terça-feira, 12 de agosto de 2014

Seleção sub-20 leva 5 a 1 da Alemanha e está fora do Mundial Feminino

A seleção brasileira feminina sub-20 precisava vencer a Alemanha por dois gols de diferença para garantir a vaga na próxima fase do Mundial da categoria, que acontece no Canadá. No entanto, foi goleada por 5 a 1 e está eliminada da competição. A pernambucana Duda, que defende o São Francisco do Conde, não entrou em campo nesta terça-feira (12).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/158712-selecao-sub-20-leva-5-a-1-da-alemanha-e-esta-fora-do-mundial-feminino.html

Fenômeno da 'Superlua' é analisado por estudantes e especialistas no TO

Fenômeno foi analisado por estudantes e especialistas em Gurupi (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A Lua vista da Terra fica até 14% maior e mais brilhante que o habitual.
Fenômeno acontece cerca de seis vezes por ano, segundo o ON.

A 'Superlua', ou Supermoon em inglês, acontece a cada 14 meses e por causa do alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua. Segundo o Observatório Nacional (ON), o nome foi dado por Richard Nolle há cerca de 30 anos e é definido como a Lua Nova ou a Lua Cheia que ocorre com máxima aproximação da Terra (perigeu) ou até 90% próxima desse ponto.
O fenômeno aconteceu no último domingo (10) e pôde ser acompanhado em vários lugares do país. No Tocantins, o fenômeno, que deixa o satélite natural da Terra até 14% maior e mais brilhante do que o habitual, encantou especialistas e estudantes em Gurupi, na região sul do estado.
A estudante de física Sabrina Aparecida explica um pouco sobre a Superlua. "Devido ao fato de a trajetória da Lua ser elíptica e não circular existem momentos que ela fica mais próxima da Terra e mais distante. Então a Superlua é o momento que ela passa mais próxima da terra e aí é quando a gente consegue visualizar ela com tamanho diferente do normal", afirma.

Vários especialistas analisaram a superlua  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)A Superlua deixa a Lua 14% maior e mais brilhante
vista da terra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
 
De acordo com a professora de física, Luzia Eiko, a Superlua acontece sempre quando há Lua Nova ou Lua Cheia e quando o satélite está em aproximação máxima com a Terra. "Primeiro a Terra e a Lua tem que estar no seu ponto mais próximo. Depois a Lua tem que estar cheia e em terceiro ela precisa estar no nascer da Lua. Isso é o que dá a sensação de ela estar maior do que realmente é", explica.
O fenômeno ocorre cerca de seis vezes por ano, mas no último domingo (10) aconteceu o ponto de maior proximidade em 2014. Conforme o ON, às 14h43min a Lua esteve a 356.896 km da Terra, no perigeu. A Superlua volta a acontecer no dia 8 de setembro, mas nesse dia o instante da Lua Cheia será a partir das 22h38 e o momento mais próximo da Terra às 0h31.
"Em 28 de setembro de 2015, veremos a Superlua de maior aproximação do ano, quando a Lua estará a 356.877 km e o instante do perigeu e da Lua Cheia vão diferir em somente dois minutos", informou o ON.

Fonte: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/08/fenomeno-da-superlua-e-analisado-por-estudantes-e-especialistas-no.html

Fábio Assunção ganha R$ 51 mil em processo contra a Record


 
Fábio Assunção atualmente está na série "Tapas e Beijos", da Globo

O ator Fábio Assunção venceu o processo por danos morais que movia contra a Record desde 2012. Segundo o site "Uol", o ator recebeu mais de R$ 51 mil de indenização - valor estipulado pelo juiz Rodrigo Cesar Fernandes Marinho, da 4ª Vara Cível de São Paulo. Com a causa ganha, o processo foi arquivado neste mês pela justiça.
Entenda o caso
Em 2008, a Record publicou em seu site uma reportagem que relembrava uma suposta prisão de Fábio junto com um traficante de drogas em um flat em São Paulo. Contudo, na ocasião, o ator era testemunha em uma investigação da polícia civil contra um criminoso detido, e foi liberado após ser ouvido pela polícia.
No mesmo ano, Assunção, que era dependente químico, chegou a ficar internado em uma clínica de reabilitação no interior de São Paulo.
A Record não comentou o assunto.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/chamegente/noticias/fabio-assuncao-ganha-r-51-mil-em-processo-contra-a-record-1613424

