segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Senado aprova projeto da minirreforma eleitoral em primeiro turno

O plenário do Senado aprovou em primeiro turno o substitutivo do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ao projeto da minirreforma eleitoral. Todas as propostas de emendas ao texto serão apreciadas na votação em segundo turno, que deve ocorrer ainda nesta segunda-feira (16). A minirreforma regula questões relacionadas aos pleitos eleitorais, adequando a lei a situações que surgiram nos últimos anos. Ela estabelece que o último comício possa se estender pela madrugada e permite carreata no dia da eleição – práticas atualmente proibidas por lei. O projeto também extingue a pena de prisão para quem fizer boca de urna e manteve apenas multa. Segundo a Agência Brasil, pelo texto, a data para o início das campanhas passa a ser 7 de julho e as convenções partidárias devem ocorrer entre 12 e 30 de junho. As atas das convenções deverão ser publicadas em um prazo de 24 horas, na internet, e não mais em cinco dias, como vigora atualmente. O projeto também libera o uso das redes sociais para emissão de opinião política pessoal, sem considerar como campanha antecipada. A discussão de políticas públicas em eventos partidários e se fazer e divulgar prévias dos partidos em redes sociais também não serão consideradas campanhas antecipadas. Entretanto, o autor das postagens poderá responder civil e criminalmente por ofensas e agressões a terceiros e caberá à Justiça Eleitoral determinar a retirada das publicações do ar se for o caso. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/143745-senado-aprova-projeto-da-minirreforma-eleitoral-em-primeiro-turno.html

Sepultamento de Caetana Teles será hoje(16) às 16 horas

A família informa que o Sepultamento de Caetana Teles será hoje(16) às 16 horas e agradece a presença de todos.
Irá sair da Rua Pompílio Cavalcante, no Centro de Inhambupe.

Síria: ONU divulgará relatório sobre armas químicas

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recebeu neste domingo (15) o relatório dos inspetores da organização sobre o uso de armas químicas em um ataque que deixou mais de 1.400 mortos na Síria em agosto. A ONU anunciou que o relatório será publicado em seu site na manhã desta segunda-feira (16). Também nesta segunda, Ban deverá dar um informe sobre o conteúdo do relatório ao Conselho de Segurança da ONU, em uma reunião a portas fechadas. Mais tarde, o secretário-geral vai apresentar os resultados da inspeção ao plenário da Assembleia Geral, que reúne todos os 193 países membros. A equipe de inspetores, liderada pelo sueco Ake Sellstrom, tinha o mandato de relatar se foram usadas armas químicas num ataque ocorrido em um subúrbio de Damasco, a capital síria, em 21 de agosto - e, nesse caso, quais agentes químicos foram usados. Não foi atribuída aos inspetores a responsabilidade de determinar quem cometeu o ataque. Na última sexta (13), Ban disse a repórteres que o relatório vai concluir que foram usadas armas químicas. Ele não entrou em detalhes. Os inspetores da ONU já estavam em Damasco em 21 de agosto, quando o ataque aconteceu, investigando outros três incidentes semelhantes. Depois de quatro dias de negociações, eles puderam visitar o local do ataque e coletar amostras de sangue, da água e do ar, assim como fragmentos de bombas que podem ter sido usadas na ação. Embora o mandato dos inspetores não inclua determinar quem cometeu o ataque, a análise das amostras poderá indicar se foi o governo de Bashar al-Assad ou as forças que combatem seu regime. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/12106-siria-onu-divulgara-relatorio-sobre-armas-quimicas.html

Secretário do governo paulista se reuniu 73 vezes com grupos citados em cartel

Desde o começo da atual gestão, o secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes (PSDB), esteve reunido 73 vezes com representantes de oito empresas mencionadas pela Siemens como integrantes de cartéis que atuaram em licitações da CPTM e do Metrô, vinculados à secretaria. Nos últimos dois anos e meio, seis de 15 executivos apontados pela companhia alemã como “envolvidos na infração” citada participaram de audiências com o titular da pasta, de acordo com a Folha de S. Paulo. Os encontros estão registrados na agenda de audiências concedidas pelo secretário entre janeiro de 2011 e agosto de 2013. As reuniões ocorrem, portanto, após as licitações em que o cartel teria agido entre 1998 e 2008, segundo relato feito da Siemens ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Por meio de nota, a secretaria informou que “constam encontros óbvia e obrigatoriamente ligados ao cargo” que “trataram de assuntos de interesse público, como a apresentação de projetos e o andamento de obras”. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/143696-secretario-do-governo-paulista-se-reuniu-73-vezes-com-grupos-citados-em-cartel.html