez, Eduardo Campo lidera com 58%. Dilma em Pernambuco crava 41% de consultados que consideram seu governo ótimo ou bom. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/141182-cni-ibope-de-11-governadores-pesquisados-wagner-e-o-7-melhor-avaliado.html

PTdoB convida ex-BBB Anamara para disputar eleições de 2014, diz revista

Ex-participante do reality show Big Brother Brasil, a baiana Anamara Barreira poderá passar a ser “espiada” na Câmara Federal a partir de 2014. Isso porque, de acordo com informações obtidas pelo site da Revista Veja, o PTdoB convidou a ex-policial para se candidatar a deputada federal nas próximas eleições. Ela, porém, não quis se pronunciar sobre o assunto. A vencedora da quinta edição do programa A Fazenda, Viviane Araújo, também estaria em negociação com o PSL para entrar na briga, segundo a reportagem. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/141178-ptdob-convida-ex-bbb-anamara-para-disputar-eleicoes-de-2014-diz-revista.html

Mulheres altas tem maior risco de desenvolver câncer, diz estudo

Mulheres mais altas enfrentam maiores riscos em relação a diversos tipos de câncer, segundo pesquisa norte-americana publicada nesta quinta-feira (25). Os cientistas descobriram que a cada 10 centímetros adicionais de altura haveria um risco 13% maior de contrair as doenças.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/141184-mulheres-altas-tem-maior-risco-de-desenvolver-cancer-diz-estudo.html

Missa de encerramento da JMJ será em Copacabana, não mais em Guaratiba

Lamaçal no Campus Fidei, em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, na quarta-feira (24) (Daniela Dacorso/Agência O Globo)

Vigília está suspensa: programação vai terminar na noite de sábado e será retomada na manhã de domingo. Estrutura da praia será usada para a celebração final da Jornada Mundial da Juventude. Lama e dificuldade de acesso tornam inviável a peregrinação até a Zona Oeste

A mudança forçada no roteiro coroa o que pode ser interpretado como um misto de megalomania e descompromisso com o que prega o papa Francisco: quem, afinal, será responsabilizado por gastar, em duas áreas distintas, dinheiro para montar palco, altar e todo o sistema para eventos semelhantes, com reunião de 2 milhões de pessoas? Seria como realizar dois réveillons de Copacabana na mesma semana, para se usar uma comparação feita pela própria prefeitura referindo-se às dimensões do evento

(Atualizada às 18h15)
A prefeitura do Rio abortou os eventos da Jornada Mundial da Juventude que seriam realizados em Guaratiba. Por causa da chuva, a vigília e a missa de encerramento serão em Copacabana, onde também há palco e estrutura para receber cerca de 2 milhões de pessoas. Desde o início da semana, o terreno recém-preparado, com muito barro e terra fofa, transforma-se progressivamente em um conjunto de pequenos lagos.
As duas fazendas escolhidas para sediar a vigília e a missa de encerramento celebrada pelo papa Francisco, que totalizam 3,5 milhões de metros quadrados de área, mostraram-se uma opção complicada desde o início da jornada. Chuvas no início do ano atrasaram as obras, e, como mostrou o site de VEJA, as alterações no terreno alagaram casas de moradores do entorno do terreno.
O Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude (COL) informou, agora à noite, que, além da transferência da missa final do evento para Copacabana – em vez de Guaratiba – está cancelada a vigília, originalmente programada para a noite de sábado para domingo. “Devido às condições climáticas, os eventos programados para o Campus Fidei, em Guaratiba, serão realizados na praia de Copacabana. Com isso, a peregrinação de 13 km não poderá ser realizada. Diferentemente do que aconteceria em Campus Fidei, onde os participantes passariam toda a noite em vigília, em Copacabana a programação será encerrada após a Vigília de Oração com o Papa Francisco (prevista para começar no sábado, 27, às 19h30) e retornará no domingo, 28, às 10h, com a presença do pontífice”, diz a nota divulgada pelo COL.
“Foi uma decisão difícil, mas responsável, pensando sempre na segurança do nosso peregrino. Copacabana sempre foi o nosso plano B, que agora teremos que colocar em prática. Quem está no Rio de Janeiro sente o que a JMJ trouxe. Que a JMJ continue alegre e feliz”, disse Dom Paulo Cezar Costa, vice-presidente do COL, na coletiva de imprensa realizada na noite desta quinta-feira.
Ainda não se sabe o prejuízo que a JMJ, cujo orçamento é deficitário, terá com o cancelamento. Palcos, tendas, banheiros, postos de saúde e estruturas do Exército foram transportados nas últimas semanas para permitir a realização da vigília, em uma área onde praticamente só havia mato.
A mudança forçada no roteiro coroa o que pode ser interpretado como um misto de megalomania e descompromisso com o que prega o papa Francisco: quem, afinal, será responsabilizado por gastar, em duas áreas distintas, dinheiro para montar palco, altar e todo o sistema para eventos semelhantes, com reunião de 2 milhões de pessoas? Seria como realizar dois réveillons de Copacabana na mesma semana, para se usar uma comparação feita pela própria prefeitura referindo-se às dimensões do evento.
O prefeito Eduardo Paes confirmou a mudança pouco antes das 16h, em uma entrevista coletiva, e pediu a compreensão dos moradores do bairro da Zona Sul da cidade - que terá de conviver com a concentração de peregrinos por quatro dias, e não mais dois apenas.
Na empresa contratada pela prefeitura para organizar a JMJ, a Dream Factory, que também organiza o Rock in Rio, ainda havia otimismo com o clima até quarta-feira. O diretor da empresa, Duda Magalhães, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que não estava preocupado, porque os participantes do evento sabiam o que teriam de enfrentar. "O evento é uma missa campal. Passar frio, calor, estar numa área de terra ou alagada, são condições de um evento como este. Quem é peregrino sabe que vai passar por essa experiência", disse.
O que o diretor da empresa não levou em conta foi o quanto a experiência poderia ser ruim. Afinal, não se trata de passar por um atoleiro, mas de permanecer em uma área alagada e com chuva por mais de 12 horas, entre o sábado e o domingo, depois de caminhar 13 quilômetros na ida, outros 13 na volta - o que transformaria a peregrinação em calvário.
Treinamento abortado - Um grupo de jornalistas foi informado pelo Exército sobre o cancelamento das atividades em Guaratiba. Eles iriam acompanhar os treinamentos do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA/RJ) para atuar especificamente naquela área. Ainda na entrada do campo, um major informou a mudança de local da missa de encerramento e, consequentemente, a suspensão dos trabalhos - que fariam, por exemplo, a simulação da chegada do papa ao local. Apesar do grande lamaçal no terreno, já havia pequenos grupos de peregrinos preparando seu acampamento, no intuito de garantir um local mais próximo ao palco onde papa Francisco não subirá mais.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/vigilia-do-papa-e-missa-de-encerramento-serao-em-copacabana-nao-mais-em-guaratiba

 

 

Times brasileiros que disputarão a Copa Sul-Americana são definidos; veja os duelos

Sport, Náutico, Vitória, Coritiba, Criciúma, Ponte Preta, Portuguesa, Bahia e São Paulo serão os nove representantes do país na competição


Foram definidos nesta quinta-feira (25) os oito times brasileiros que se juntarão ao São Paulo na disputa da Copa Sul-Americana deste ano. Com a confirmação dos classificados para as oitavas de final da Copa do Brasil, que nesta temporada está com formato novo e se estenderá até o novembro, Sport, Náutico, Vitória, Coritiba, Criciúma, Ponte Preta, Portuguesa e Bahia brigarão ao lado do tricolor do Morumbi pelo  título da competição que garante uma vaga ao campeão na Copa Libertadores de 2014.
Com a mudança no formato atual da Copa do Brasil, muitas equipes priorizaram a competição Sul-Americana e usaram times mistos e até reservas no torneio nacional. A alteração no regulamento é tão inusitada que pela primeira vez na história do campeonato um time brasileiro que disputa a Série B (Sport-PE) conseguiu a classificação.
Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional e Flamengo estavam classificados para a competição continental. Porém, como os cinco clubes avançaram na Copa do Brasil, as vagas ficaram com Sport, Vitória, Criciúma, Portuguesa e Bahia, eliminados da Copa do Brasil. Já Náutico, Coritiba e Ponte Preta garantiram a vaga por conta da posição alcançada no Campeonato Brasileiro do ano passado.
Sendo assim, os confrontos nacionais da segunda fase da Copa Sul-Americana ficaram definidos da seguinte forma: Sport e Náutico fazem o clássico regiOnal; Vitória e Coritiba colocam frente a frente a boa fase que vivem na Série A do Brasileirão; Ponte Preta enfrenta o Criciúma em sua primeira participação em uma competição internacional em mais de 100 anos de história; Portuguesa e Bahia fecham os duelos entre brasileiros.
O São Paulo, por ser o atual campeão do torneio, entrará apenas nas oitavas de final. O atual formato da Copa Sul-Americana contará com a presença de 47 times e na primeira fase não terá a participação das equipes do Brasil e da Argentina.
CBF e Conmebol não divulgaram as datas e horários das partidas entre os clubes brasileiros. Porém, segundo o regulamento da competição, as partidas deverão acontecer nos dias 13, 14, 28 e 29 de agosto.
Disputada desde 2002, mas com brasileiros presentes só a partir do ano seguinte, a Copa Sul-Americana não era tão valorizada até a última temporada. Mas, com a Conmebol garantindo uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores ao campeão, o torneio passou a ser cobiçado pelas grandes equipes do futebol sul-americano.
Com cinco títulos, a Argentina é o país mais vitorioso na Copa Sul-Americana. Brasil, com dois, México, Chile, Equador e Peru, com um cada, completam a lista.
Veja abaixo os duelos entre brasileiros na segunda fase da Copa Sul-Americana:
 Sport x Náutico
 Vitória x Coritiba
Ponte Preta x Criciúma 
Portuguesa x Bahia
Fonte: http://virgula.uol.com.br/esporte/futebol/times-brasileiros-que-disputarao-copa-sul-americana-sao-definidos-veja-os-duelos



