terça-feira, 17 de agosto de 2021

Colégios do Estado se reunem com a Secretária de Educação de Inhambupe para tratar sobre transporte Escolar e retorno das aulas

Aconteceu na tarde de ontem(16) na Secretaria de Educação de Inhambupe, uma reunião para tratar da oferta do transporte escolar por parte do municpio e do retorno das aulas da rede pública estadual no município de Inhambupe Bahia, estavam presentes a Professora Rita de Cássia Secretária de Educação de Inhambupe, Katia do Colégio Estadual de Inhambupe em Baixa Grande, Rita Basto do NTE 18, Professor Francisco Oliveira Diretor do Colégio Professora Simone Neri e Franci do setor de transporte.

Essas duas instituições de Ensino, estão unindo forças para garantir o retorno de suas atividades, no formato hibrido, atendendo assim a determinação do governo do Estado.

Para voltar as aulas precisa ter várias demandas, como licitações e regularizar o transporte, para que o aluno tenha segurança.

Segundo o Professor Francisco e Diretor do Colégio Professora Simone Neri, os participantes saíram satisfeito com a discussão e esparançosos que a Prefeitura possa garantir o transporte para os alunos da Zona Rural.

Democracia em Frangalhos no Brasil


Por Joaquim Vicente Leite de Oliveira

"Esses últimos dias, estamos assistindo uma série de insulto à democracia, insuflado pelo presidente da república, sua excelência Jair Messias Bolsonaro. A nossa democracia ainda tão jovem, com apenas trinta e cinco anos, sendo contestada pelo chefe maior da nossa nação. Fico a me perguntar o seguinte: porque de tanto descaso com nossa democracia? Um presidente eleito pelo povo democraticamente com cinqüenta e sete milhões de votos, coloca em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, através do voto eletrônico acusando de fraude, sem provas alguma os resultados das últimas eleições. 

E o mais interessante é o seguinte, nas duas últimas eleições presidenciais 2014 e 2018, suas votações foram grandiosas. No ano de 2014 foi eleito deputado federal pelo o estado do Rio de Janeiro, sendo o mais votado. E 2018 se elege presidente da república com 55% dos votos válidos. Meus amigos, chega ser ridículo as contestações feitas pelo atual presidente. 

Os argumentos usados não apresentam nada de concreto para se colocar em cheque a democracia de um país, com a dimensão do Brasil. Como se não bastasse, insufla, parte dos seus apoiadores com palavras de ordem pedindo a volta do regime militar. 

Desde a redemocratização, jamais um presidente desrespeitou as instituições republicanas, pois são elas que regem e garante o estado democrático de direito. Há três anos atrás, escrevi um pequeno texto, às vésperas da eleição do segundo turno presidencial, onde disse o seguinte: "não se trata da escolha do presidente, e sim, uma eleição plebiscitaria onde iríamos escolher entre a segurança da democracia, contra a ameaça do estado democrático de direito". Respeitei a vontade do povo, pois numa democracia a maioria é soberana. Mas também fiz a seguinte alusão: "qualquer escolha feita na base de uma emoção negativa, corremos o risco de pagarmos um preço altíssimo". 

Não podemos de maneira alguma sucumbirmos, diante das loucuras e desvarios do atual presidente, é hora resistirmos a qualquer ataque contra a nossa democracia, conquistada às duras penas de muitas lutas, torturas e mortes. Vamos nos organizar como um povo de uma nação, através de todos os seguimentos da nossa sociedade, e consolidar a nossa democracia.

Quero encerrar esse pequeno texto, usando uma estrofe de uma obra prima do nosso grande poeta Francisco Buarque de Holanda: "apesar de você, amanhã há de ser outro dia, eu pergunto a você, onde vai se esconder da enorme euforia? Como vai proibir quando o galo insistir em cantar? Água brotando e a gente se amando sem parar". É isso meus amigos. Ditadura nunca  mais". 

Imagem: https://antonioriccitelli.com.br/brasil-patria-amada-e-explorada/