domingo, 25 de fevereiro de 2018

Norte e Nordeste passam a receber nesta segunda alerta de desastres naturais

Os estados das regiões Norte e Nordeste passam a contar a partir de amanhã (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Com isso, o sistema, que tem por objetivo prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, passará a cobrir todo o Brasil. A implantação ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações. A previsão inicial era que o serviço começasse a funcionar nessas regiões a partir do dia 19 de março. Contudo, no dia 15, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que a entrada em funcionamento do sistema de alerta de desastres naturais via SMS em estados das Regiões Norte e Nordeste foi antecipada para esta segunda-feira. 

O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. O envio das mensagens ficará a cargo do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios. A partir do próximo ano, a implantação deverá ocorrer gradualmente para outros estados. A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido. 

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Sistema O sistema de envio de SMS para alerta de desastres começou a ser utilizado no Japão a partir de 2007. Atualmente, ele também funciona em mais de 20 países. No dia 19 deste mês, o serviço foi ativado no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. O projeto-piloto foi colocado em prática em fevereiro do ano passado. Inicialmente o sistema foi ativado em 20 municípios de Santa Catarina, onde moram cerca de 500 mil habitantes. Essas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo. 


Da Agência Brasil


7 Tipos de dor de cabeça que você NÃO deve ignorar

É raro encontrar alguém que não tenha sentido dor de cabeça pelo menos uma vez na vida. Quase todo mundo sofre com isso, e já sente aquela dor chata nos primeiros sintomas de um resfriado ou num momento de estresse e tensão. E por ser algo tão comum, quase não ligamos. Tomamos um remédio e é isso. Só que algumas dores não devem ser ignoradas e podem ser bem perigosas.

1. Enxaqueca

A enxaqueca é uma das dores mais complexas, pois é uma condição neurológica causada por uma reação exagerada do tronco cerebral, e inclui sintomas como visão turva, sensibilidade à luz e náusea. Infelizmente, essas dores são recorrentes na vida de quem tem o problema, e o mais recomendado é procurar um médico para o tratamento adequado.

2. Dores de Tensão

Esse é o tipo de dor que afeta a todos nós pelo menos uma vez na vida. Altos níveis de estresse e fadiga causam uma pressão ou sensação de aperto ao redor da cabeça. Apesar de, na maioria dos casos, ser uma dor suportável, um médico deve ser consultado se o problema é recorrente.

3. Sinusite

Quem tem sinusite enfrenta dores de cabeça fortes devido à infecção. Geralmente, vem acompanhada de forte e constante dor na face, nariz e ouvido entupidos. Além disso, movimentos com a cabeça podem agravar os sintomas. Fazer exames e tratamentos para se livrar do problema é algo muito importante.

4. Dores de Cabeça Hormonais

Esse tipo de dor atinge as mulheres em seus períodos de mudança hormonal. As altas e baixas hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, na menopausa, e gravidez levam à fortes dores de cabeça. Então, é um sinal de que as coisas não estão bem equilibradas no corpo, podendo ser altamente prejudicial.

5. Enxaqueca Tensional Mista

Essa dor é uma mistura da dor de tensão com a enxaqueca. Atinge frequentemente mulheres, mas crianças também podem ser afetadas. Acredita-se que quem sofre de enxaqueca desenvolve dores de tensão simplesmente pelo medo de que ocorra uma crise de enxaqueca.

6. Dor de Cabeça Aguda

Crianças são as que mais sofrem com esse tipo de dor, que aparece do nada e vai embora num curto espaço de tempo. Esse tipo de dor deve ser investigada o mais rápido possível, pois pode indicar problemas neurológicos.

7. Dor de Cabeça Crônica e Progressiva

Essa dor é muito forte e só piora com o tempo. É incomum e geralmente é o resultado de alguma doença que não foi totalmente curada ou alguma desordem cerebral.
Vamos cuidar da nossa saúde! Não ache que é uma dorzinha de cabeça simples. Se você sofre frequentemente com esse problema, procure um médico.
Fonte: Lifebuzz
https://www.tudointeressante.com.br/2017/02/7-tipos-de-dor-de-cabeca-que-voce-nao-deve-ignorar.html