sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cavalgada da Conceição

A cavalgada anual da Conceição, aconteceu neste ultimo domingo, sendo um grande sucesso, dirigido pela comissão da festa de N. Sra. da Conceição.






Jovem de Inhambupe irá a Brasíia representar seu estado no Parlamento Jovem Brasileiro 2010.



Os seis estudantes baianos selecionados pelo Parlamento Jovem Brasil, em 2010, embarcam para Brasília no próximo dia 21 (domingo), para expor projetos de lei de sua autoria na Câmara dos Deputados. Com idades entre 16 e 22 anos, eles cursam o 3º ano do ensino médio em colégios da rede estadual.

Ao todo, 78 estudantes oriundos de escolas públicas e particulares dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participam da VII edição do programa, que será realizadade 22 a 26 de novembro. “O jovem e o mercado de trabalho” será o tema deste ano.

Os projetos de lei foram construídos, individualmente, dentro das seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e, Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A exposição integra uma jornada parlamentar simulada, que ainda inclui a apresentação de emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.

Deputados jovens - Os seis deputados jovens da Bahia são Arlinda Feitosa (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Senhor do Bonfim), Gustavo Gomes da Silva Paz (Colégio Militar de Salvador), Joabe Paiva Pereira (Colégio Estadual Sesquicentenário, de Itabuna), Rafael Ribeiro Aragão (Colégio Estadual Professor Farailde Santos, de Jequié), Tamires Marques de Sá (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Senhor do Bonfim) e Thiago Rocha Santana (Colégio Estadual Governador Paulo Souto, de Inhambupe).

O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O Projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Confira as temáticas abordadas pelos projetos de lei dos estudantes da Bahia

1. Arlinda Feitosa

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Dispõe sobre a colocação de bandeira no topo de todas as escolas do País para que melhore o civismo de toda a população.

2. Gustavo Gomes da Silva da Paz

Colégio Militar de Salvador

Dispõe sobre a oferta de estágio para as empresas de grande porte, a fim de tornar obrigatórias as vagas para estagiários em tais empresas e a remuneração destes, subvencionando, também, a parte concedente de quotas mínimas que empregar após estágio.

3. Joabe Paiva Pereira

Colégio Estadual Sesquincentenário – CISO

Dispõe sobre a implementação do programa para preparação para o mercado de trabalho.

4. Rafael Ribeiro Aragão

Colégio Estadual Professora Faroildes Santos

Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia nas escolas públicas de educação básica.

5. Tamires Marques de Sá Silva

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Dispõe sobre a criação de novo componente curricular para núcleo comum dos ensinos fundamental e médio.

6. Thiago Rocha Santana

Colégio Estadual Governador Paulo Souto

Dispõe sobre políticas de incentivo à capacitação do jovem para o campo de trabalho, com prioridade para jovens infratores e dá outras providências.


Google vai contratar mais de 2.000 funcionários

O Google planeja contratar mais de 2.000 pessoas em todo o mundo, ampliando sua força de trabalho à medida que se expande a novos mercados e disputa talentos com rivais de crescimento mais rápido.

O maior serviço mundial de buscas na internet tem vagas em aberto para 2.076 pessoas em seu site, de acordo com um levantamento da Reuters. O número de vagas é quase seis vezes mais alto que o encontrado em pesquisa semelhante realizada em março de 2009.

A onda de contratações acontece em meio às mais de 20 aquisições realizadas pela empresa até agora neste ano, que ajudaram a ampliar o quadro do Google a mais de 23,3 mil funcionários no final de setembro, uma alta de quase 18% ao longo de 2010.

O Google, que detém cerca de dois terços do mercado mundial de buscas na internet, está atrás de novas oportunidades de crescimento em diversos mercados, entre os quais o sistema operacional Android para celulares inteligentes, publicidade online convencional e softwares de produtividade para uso online.

Essas incursões surgem enquanto a empresa luta para conter o avanço do gigante das redes sociais Facebook, que está desafiando o Google na conquista das verbas publicitárias e dos talentos de engenharia, bem como a Apple, no mercado celular.

