sábado, 21 de dezembro de 2013

PIB de Inhambupe segundo IBGE: 4ª lugar na região e 80ª na Bahia

O PIB - Produto Interno Bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no município, região, estado ou país, durante um período determinado, é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com objetivo de mensurar a atividade econômica.  

Veja o PIB de alguns municípios da região com base feita com dados de 2011, segundo o IBGE: Paulo Afonso - 1º lugar na região e o 13ª na Bahia. Ribeira do Pombal - 2º lugar na região e o 64ª na Bahia.  Inhambupe - 4ª lugar na região e 80ª na Bahia.  Itapicuru - 10º lugar na região e o 128ª na Bahia. Olindina - 12ª lugar na região e o 169ª na Bahia. Nova Soure - 13ª lugar na região e 180ª na Bahia.   

Fonte: http://jronaldoleite.blogspot.com.br/2013/12/inhambupe-pib-segundo-ibge-4-lugar-na.html

Três baianos são destaque como mais presentes na Câmara


Três deputados federais baianos compareceram a todas as 113 sessões deliberativas realizadas pela Câmara no ano de 2013. São eles Jutahy Jr. (PSDB), Antonio Brito (PTB) e Amauri Teixeira (PT). Os dados  foram coletados pelo site Política Livre junto ao Legislativo federal. Segundo o mesmo levantamento, o quarto parlamentar baiano mais presente às sessões do Congresso foi Félix Jr., do PDT, que compareceu a 111 sessões, seguido de perto por Roberto Brito (PSD), José Carlos Araújo (PSD), Antonio Imbassahy (PSDB) e Oziel Oliveira (DEM), que empataram em quinto lugar, com 106 presenças. Os dados mostram também os cinco baianos mais ausentes às sessões do Congresso em 2013. São eles: João Carlos Bacelar (PR), que compareceu a 65 das 113 sessões, Sérgio Brito (PR), que esteve presente em 77 sessões; Nelson Pelegrino e Zezéu Ribeiro, do PT, cada um com 78 presenças, e Jânio Natal, que participou de 85 sessões. Levando-se em conta os anos de 2011, 2012 e 2013, quando foram realizadas 311 sessões deliberativas, o deputado baiano mais presente nas sessões do Congresso é Jutahy Jr., que registrou 308 presenças.
 Fonte:  http://politicosdeibicarai.blogspot.com.br/2013/12/tres-baianos-sao-destaque-como-mais.html

Brasileirão-tapetão: agora é o Corinthians que pode cair


Parece inacreditável, mas o Corinthians poderá ser rebaixado para a Série B na reta final do Brasileirão-tapetão 2013. A queda pode ocorrer se o STJD confirmar o argumento da Portuguesa de que a comunicação da decisão do julgamento do atleta Héverton só contaria a partir da segunda-feira, 9, primeiro dia útil depois do julgamento. E como o Corinthians entra nessa história? Simples: no jogo do clube contra a Portuguesa, em 29 de setembro, Emerson Sheik foi flagrado por câmeras dando uma cotovelada em Ferdinando, da Lusa. O jogador não foi expulso – portanto não cumpriu suspensão na partida seguinte, mas acabou denunciado no STJD. No dia 18 de outubro, uma sexta feira, Sheik foi condenado e não entrou em campo no dia 19, na partida contra o Criciúma. Na rodada seguinte, contra o Santos, Sheik participou do jogo, que terminou em empate. Ora, se a tese da Lusa vencer, o Corinthians deveria perder quatro pontos porque Sheik não poderia ter disputado a partida contra o Santos. Assim, com 46 pontos e menos vitórias, que Fluminense e Criciúma, o Timão estaria rebaixado para a série B. Por Lauro Jardim
 
Fonte: http://politicosdeibicarai.blogspot.com.br/2013/12/brasileirao-tapetao-agora-e-o.html

Criação de empregos até novembro tem pior resultado desde 2003

Apesar do crescimento de 0,12% na criação de empregos formais em novembro, na comparação com o mês anterior - o que significou o melhor desempenho para meses de novembro dos últimos três anos - o resulto do acumulado dos 11 meses de 2013 é o pior desde 2003. O saldo entre admissões e dispensas de janeiro a novembro deste ano, de 1.546.999, supera apenas o registro em 2003, que foi 1.116.817. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o resultado é reflexo da queda do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. “O crescimento do PIB foi menor dos últimos anos. O crescimento [de janeiro a novembro deste ano] foi proporcional ao PIB”, justificou o ministro. Segundo a Agência Brasil, entre os oito setores de atividade pesquisados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (20), o comércio (com mais 103.258 postos) teve o melhor resultado em novembro. Já a indústria de transformação perdeu 34.266 postos com carteira assinada. Devido a motivos sazonais, como o fim da safra de café em Minas Gerais, a agricultura, com menos 33.183 postos, também se destacou negativamente. Já entre as regiões do país, apenas a Centro-Oeste, prejudicada pela sazonalidade da agricultura, teve desempenho negativo no mês de novembro. Todas as demais, de acordo com o Caged, expandiram o nível de emprego formal. Em números absolutos, o Nordeste criou 32.454 vagas; o Sul, 25.090; o Sudeste, 3.008; e o Norte, 75. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/148155-criacao-de-empregos-ate-novembro-tem-pior-resultado-desde-2003.html

