sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jovem de Inhambupe irá a Brasíia representar seu estado no Parlamento Jovem Brasileiro 2010.



Os seis estudantes baianos selecionados pelo Parlamento Jovem Brasil, em 2010, embarcam para Brasília no próximo dia 21 (domingo), para expor projetos de lei de sua autoria na Câmara dos Deputados. Com idades entre 16 e 22 anos, eles cursam o 3º ano do ensino médio em colégios da rede estadual.

Ao todo, 78 estudantes oriundos de escolas públicas e particulares dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participam da VII edição do programa, que será realizadade 22 a 26 de novembro. “O jovem e o mercado de trabalho” será o tema deste ano.

Os projetos de lei foram construídos, individualmente, dentro das seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; e, Educação, Cultura, Esporte e Turismo. A exposição integra uma jornada parlamentar simulada, que ainda inclui a apresentação de emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.

Deputados jovens - Os seis deputados jovens da Bahia são Arlinda Feitosa (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Senhor do Bonfim), Gustavo Gomes da Silva Paz (Colégio Militar de Salvador), Joabe Paiva Pereira (Colégio Estadual Sesquicentenário, de Itabuna), Rafael Ribeiro Aragão (Colégio Estadual Professor Farailde Santos, de Jequié), Tamires Marques de Sá (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Senhor do Bonfim) e Thiago Rocha Santana (Colégio Estadual Governador Paulo Souto, de Inhambupe).

O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, regulado pelo Ato da Mesa n.º 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto, tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O Projeto conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed).

Confira as temáticas abordadas pelos projetos de lei dos estudantes da Bahia

1. Arlinda Feitosa

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Dispõe sobre a colocação de bandeira no topo de todas as escolas do País para que melhore o civismo de toda a população.

2. Gustavo Gomes da Silva da Paz

Colégio Militar de Salvador

Dispõe sobre a oferta de estágio para as empresas de grande porte, a fim de tornar obrigatórias as vagas para estagiários em tais empresas e a remuneração destes, subvencionando, também, a parte concedente de quotas mínimas que empregar após estágio.

3. Joabe Paiva Pereira

Colégio Estadual Sesquincentenário – CISO

Dispõe sobre a implementação do programa para preparação para o mercado de trabalho.

4. Rafael Ribeiro Aragão

Colégio Estadual Professora Faroildes Santos

Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia nas escolas públicas de educação básica.

5. Tamires Marques de Sá Silva

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Dispõe sobre a criação de novo componente curricular para núcleo comum dos ensinos fundamental e médio.

6. Thiago Rocha Santana

Colégio Estadual Governador Paulo Souto

Dispõe sobre políticas de incentivo à capacitação do jovem para o campo de trabalho, com prioridade para jovens infratores e dá outras providências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário