sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Criação de emprego com carteira assinada aumenta 26% em agosto

A criação de empregos com carteira assinada no mês de agosto aumentou 26,46%, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram criados 127,6 mil postos de trabalho com carteira assinada. Em agosto de 2012, houve o surgimento de 100,9 mil empregos. De acordo com a Agência Brasil, o balanço de agosto foi resultado de 1.845.915 admissões e 1.718.267 demissões. Segundo informações da pasta, os setores com os melhores desempenhos em agosto foram serviços (com geração de 64,2 mil empregos), comércio (50 mil) e indústria de transformação (11,3 mil). Já as áreas com o desempenho mais fracos no mesmo período foram agricultura (-12 mil) e serviços industriais de utilidade pública (-448). 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/143940-criacao-de-emprego-com-carteira-assinada-aumenta-26-em-agosto.html

Presidente do DEM confirma que ACM Neto não vai atacar agressivamente o PT em 2014

Com o discurso de "obrigação do gestor" e com o exemplo da aprovação do IPTU na Câmara Municipal de Salvador, o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), resumiu o que os políticos locais não têm comentado: o prefeito ACM Neto (DEM) não poderá atacar agressivamente petistas em 2014, como costumava fazer quando era deputado federal. Em entrevista ao Bahia Notícias, Agripino não escondeu que a postura do correligionário baiano na campanha eleitoral de 2014 terá de ser mais harmoniosa com o adversário histórico, talvez próximo do estilo “paz e amor” que tem adotado. No entanto, o senador ressaltou que Neto terá que escolher claramente de que lado estará, na oposição. “Ele vai ser membro de um palanque em cima da eleição e terá que fazer sua opção. Ele está construindo seu governo, está montando os convênios. A opção que ele tomar, como sempre tomou, vai ser clara e o discurso que ele vai anunciar será claro. Agora, ninguém espere que ACM Neto vá chegar no palanque para desancar com desaforo quem quer que seja, muito menos a presidente da República, se ela vier a ajudar, como está prometendo, a cidade do Salvador”, afirmou. Apesar de não citar diretamente, o mesmo posicionamento deve ser adotado pelo prefeito em relação ao governador Jaques Wagner (PT). 
 
 
Foto: Max Haac / Ag. Haack / Bahia Notícias
 
Ainda durante a conversa com o BN, Agripino analisou o motivo que levará ACM Neto a manter uma postura diferente do restante da oposição. No caso da presidente Dilma Rousseff (PT), trata-se do dinheiro. E no caso de Wagner, da “ponte” para o Palácio do Planalto. “O modelo do pacto federativo reserva aos estados e municípios uma situação de dependência, é perverso, tem que haver uma mudança. Enquanto não muda, o prefeito eleito por qualquer partido tem uma obrigação de governar a sua cidade. É obrigação do prefeito agir com civilidade e maturidade no trato com o dono da parte do leão com os impostos públicos. Como a maior parte dos impostos está com o governo federal, manda a experiência e a boa prática política, que você tenha uma boa relação com o governo federal e, no caso, com o governo estadual, que é do PT e que abriu uma ponte para o diálogo franco entre ACM Neto e a presidente Dilma”, considerou. 
 

 Foto: Sandro Freitas / Bahia Notícias
 
Segundo Agripino, o posicionamento harmonioso deve ser adotado por todos os gestores públicos, de qualquer partido. "Esse é o modelo que tem que ser feito para tratar o dinheiro público. O dinheiro não é de Dilma Rousseff, não é de Lula, não é do PT, é do contribuinte brasileiro”, completou. Novamente citando ACM Neto como “principal vitrine administrativa do partido”, Agripino lembrou que o prefeito articulou o apoio de petistas para aprovar a reforma do IPTU, na última quarta-feira (18), para explicar como funciona o tom “paz e amor”. A postura é a mesma que tem adotado o pré-candidato ao governo estadual, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte José Carlos Aleluia (DEM), que se coloca no momento atual como “gestor público”. Ele confirmou que não partirá para o ataque ao PT, por enquanto, por ter que “manter a harmonia”. Contudo, na eleição, promete afinar o discurso com a oposição. “Na campanha vamos discutir a campanha. Meu trabalho agora é manter o entendimento com o governo federal e o governo do Estado. Na campanha eu serei um político em campanha”, sinalizou Aleluia.
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/143946-presidente-do-dem-confirma-que-acm-neto-nao-vai-atacar-agressivamente-o-pt-em-2014.html

Mais Médicos na Bahia: Cremeb autoriza 29 registros profissionais de intercambistas

Apenas 29 intercambistas selecionados no Mais Médicos para atuar na Bahia receberão uma certidão de inscrição provisória, que autoriza o a exercer a profissão no estado. O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) analisou 47 entre as 52 solicitações de inscrições enviadas. Os 18 pedidos não aprovados apresentaram pendências documentais que precisam ser regularizadas antes de receber o registro. No entanto, de acordo com o Cremeb, nenhuma das 47 solicitações analisadas apresentou a identificação do tutor e supervisor técnico do médico intercambista, assim como o endereço onde ele irá trabalhar. O conselho defende que estas informações são essenciais para que a entidade médica fiscalize a atividade profissional. No entanto, através de posicionamento formal assumido pela Advocacia Geral da União (AGU) diante o Judiciário, o Ministério da Saúde deve apresentar esses requisitos dentro dos próximos 15 dias, com risco de suspensão dos registros já concedidos, caso o prazo não seja cumprido. O presidente do Cremeb, José Abelardo de Meneses, criticou, em entrevista coletiva para divulgar os dados nesta sexta-feira (20), as normas para autorização do registro estabelecidas pelo programa. “Não sabemos quem são essas pessoas. Todo o processo de registro e envio de documentação é feito pela coordenação do projeto e a responsabilidade pela originalidade, autenticidade e legitimidade dos documentos é do governo federal. Só recebemos as cópias”, afirmou.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/9818-mais-medicos-na-bahia-cremeb-autoriza-29-registros-profissionais-de-intercambistas.html

Universidade do Sul da Bahia é instalada oficialmente

Foi instalada oficialmente na tarde desta sexta-feira (20), em Itabuna, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A instituição terá cerca de nove mil alunos matriculados por ano, com um total de 18 mil vagas até 2020, para quando é prevista a plena implantação da universidade. As atividades docentes, no entanto, já devem começar no segundo semestre de 2014. “Quando propus a criação da UFSB, eu sabia da importância que ela teria para o Sul da Bahia, principalmente para a juventude. Os jovens dessa região precisam de perspectiva profissional, ainda mais em tempos de crise da lavoura cacaueira. Independentemente de cor partidária, deputados, senadores e o governo federal estão de parabéns por transformar esse sonho em realidade”, declarou o ex-deputado Félix Mendonça, autor do projeto de lei que propôs pela primeira fez a criação da instituição. Em Itabuna, vão funcionar a reitoria e o campus Jorge Amado, que terá centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação e Comunicação e Artes, além do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. No extremo sul, a universidade terá duas unidades de ensino. Em Porto Seguro, o campus Sosígenes Costa terá centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, como Medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. A lei de criação da nova universidade foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em junho deste ano, quando foi criada também a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que está em processo de implantação. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/143943-universidade-do-sul-da-bahia-e-instalada-oficialmente.html

Bahia gera 39 mil empregos e permanece líder no Nordeste

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (20) apontam que a Bahia gerou 39,2 mil novas vagas entre janeiro e agosto deste ano e permanece na primeira posição em geração de empregos formais no Nordeste. O estado aparece à frente do Ceará, que criou 24,4 mil postos, e do Piauí, com quase 9 mil vagas. Em agosto, o estado teve saldo positivo de quase 4 mil postos de trabalho formais – número 0,2% superior ao estoque de julho – com destaque para os setores do comércio, serviços e construção civil. Nos oito primeiros meses de 2013, o interior baiano registrou saldo de 28,7 mil novos empregos formais, ante os 10,5 mil contabilizados na Região Metropolitana de Salvador. Entre os municípios da Bahia, registraram os melhores desempenhos as cidades de Salvador, com 2,7 mil novos postos; Casa Nova, com 747; Juazeiro, com 495; e Camaçari, com 441. Em todo o Brasil, a geração de empregos com carteira assinada cresceu 26% em agosto.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/143945-bahia-gera-39-mil-empregos-e-permanece-lider-no-nordeste.html

Volta de Gugu ao SBT pode ser anunciada no Teleton 2013

Gugu saiu da Record em junho de 2013 por discordâncias contratuais


Segundo jornal, Silvio Santos irá anunciar a contratação do apresentador no encerramento da maratona
As férias que Gugu Liberato esta aproveitando desde a sua saída da Record pode estar perto de acabar. Segundo o jornal "O Globo", o apresentador vai voltar ao SBT. A data do retorno já está decidida, 26 de outubro, durante o encerramento do Teleton 2013.