Neste mês, o Google anunciou internamente planos para conceder a todos os seus funcionários um aumento de 10% em 2011, decisão que muita gente no setor interpretou como esforço para reter seus melhores funcionários.As vagas atualmente disponíveis no Google se destinam primordialmente a engenheiros e pessoal de vendas, e cerca de metade delas são para postos nos Estados Unidos. Alguns dos empregos são definidos como temporários, mas a maior parte parece ser permanente.

Novas regras para matrículas escolares já valem para 2011


É comum ouvir pais se gabando de que os filhos estão em séries adiantadas nas escolas. No entanto, especialistas afirmam que a precocidade de crianças nos estudos não é tão importante assim para a estruturação pedagógica nem psíquica delas. Pensando em ajustar essa realidade, o Conselho Nacional de Educação (CNE) criou uma resolução que estabelece novas regras para a matrícula de crianças, tanto em escolas públicas como particulares.

Para ingressar no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), o aluno deve ter 6 anos, ou completá-los até 31 de março do ano da matrícula. As crianças que completarem 6 anos após essa data terão de ser matriculadas na educação infantil (antiga pré-escola).

No entanto, a resolução do CNE abre uma exceção, visando ajustar-se à realidade e dar tempo para convencer os pais da importância dessas novas regras: a criança, mesmo com 5 anos, que tiver estudado dois anos da educação infantil poderá entrar o 1º ano do ensino fundamental sem ter completado 6 anos.

Sugestão - Segundo divulgou o Ministério da Educação (MEC), a nova faixa etária para ingresso no ensino fundamental é uma “sugestão” e não precisa ser adotada obrigatoriamente. As escolas têm autonomia para seguir ou não a mudança. Mas o MEC alerta que já é obrigatório por lei que crianças estejam nas escolas a partir dos 4 anos.

A resolução tem deixado muitos pais confusos e indignados com a possibilidade de os filhos repetirem a mesma série por ainda não terem a idade recomendada. É o caso de Analu Pereira. A filha dela, Maria Eduarda, de 7 anos, hoje no 1º ano do ensino fundamental, estudou dois anos a mesma série no ensino infantil porque ainda não havia completado 6 anos.

“A professora dela disse que foi bom, pois ela chegou ao ensino fundamental mais madura. Eu não fiquei feliz com essa história, até porque os professores já diziam que ela tinha condições de ingressar no 1º ano mais nova”, comenta a mãe.

Fonte:http://atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5652810

Vacina contra dengue chega em cinco anos


Um protótipo de vacina para dengue está sendo testado em seres humanos no Estado do Espírito Santo e deverá estar aprovado para uso em larga escala dentro de três a cinco anos. Enquanto a vacina não chega, o poder público lança mão dos meios mais tradicionais de luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que este ano já provocou um total de 936.200 notificações em todo o País, até o dia 10 de outubro.

O anúncio sobre a vacina foi feito pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que esteve nesta quinta-feira, 18, em Salvador, onde participou da abertura do 1º Encontro Estadual de Regularização da Saúde no SUS-BA, no Hotel Othon, em Ondina. Na oportunidade, o ministro lançou a Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010, fazendo uma explanação sobre a situação da doença no País, com base no estudo Risco Dengue, cujos resultados foram divulgados em setembro.

O levantamento apontou os dez estados brasileiros com maior risco de enfrentar epidemia de dengue no verão 2010/2011, ranking no qual está inserida a Bahia. As dez unidades da federação estão recebendo a visita de mobilização do ministro, que, antes de aterrissar na Bahia, passou por Sergipe, Ceará e Piauí e agora segue para Pernambuco, Amazonas, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio de Janeiro.

“Gostaria de estar aqui anunciando a vacina. Enquanto não é possível, usaremos outras armas”, disse Temporão, ao iniciar sua fala. Estiveram presentes no evento os secretários de Saúde do Estado, Jorge Solla, e de Salvador, José Rodrigues Saturnino, a diretora do Conselho Nacional de Secretários Estaduais (Conass), Suzana Ribeiro, além de integrantes que compõem as equipes de saúde nas áreas federal, estadual e municipal.

A educação da população, maior aliada na luta contra o mosquito transmissor da dengue, é a principal estratégia do poder público, que promete intensa divulgação das formas de prevenção, inclusive com peças publicitárias mais incisivas, que mostrem o risco de óbito. Este ano, a dengue teve 14.342 notificações da forma grave e matou 592 pessoas no Brasil. Em 2009, foram 8.714 casos graves, com 312 óbitos.