Evento em Guaratiba é transferido para praia de Copacabana



Membros da organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que estão no Campus Fidei, em Guaratiba (zona oeste do Rio de Janeiro), informam nesta quinta-feira (25) que o evento no local foi cancelado e transferido para Copacabana (zona sul). O prefeito Eduardo Paes fez o anúncio oficial na sequência, em coletiva de imprensa. O encontro internacional de católicos vai até domingo (28) na capital fluminense.

"Tomamos a decisão de cancelar por causa das chuvas intensas desde segunda-feira e como tem vigília, sob o ponto de vista de saúde, colocaria pessoas em risco", afirmou na coletiva no Centro de Operações da Prefeitura.
 Segundo ele, técnicos da área de saúde e de logística aconselharem que o evento fosse cancelado em Guaratiba. "Pedimos a compreensão dos moradores".
Em Copacabana, um grupo de peregrinos começa a gritar: "A vigília é em Copa".
Paes disse ainda que amanhã, às 11h, será anunciado como será a contingência de Copacabana. "O plano B sempre foi Copacabana. É tradição da JMJ terem dois locais", afirmou.
A escolha de Guaratiba, que é uma região mais afastada do centro da cidade, ocorreu porque é costume da JMJ uma caminhada e uma vigília noturna na véspera da missa de encerramento.
 "Queríamos distribuir o evento por toda a cidade". O prefeito disse também que não houve gasto de dinheiro público com esse evento.
Um treinamento para a segurança do papa, que começaria às 15h, foi suspenso. Os participantes foram informados por rádio para cancelarem o treinamento, já que o evento não será mais realizado lá.
Os dois principais eventos da Jornada Mundial da Juventude aconteceriam no campo de Guaratiba: a vigília, sábado (27), com a presença do papa Francisco, e a missa de encerramento do evento católico no domingo (28), também com a presença do pontífice.
Com as chuvas constantes, a região ficou alagada. Os eventos serão transferidos para a praia de Copacabana (zona sul), onde Francisco participa, nesta quinta (25) e sexta (26), de dois eventos.
REUNIÃO
Segundo o departamento de comunicação no Campus Fidei, a organização da Jornada se reuniu no início da tarde de hoje com os bombeiros, Exército e Ministério da Saúde para decidir sobre o evento. Moradores da região ouvidos pela reportagem dizem que choveu ininterruptamente nos últimos dois dias.
A organização diz que a chuva no local ocorreu por 24 horas seguidas: começou ontem de manhã e só parou no início da manhã de hoje.
A Folha percorreu três entradas do evento. Havia um esforço para cobrir de brita os principais acessos. A entrada dois, que fica atrás do palco e é usada pelos veículos de serviço, está toda coberta de brita, formando uma espécie de asfalto. Na semana passada, o local era apenas lama e barro.
Na entrada dos peregrinos a situação é mais complicada. Grandes poças de lama estão formadas. Na entrada mais próxima da avenida das Américas, onde seria feito o acesso das autoridades, há também bastante lama.
A Jornada informou que, apesar do esforço, não seria possível cobrir os 1,36 milhão de metros quadrados do Campus Fidei. Em alguns pontos é possível observar que uma manta feita de lona e uma trama de aço foi posta sobre o barro. 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1316582-evento-em-guaratiba-e-cancelado-e-transferido-para-copacabana.shtml

JOVEM É BALEADO NA NOITE DESSA QUARTA, NO BAIRRO DA ÚRBIS EM INHAMBUPE

O jovem Edinelson de Oliveira de 27 anos, foi baleado na noite de Quarta (24), no bairro da Úrbis em Inhambupe e não resistiu, vindo a óbito. Edinelson é natural de São Paulo e já residia em Inhambupe há algum tempo.

