sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aumenta a incidência do câncer no Brasil

Imagem: www.inca.gov.br 

O câncer é algo presente no nosso cotidiano, seja através de notícias sobre a doença, práticas preventivas ou até mesmo no acompanhamento na luta de alguém que conhecemos contra a doença. Porém, para que ainda mais atenção seja voltada para o problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou oDia Mundial do Combate ao Câncer, comemorado no dia oito de abril.

O câncer é um problema mundial de saúde e nas últimas décadas o número de pessoas afetadas cresceu. A OMS espera que em 2030 ocorram cerca de 27 milhões de novas incidências da doença, 17 milhões de óbitos causados por ela e a existência de 75 milhões de pessoas que viverão com a doença. A OMS estima também que a maioria desses casos ocorra em países de baixa e média renda.

Somente no Brasil houve o surgimento de 518.510 novas incidências de câncer, sendo que na maioria dos casos a doença afetou a pele (tipo não melanoma), a próstata, o pulmão, o cólon e reto, estômago, colo do útero e glândula tireóide. Para 2013 espera-se o surgimento de 500 mil novos casos.

A melhor forma de enfrentar o câncer é através da sua prevenção. De acordo com o oncologista Amândio Soares – da Oncomed BH - “há dois tipos de prevenção: prevenção primária e secundária. A primeira consiste na mudança dos hábitos pessoais de um indivíduo com o objetivo de reduzir a influência dos fatores ambientais causadores de uma determinada doença. A segunda, diferentemente, foca no seu diagnóstico precoce, partindo da premissa de que, quanto antes for feito o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura do paciente. Isso também tem um impacto econômico, uma vez que os altos custos do tratamento podem ser evitados quando há um programa de prevenção eficiente e de baixo custo”.

Quer trabalhar no exterior? Veja os profissionais mais procurados

Muitas pessoas sonham em conquistar a satisfação financeira e buscam com isso trabalhar em outros países, considerados de primeiro mundo. Mas nem todos sabem quais são as profissões mais procuradas e valorizadas no exterior. Pensando nesse esclarecimento, a BBC Brasil montou um guia interativo online que mostra quais profissionais são procurados em diversos países, incluindo o Brasil.

No guia, são apontados 20 profissionais que foram considerados mais procurados, com destaque para as áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharia e Saúde. Já os países apontados fazem parte de todos os continentes, sendo Austrália, Noruega, Suécia e Reino Unido os que mais buscam profissionais.

Muitas pessoas sonham em conquistar a satisfação financeira e buscam com isso trabalhar em outros países, considerados de primeiro mundo. Mas nem todos sabem quais são as profissões mais procuradas e valorizadas no exterior. Pensando nesse esclarecimento, a BBC Brasil montou um guia interativo online que mostra quais profissionais são procurados em diversos países, incluindo o Brasil.

No guia, são apontados 20 profissionais que foram considerados mais procurados, com destaque para as áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharia e Saúde. Já os países apontados fazem parte de todos os continentes, sendo Austrália, Noruega, Suécia e Reino Unido os que mais buscam profissionais.De acordo com os dados, no Brasil, os profissionais mais requisitados são Engenheiros Mecânicos, Profissionais de Engenharia Elétrica, Desenvolvedores e Programadores de TI, Engenheiros e Analistas de TI, Profissionais de Engenharia Civil, Profissionais de Redes e Base de Dados (TI), Engenheiros Eletrônicos e Engenheiros de Minas e Petróleo.

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura_dicas.php?id=207845

Bahia: Possível candidato de Wagner à sucessão, Rui Costa destaca “feitos históricos do governador”


Tido por muitos como o favorito do governador Jaques Wagner para ser o candidato petista na disputa ao governo de 2014, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quarta-feira, durante entrevista à Rádio Sociedade, que o governador deve se encontrar com o prefeito, ainda hoje, para tentar solucionar o processo de negociação entre o Governo e a Prefeitura referente ao sistema que vai alimentar o metrô. Segundo costa, o governo do Estado defende a posição que haja um sistema alimentador próprio do metrô, onde o trajeto do ônibus, que vai do bairro até o metrô seja feito gratuitamente e a Prefeitura defende uma integração total.
Na oportunidade, o secretario aproveitou para ressaltar o que tem sido debatido nos últimos dias, que são as ações e o desempenho do governador Jaques Wagner durante a sua gestão. “Estou trabalhando para consolidar o governo Wagner como o melhor da história da Bahia. Eu não tenho dúvidas em afirmar isso. Me disponho a trocar dados e informações com qualquer um e eu me refiro a qualquer área de governo, sendo os investimentos feitos pelo governador materializados e concretizados”, disse. Rui Costa citou dados sobre os investimentos feitos pelo governo, destacando os quais seriam o maior investimento da história da Bahia. “Em água, 4,5 bi é o maior investimento da história; em esgoto, 4 bi é o maior investimento da história; em habitação, 180 mil casas também é o maior investimento da história da Bahia. O secretário disse desafiar uma comparação com qualquer governo de Estado do país para dizer quem deu mais que o governo da Bahia nos últimos 7 anos aos servidores do que o estado da Bahia. “Eu sei que é um tema polêmico, mas vou reafirmar que nenhum governo na história da Bahia deu tanto aumento real ao servidor do estado como o governador Jaques Wagner”, afirmou.
Sobre a preferência de Wagner para a sucessão governamental na Bahia, ele lembrou ser amigo do governador muito além da política e conhecê-lo há 30 anos. “Graças a Deus isso estabeleceu uma relação de confiança mútua e evidente eu tenho trabalhado nesses 30 anos junto com o governador desde o tempo do sindicado dos químicos e a gente tem uma história, na minha opinião, de amizade bonita que tem que ser preservada”, enfatizou. Ainda segundo Rui Costa, as definições políticas não passam necessariamente pelas relações de amizade e afirmou que tão importante quanto uma relação de amizade seria também pensar no futuro da Bahia. “No momento adequado o governador vai fazer a definição do momento sucessório. Acho que atualmente todos nós estamos trabalhando firmemente para ajudar o governador. Eu torço para até 31 de dezembro de 2014 poder ajudar o governador a consolidar essas marcas, e por questões de merecimento que ele saia aplaudido como o melhor governo que a Bahia já teve até aqui”, finalizou.
Fonte:Politica Livre

Feira Livre de Inhambupe nos anos 40

Um passado que muitos queriam voltar, a Feira de Inhambupe tem fama internacional, onde todos os dias vem pessoas de várias cidades da região para comprar e vender.
Se alguém tiver fotos antigas de Inhambupe e quiser divulgar, por favor envie para o email eduedebora10@gmail.com.