terça-feira, 28 de julho de 2020

Inhambupe Bahia já tem 99 casos confirmados, 37 ativos, 05 óbitos e 57 recuperados de Covid-19


Os casos confirmados de Covid-19 em Inhambupe já chegou no seu 99º caso, nessa  terça-feira, dia 28 de julho de 2020, sendo que 37 ativos, 57 recuperados, 05 óbitos, 84 monitoramentos ativos, 834 monitoramentos concluídos, 17 casos descartados e ainda tem 07 casos suspeito em análise.

A Prefeitura vem divulgando as localidades onde tem os casos confirmados, sendo que no Centro tem 45 casos e mais 54 na Zona Rural; sendo que 01 na Cardosa, 02 na Pedreira, 01 no Mucambo, 02 na Lagoa Grande, 05 no Povoado de Bebedouro, 04 na Baixa Grande(sendo 01 óbito), 01 na BR-110, 02 em Volta de Cima, 01 Colônia (Roberto Santos), 01 Km 29, 04 na Lagoa, sendo que dois foi a óbito, 04 no Saco do Buri, 01 em Cotias, 01 em Baixa da Areia, 02 no Botelho, 03 no Cabaceiro,  05 no Campo Grande, 03 no Candeal, 01 no Riacho da Areia, 06 no Saquinho e 01 foi a óbito, 01 em Boa Vista, 02 no Mandacaru e 01 na Lagoa Branca.


Confira a nota da Prefeitura:
"Boletim epidemiológico desta terça-feira (28) totaliza 99 casos confirmados, sendo 37 ativos, 57 recuperados e 05 óbitos.

A Vigilância em Saúde segue no monitoramento e orientação de todos os casos e dos seus possíveis contatos.
Enquanto isso, cada inhambupense deve colaborar ficando em casa e evitando aglomerações. Mas caso precise sair, use máscara.

NOTA:

Infelizmente, o município de Inhambupe registrou mais dois óbitos vítimas da Covid-19. A quarta vítima era uma moradora do povoado da Lagoa, de 76 anos, que faleceu na tarde de ontem. E a quinta vítima é um senhor de 73 anos, do povoado do Saquinho, que evoluiu a óbito hoje. Ambos tiveram complicações da doença, e necessitaram de suporte de maior complexidade, sendo transferidos para hospitais de campanha em Salvador.

Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade para os entes queridos. Que Deus conforte o coração de todos".

Fonte: ASCOM de Inhambupe

Mutação pode ter tornado o novo coronavírus mais vulnerável às vacinas

A mesma mutação genética que tornou o novo coronavírus mais infeccioso também pode fazer que ele se torne mais vulnerável às vacinas, segundo um estudo de pesquisadores norte-americanos. Publicado na sexta-feira (24), a pesquisa feita pelo grupo liderado pelo cientista Drew Weissman, da Universidade de Pensilvânia, apontou que a chave deste processo está na mutação nomeada D614G. A informação é do G1.
A mutação aumentou o número de espinhos, ou "spikes" do Sars-Cov-2. As estruturas, formadas pela proteína S, permitem ao vírus se conectar às células das mucosas e infectá-las, para começar a sua duplicação. As vacinas para o coronavírus que estão em estágio final de teste são desenvolvidas para combater esses espinhos e induzir a formação de anticorpos neutralizantes que atacam a proteína S. Com mais espinhos, haverá mais espaço para os antígenos da vacina atuarem na defesa.
O artigo, que ainda não foi revisado por pares, foi publicado (em inglês) na plataforma MedRXiv.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/saude/95246,mutacao-pode-ter-tornado-o-novo-coronavirus-mais-vulneravel-as-vacinas

Romaria de Bom Jesus da Lapa não terá público pela primeira vez na história

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), lamentou os efeitos do coronavírus nos municípios do interior e falou das mudanças na Romaria do Bom Jesus da Lapa. O festejo é o mais antigo do país na modalidade, com 328 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil.
"A Romaria atrai 2,5 milhões de turistas no ano. É a terceira maior romaria do Brasil. Só perdemos para a do Padre Cícero e de Aparecida. Nos reunimos com a comunidade redentorista, que é quem coordena as ações e são os guardiões do santuário do Bom Jesus, e decidimos que a romaria será sem público. Não terá público algum presente. O novenário começa hoje e será transmitido pela Rede Aparecida e também pelas redes sociais, mas sem público algum", disse, durante entrevista a Mário Kertész hoje (28), no Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole.
"Somada à questão que já perdemos do ICMS e FPM, perdemos o ciclo do turismo religioso. Começa de julho e vai até dezembro. É uma constante participação. Não tem um final de semana que a cidade não esteja lotada", declarou o gestor público.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/bahia/95248,romaria-de-bom-jesus-da-lapa-nao-tera-publico-pela-primeira-vez-na-historia

Estudantes podem se inscrever no Fies a partir de hoje



A partir desta terça-feira (28) até esta sexta-feira (31) estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto.

As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. 

LISTA DE ESPERA
Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente. 


A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.

REQUISITOS
Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos.


O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

PROGRAMA
De acordo com a Agência Brasil, o Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/251148-estudantes-podem-se-inscrever-no-fies-a-partir-de-hoje.html