sábado, 14 de julho de 2012

Curso capacita comunidade escolar em prevenção do uso de drogas

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lançaram a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para 70 mil Educadores de Escolas Públicas de todo o país. Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no site: educadores.senad.gov.br e as inscrições estão abertas até 15 de julho.

O curso é totalmente gratuito e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília – UnB. Esta oferta é parte integrante do Plano “Crack, é possível vencer”, que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.

Requisitos obrigatórios para inscrição são: Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino.

CLASSIFICAÇÃO

As 70 mil vagas serão preenchidas obedecendo aos seguintes critérios de prioridade: Escolas das Unidades Federativas pactuadas no Plano "CRACK, é possível vencer!", Grupos de no mínimo 5 e no máximo 10 educadores cursistas por escola; Escolas que tenham inscrito membros da gestão administrativa e/ou pedagógica (direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, entre outros);

A prioridade ainda é para professores de Escolas inseridas em Programas do MEC, tais como: PSE (Programa Saúde na Escola), SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), Programa Mais Educação, Programa Educação Integral, Programa Ensino Médio Inovador, Programa Escola Aberta e outros. Período do curso: agosto /2012 a abril /2013 Objetivo do curso: formação de educadores das escolas públicas para elaboração e implementação coletiva de um projeto de ações preventivas para a escola, contribuindo com o fortalecimento da comunidade escolar na prevenção ao uso de drogas.

METODOLOGIA

O curso é à distância e oferecido em plataforma moodle, composto de 5 módulos, com tutoria virtual no período de 8 meses do curso. Cada cursista receberá um Kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD. Os educadores inscritos deverão ter acesso à Internet e disponibilidade semanal para estudo e realização das atividades exigidas pelo curso, com apoio institucional para a realização do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

Prodequi - Universidade de Brasília
O telefone de contato para dúvidas de inscrições dos cursistas será (61) 3107-8912, e o e-mail: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com.

Mãe dá à luz gêmeos em países diferentes

Uma britânica de Northumberland, na Grã-Bretanha, deu à luz gêmeos com menos de duas horas de diferença, mas em dois países diferentes.
Donna Keenan, de 28 anos, deu à luz Dylan Joseph às 22h (horário local) no dia 1 de julho na sala de sua casa em Wooler, no extremo norte do país.
Depois de ser levada de ambulância para o Hospital Geral Borders, em Melrose, na Escócia, a 65 quilômetros de sua casa, o segundo bebê, Hannah Rose, nasceu, às 23:40.
Keenan e seu namorado, Joe Fox, de 24 anos, estavam assistindo à final da Eurocopa 2012 quando ela entrou em trabalho de parto.
Viagem ''longa''
Ela contou que tinha acabado de voltar do hospital para um exame de rotina quando as contrações começaram rapidamente e sua bolsa d''água se rompeu.
"Tivemos que chamar um paramédico porque não íamos conseguir chegar ao hospital", disse à BBC.
O paramédico pediu que Keenan deitasse no chão de sua sala porque o primeiro bebê estava a ponto de nascer.
"Foi assustador porque não sabíamos o que ia acontecer. Quando dei por mim, ele tinha nascido."
Mas os paramédicos decidiram levar a mãe para o hospital mais próximo antes que o segundo bebê começasse a sair.
"Pareceu a viagem mais longa do mundo. O hospital fica a cerca de uma hora de Wooler e eles ficavam me dizendo ''não faça força!''", disse.
Enquanto isso, Fox e sua mãe viajavam em outra ambulância com o bebê Dylan.
O namorado de Keenan diz que previu que ela teria os filhos naquele dia.
"Foi minha culpa, eu brinquei naquela manhã que ela estava proibida de entrar em trabalho de parto enquanto a final estivesse acontecendo", disse.

Fonte: http://www.rufanobombo.com.br/detalhes.aspx?ID_VARIEDADE=488