IPVA 2014 na Bahia terá redução média de 5%

Os motoristas baianos vão pagar em 2014 cerca de 5% a menos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de acordo com tabela que será divulgada neste sábado (21), no site da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), juntamente com o calendário de pagamento do imposto. Os automóveis apresentam uma redução média de 4,6%. Para as motos, a queda é de 5,8%. Também em percentuais médios, os caminhões vão pagar menos 2,6%; os ônibus e microônibus, 2,1%, e os veículos utilitários, 3,8%. De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Felix, a diminuição ocorreu principalmente em função do aumento da venda de veículos novos, impulsionada pelas medidas de desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os contribuintes baianos poderão aproveitar novamente o desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 26 de fevereiro de 2014. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/148149-ipva-2014-na-bahia-tera-reducao-media-de-5.html

Fazer tatuagem no verão pode deixar manchas na pele; saiba como cuidar

Com o verão chegando, a preocupação com o corpo aumenta ainda mais. Mas além de cuidar da estética, da alimentação e aumentar os exercícios físicos, é preciso ter alguns cuidados com a pele. Que protetor solar é importante, mesmo quando a pessoa não está na praia, todo mundo sabe. Mas quais os cuidados para quem decide fazer uma tatuagem durante este período em que os raios ultravioletas aumentam de intensidade? Para a médica Daniela Schmidt, é fundamental ter cuidado com a exposição direta ao sol. “A pele fica mais sensível neste período, ficando mais propensa a desenvolver alergias e manchas”, pontuou. A especialista afirma que o principal cuidado que a pessoa que fez tatuagem tem que ter é usar cremes cicatrizantes com fator de proteção. “A tatuagem é uma cicatriz, no final das contas, e a exposição ao sol com ela ainda recente pode criar manchas na pele”, disse, lembrando que o cuidado deve ser ainda maior para quem tem pele morena, já que a chance de criar manchas é maior. 

O tatuador Jean Carlos Reis, ainda reforça que a pigmentação da tatuagem pode desbotar com a exposição ao sol, principalmente quando ainda está no período de cicatrização. “A situação requer ainda mais cuidado para quem tem pele mais escura, já que a cor sai naturalmente mais fácil. O sol só piora o processo”, alertou. Para ele, no entanto, não é preciso deixar de ir para a praia, por exemplo. “Tomar uma cervejinha embaixo do sombreiro, claro que pode. Quem gosta de tattoo vai ter o cuidado necessário”, afirmou, e lembra que colocar uma grossa camada de pomada anti-assadura é fundamental também. Apesar de difícil, principalmente em uma cidade como Salvador que tem sol a maior parte do ano, e não apenas no verão, o ideal seria, segundo a orientação médica, a pessoa que acabou de ganhar uma tatuagem, esperar, pelo menos, três meses para se expor diretamente aos raios solares. Ainda assim, para quem decidir ir, a indicação é que a pessoa abuse do protetor solar, repetindo várias vezes (principalmente após mergulho na água), e evite a exposição direta, utilizando camisetas, sombreiros e chapéus. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/10504-fazer-tatuagem-no-verao-pode-deixar-manchas-na-pele-saiba-como-cuidar.html

Presidente deposto do Egito irá a julgamento, acusado de matar policiais

Presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi será julgado pelas acusações de matar policiais e fugir da cadeia durante a revolta que derrubou Hosni Mubarak do poder, informou neste sábado (21) o governo do país. A data do julgamento ainda não foi decidida. Trata-se da terceira acusação feita contra Mursi. Outras 129 pessoas estão no processo, entre elas integrantes do Hamas (Palestina) e Hezbollah (Líbano). Os nomes dos líderes desses grupos, no entanto, não foram divulgados. Mursi está detido desde 3 de julho deste ano, quando foi derrubado pelos militares que atualmente governam o Egito. Em agosto, o Tribunal do Cairo manteve sua ordem de prisão e o acusou de se associar ao Hamas para fazer a rebelião que o liberou da cadeia em meio à revolta que derrubou o ditador Mubarak, em 2011. No início da semana, o Mursi e outros 35 líderes da Irmandade Muçulmana foram indiciados por conspiração para realizar ações terroristas. 

Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/148169-presidente-deposto-do-egito-ira-a-julgamento-acusado-de-matar-policiais.html