Fonte: http://seliganainformao.blogspot.com.br/2013/07/jovem-e-baleado-na-noite-dessa-quarta.html

2ª Conferência Municipal de Cultura faz homenagem ao vaqueiro nordestino

































A Segunda Conferência de Cultura de Inhambupe homenageou o Vaqueiro Nordestino, e teve como tema central "Uma política de Estado para a Cultura, Desafios do Sistema municipal de Cultura".
O Diretor de Cultura Cosminho falou que é um desafio, citou os nomes da equipe de cultura agradecendo: Adriano, Adalberto, Lindivaldo, Elder, Simone, Glória e Andressa e disse que niguém consegue nada sozinho, agradeceu a Secretaria de Educação e ao Prefeito Benoni que tem dado a ele carta branca para trabalhar.

'O que seria o Brasil se não fosse o PT?', dispara Lula


Recebido sob o coro de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva conseguiu despertar o público cansado após mais de 2h no evento em comemoração aos 10 anos de governo do PT, que já começou com cerca de 1h30 de atraso.  Ao abrir o discurso, o petista comparou o Brasil com o Peru, onde recebeu o título de doutor honoris causa na Universidad Mayor de San Marcos, criada em 1551. “No Brasil, a primeira universidade é de 1920. Os portugueses não queriam que a gente estudasse. Isso explica porque o país foi o último a abolir a escravidão, a conquistar a independência. O que seria do Brasil se não fosse o PT? [Se não fosse] A CUT? [Se não fosse] O MST? [Se não fosse] A religião afro? [Se não fosse] O movimento popular? O que seria do Brasil sem nós?”, questionou, ao lembrar avanços alcançados pelo partido na área de educação. Entre piadas que arrancaram risos da plateia, Lula citou o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que considera “a síntese das conquistas da humanidade”. “Sua grandeza não foi conquistada nos cinco anos de mandato, mas nos 27 de oposição”, enfatizou. 
O ex-presidente se disse orgulhoso por ter, em seu primeiro mandato, cumprido tudo o que planejou para os período entre 2003 e 2006, mas se desculpou por não ter feito tudo o que desejava. “Gostaria de ter feito oposição a mim mesmo”, brincou, antes de admitir que escolheu em silêncio o nome de Dilma Rousseff para sua sucessão em 2010. “Fui levando em banho-maria. Dilma não sabia que seria presidente da República até eu dizer que ela era mãe do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. E, se eu dissesse no PT, iam querer fazer discussão interna”, contou. O político ponderou que dez anos de governo é “muito pouco” e pediu que a militância se prepare para o debate. “Querem fazer o Brasil esquecer os nossos 10 anos”, opinou, ao argumentar que após a última década o brasileiro “já pode andar de cabeça erguida no mundo”. “O PT ousou dizer que o Brasil é soberano, mas também não é melhor do que ninguém. Antes, os outros países da América Latina olhavam o Brasil como adversário e o Brasil olhava para a África com desprezo. Nós conquistamos a confiança dos países”, avaliou. “O governo desses 10 anos tenta consertar os 20 anos anteriores”, completou. Antes de finalizar a fala, Lula sugeriu que a série de eventos em comemoração ao tempo do partido no poder, encerrada com o encontro em Salvador, seja transformada em livro. Entre mais aplausos e palavras de ordem, declarou que nasceu a fazer política pelo PT e vai morrer a fazer política pelo PT. “Não tenho vergonha de ser político”, concluiu.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/141144-039-o-que-seria-o-brasil-se-nao-fosse-o-pt-039-dispara-lula.html 

Nos pênaltis, Atlético-MG bate Olímpia e leva Libertadores pela 1ª vez

Com a superação que marcou a equipe na fase final, a força de mais de 60 mil torcedores e muita emoção, o Atlético-MG conquistou, na noite desta quarta-feira (24), seu primeiro título da Copa Libertadores.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/141143-nos-penaltis-atletico-mg-bate-olimpia-e-leva-libertadores-pela-1-vez.html