Ainda segundo a publicação, Silvio Santos anunciará a contratação do apresentador. Boatos afirmam que Gugu não está mais interessado em um programa dominical e deve apresentar algo no formato clássico "Viva a Noite"
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/divirta-se/2013/09/18/noticiasdivirtase,3131785/volta-de-gugu-ao-sbt-pode-ser-anunciada-no-teleton-2013.shtml


Papa critica obsessão da igreja com aborto, gays e contracepção

O papa Francisco afirmou que a Igreja Católica se tornou “obcecada” com a pregação contra o aborto, o casamento gay e a contracepção, e que ele escolheu deliberadamente não falar sobre esses assuntos por entender que ela deve ser uma “casa para todos”, e não uma “pequena capela” focada na doutrina, na ortodoxia e em uma agenda limitada de ensinamentos morais. As declarações foram dadas em uma entrevista concedida ao jornal jesuíta “La Civiltà Cattolica” no mês de agosto, durante três encontros. O conteúdo da conversa foi divulgado nesta quinta-feira (19) por 16 jornais jesuítas de diferentes países. “Não podemos insistir apenas em assuntos relacionados ao aborto, ao casamento gay e ao uso de métodos contraceptivos. Isso não é possível”, disse o papa ao também jesuíta Antonio Spadaro, editor-chefe do “La Civiltà Cattolica”. O pontífice admitiu ainda que sofre críticas por evitar tratar desses temas. “Eu não falei muito sobre essas coisas, e fui repreendido por isso. Mas, quando falamos sobre essas questões, temos que falar sobre elas em um contexto. O ensinamento da igreja quanto a isso é claro, e eu sou um filho da igreja, mas não é necessário falar sobre esses assuntos o tempo inteiro”, acrescentou. O papa disse ainda que “os ensinamentos dogmáticos e morais da igreja não são todos equivalentes” e que o ministério pastoral não deve ser “obcecado” com a transmissão de “doutrinas desarticuladas que se tenta impor de forma insistente”.

Fonte: http://www.aragaonoticias.com.br/

Greve dos bancários fecha 6.145 agências em todo o país

Brasília – No primeiro dia da greve dos bancários, 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados ficaram fechados nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Os trabalhadores paralisaram as atividades hoje (19) por tempo indeterminado. De acordo com a Contraf, são 1.013 unidades a mais que no primeiro dia da greve no ano passado (5.132), um crescimento de 19,73%.
Os bancários reivindicam 11,93% de reajuste, equivalente à inflação dos últimos 12 meses mais 5% de ganho real, além de valorização do piso salarial, maior participação no lucro dos bancos e mais empregos. Querem também o fim da rotatividade e das terceirizações, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. Os bancos ofereceram reajuste de 6,1%.
“A forte paralisação mostra a indignação da categoria com a recusa dos banqueiros em atender nossas reivindicações, propondo apenas 6,1% de reajuste, enquanto seus altos executivos chegam a receber até R$ 10 milhões por ano", disse, em nota, o presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro
Segundo ele, os bancos têm ampla condição financeira para atender as reivindicações dos bancários. “Não aceitamos a postura dos bancos de negar aumento real para reduzir custos”, acrescentou.
Cordeiro disse que, apesar dos lucros, os bancos estão fechando postos de trabalho e piorando as condições trabalhistas, com aumento das metas abusivas e do assédio moral. O presidente da Contraf também destacou que, por falta de investimento em segurança, tem crescido o número de assaltos, sequestros e mortes.
A Federação Nacional de Bancos (Fenaban) lamentou, por meio de nota, a posição dos sindicatos em paralisar o serviço. “A Fenaban lamenta essa posição dos sindicatos, que causa transtorno à população, e reitera que a maioria das agências e todos os canais alternativos, físicos [autoatendimento, correspondentes] e eletrônicos, vão continuar funcionando normalmente. Os bancos respeitam o direito à greve, entretanto, farão tudo que for necessário e legalmente cabível para garantir o acesso da população e funcionários aos estabelecimentos bancários.”
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), algumas operações bancárias, como o pagamento de contas, poderão ser feitas pelos clientes por meio de opções como os caixas eletrônicos, a internet banking, o aplicativo do banco no celular, as operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.
Edição: Juliana Andrade

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-19/greve-dos-bancarios-fecha-6145-agencias-em-todo-pais