“Vamos intensificar a ação dos agentes de endemias, principalmente orientando sobre a importância da colaboração da população”, informou o secretário da Saúde de Salvador, José Rodrigues. A capital baiana tem hoje 1,7 mil agentes de endemias, número considerado suficiente pelo secretário. Porém, ele declarou que a equipe deve receber reforço de 150 trabalhadores temporários durante o verão, para suprir aqueles que estarão de férias.

Salvador é a capital brasileira com o terceiro maior Liraa – Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, que atingiu 3,5 este ano, ficando atrás apenas de Rio Branco (6,5) e Porto Velho (4,3). O Liraa de Salvador em 2009 foi de 2,6.

Fonte:http://atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5652803

Dia da Bandeira


O dia 19 de novembro é o dia da bandeira, no Brasil.

A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde a mesma foi apresentada. O Decreto número 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional.

A primeira bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1822, mas como não era oficial, perdeu lugar para o novo modelo. Mas a primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.

As bandeiras têm diferentes significados e representam coisas distintas, como grupo, cidade, estado, país, instituição comercial, time de futebol, mas podem apresentar elementos comuns.

Os países, por exemplo, são representados por bandeiras e essas trazem o número de estados que o mesmo possui, além das cores, que possuem significados comuns. Geralmente o azul é a cor que simboliza a nobreza, já o vermelho representa os movimentos revolucionários.

O Brasil já teve vários modelos de bandeiras ao longo dos seus 509 anos de existência. No atual, o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, as estrelas são os estados do país e o branco a paz. Este modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos.

As primeiras bandeiras foram vistas nas antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, os responsáveis pela defesa do país. Serviam para evitar que os exércitos fossem confundidos com outras armadas. Isso fez com que se evitassem a morte de centenas de soldados, pois os exércitos aliados conseguiam identificar os grupos de soldados que não eram seus inimigos.

Algumas bandeiras apresentam características especiais, de acordo com as tradições do país.

A do Japão é branca, com um círculo vermelho ao centro, que simboliza o sol. Por isso o país é chamado de Terra do Sol Nascente.

A bandeira da Arábia Saudita possui uma frase que quer dizer que no país “existe só um Deus e Mohamed é seu profeta”.

O Nepal tem uma bandeira com o sol e a lua, que significa que o país existirá enquanto os dois astros existirem.


Formação da bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é conhecida como “Union Jack”. O modelo é composto por várias cruzes, representando os santos protetores dos países. A cruz branca, na diagonal, é do padroeiro da Escócia, Santo André; a vermelha, também na diagonal, é de São Patrick, irlandês; e a cruz mais grossa, ao centro da bandeira, representa São Jorge, da Inglaterra.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Feliz Sexta-Feira a todos os visitantes


Rio Inhambupe

Rua Dr. Manoel Pereira

O estranho caso do cara que comeu sua própria barba

Ele diz que foi vender o cortador de grama e, de repente, apareceram armas e facas

Conheceremos agora a versão de Harvey Westmoreland para o "estranho caso do cara que ia comer sua própria barba". O cara em questão é ele mesmo.

Harvey, que é de Kentucky, nos Estados Unidos, disse ao canal WLEX-TV que tudo começou quando dois caras o convidaram para ir na casa deles.

Os dois caras em questão são os "amigos" James Hill e Troy Holt.

- Eles ligaram e queriam que eu fosse até lá. Quando eu cheguei lá, percebi que eles já estavam bêbados.

O que eles realmente queriam era comprar o cortador de grama do Harvey, por cerca de R$ 430 (ou US$ 250).

- Eu paguei vinte pratas por ele [quase R$ 35]. Eles acharam que eu estava tentando sacanear.

Agora aparece um tipo de "elipse" na história de Harvey.

- Uma coisa levou a outra e, antes que eu percebece, haviam facas, armas e um monte de coisa ali.

- Aí eles cortaram minha barba e me forçaram a comê-la.

A reportagem feita por uma emissora de TV local foi colocada no YouTube e explodiu de visitas. James e Troy, os dois "malucos", vão ser julgados na semana que vem.

Fonte:http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/o-estranho-caso-do-cara-que-comeu-sua-propria-barba-20101118.html