Decreto garante 30% das vagas em concursos para negros


O decreto regulamenta a cota mínima para negros em concursos públicos e processos seletivos

A população negra baiana terá direito a 30% das vagas oferecidas pelos concursos públicos promovidos pela Administração Pública direta e indireta do Estado, a partir do decreto publicado no Diário Oficial do último final de semana (9 e 10), que regulamenta a cota mínima em concursos públicos e processos seletivos simplificados. Por isso, os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição para o concurso podem concorrer às vagas reservadas nos certames realizados a partir da data de publicação.
A reserva vale para concursos e seleções que ofereçam três ou mais vagas conforme o edital, que deve informar expressamente o número de vagas existentes e o total correspondente à reserva destinada à população negra. O direito às vagas reservadas é facultativo, podendo o candidato negro disputar, ao mesmo tempo, as vagas de ampla concorrência. No caso de negros com deficiência, é possível concorrer concomitantemente para ambas as reservas garantidas por lei. Os critérios de autodeclaração seguem o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A opção só pode ser feita no momento da inscrição para o concurso.
"A lei federal, em vigor desde junho deste ano, reserva 20% das vagas para os negros em concursos federais. A Bahia entra no cenário nacional de forma pioneira, pois reserva 30% de suas vagas para a população negra", explica o secretário da Administração, Edelvino Góes.
A medida já era prevista no artigo 49 do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Estadual nº 13.182, de seis de junho de 2014. As sanções para casos de declarações comprovadamente falsas incluem a eliminação do concurso ou a anulação da admissão, caso o candidato já tenha sido nomeado ou contratado.

 Fonte: http://atarde.uol.com.br/concursos/noticias/decreto-garante-30-das-vagas-em-concursos-para-negros-1613436

Agenda: candidatos não fazem eventos de grande público e focam em encontros e entrevistas


Agenda: candidatos não fazem eventos de grande público e focam em encontros e entrevistas
 
Fotos: Evilásio Junior/ Bahia Notícias
 
Entrevistas, gravação de programa eleitoral e reunião com assessores. Estas são algumas das atividades previstas nas agendas dos candidatos ao Governo do Estado para esta terça-feira (12).
A postulante Lídice da Mata (PSB) tem, pela manhã, debate na Associação Brasileira de Entretenimento, às 10h. De tarde, a socialista fará reuniões com a assessoria da campanha e com os candidatos da coligação. 
Já o psolista Marcos Mendes concederá entrevista a uma rádio de Feira de Santana, pela manhã, e de tarde estará no programa “O Sistema é Bruto”, da Rádio Tudo FM, de Salvador. 
O candidato a governador Paulo Souto (DEM) se reúne com equipe de campanha pela manhã. No final da tarde, ele dá entrevista à imprensa nacional e, depois, atende lideranças no escritório político, em Salvador. 
Rui Costa (PT) gravará o seu programa eleitoral em Ipirá, centro-norte baiano, e fará também uma entrevista por telefone para emissora de rádio do interior. 
Por último, o candidato Rogério Da Luz (PRTB) participará de café da manhã junto ao bispo regional do Estado da Bahia e, pela tarde, fará reunião de lideranças dos rodoviários da Bahia em busca de apoio à sua candidatura.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/158662-agenda-candidatos-nao-fazem-eventos-de-grande-publico-e-focam-em-encontros-e-entrevistas.html