sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ENCONTRO MARCA TROCA DE EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
















Um encontro com diretores, vice-diretores, diretores de núcleos, coordenadores pedagógicos, professores e representantes do departamento de Cultura de Inhambupe, na manhã desta terça-feira (dia 26), no Centro de Convenções, marcou o início para implantação do programa Mais Educação no município, a partir de setembro próximo. 

O evento contou com a participação da coordenadora municipal de Educação da cidade de Rio Real, Cristiana Fernandes, que foi convidada pela Secretaria de Educação com objetivo de realizar uma troca de experiências e conhecimentos do programa Mais Educação. O programa é uma iniciativa do governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas.

Segundo Cristiana Fernandes, a proposta do programa Mais Educação é de iniciar políticas públicas no sentido em que as crianças possam passar o dia na escola e as tirem das ruas, com o atrativo de realizar um número total de 54 atividades complementares, a exemplo de caratê, natação, dança e práticas de outros esportes.

Cristina Fernandes ressaltou a importância da mobilização, planejamento e a correta aplicação dos recursos como passos básicos para implantação do programa Mais Educação no município, lembrando que seus resultados são gradativos, uma vez que sua implantação teve início somente em 2008. “O programa é mais complexo do que imaginamos na prática, pois ele mexe com a vida de todos da família e da escola. Então os resultados só vão aparecer efetivamente a longo prazo”, afirmou, ressalvando que, no entanto, já se começa a se constatar resultados significativos em relação ao meio rural, “porque antes os pais saíam e deixavam os filhos sozinhos e hoje eles podem sair para trabalhar com segurança e deixá-los na escola”, completou.

A coordenadora do programa Mais Educação em Inhambupe, Izinete Oliveira, salientou que essa proposta do MEC, em parceria com os municípios, abre caminho para que as escolas se adequem para implantar uma educação de período integral, em que as crianças cheguem pela manhã e permaneçam até o final da tarde, totalizando 35 horas/aula por semana, desenvolvendo educação curricular em um turno e, no turno oposto, outras habilidades.

“Nenhuma sociedade foi transformada sem trilhar o caminho da educação. Então, quando sua escola possui uma educação de qualidade toda sociedade ganha com isso”, destacou a educadora, observando que dessa forma a criança não corre o perigo de ficar nas ruas enquanto os pais trabalham e sejam seduzidas por situações de risco, como drogas, violência, e abuso sexual. “A escola com perspectiva de tempo integral vai ajudar a todos da comunidade”, disse.

Ela contou que o Mais Educação já havia funcionado no ano passado no município pelo período de apenas um mês, numa espécie de fase de teste. Agora em setembro o programa vai ser iniciando em 17 a 18 escolas municipais. De acordo com a secretária de Educação de Inhambupe, Iranilda Figueiredo, “esse é um passo muito grande na educação, segundo o qual vai ser dado à oportunidade ao aluno de ficar em tempo integral na escola com atividades de cultura voltadas para música, arte e esportes. E principalmente para aqueles alunos que não têm oportunidades, eles vão desenvolver outras atividades não só na questão pedagógica, mas, sobretudo na área dos esportes, da arte e da música”, assinalou.


Fonte: ASCOM  de Inhambupe

Avaliação de Dilma cai e rejeição à presidente é 20% maior que a Marina

Dados da pesquisa Datafolha divulgados na noite desta sexta-feira (29) apontam que a avaliação da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu de 38% para 35%. A queda dos entrevistados que consideraram a administração da petista ótima/ bom foi idêntica ao crescimento daqueles consideram a gestão ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 14 e 15 de agosto, 23% avaliavam negativamente a petista, número que atingiu os 26% no levantamento realizado nos dias 28 e 29 de agosto. O percentual daqueles que consideram a administração de Dilma regular caiu 1%, de 39% para 38% na nova pesquisa. Apenas 1% não soube responder. A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 5,9 – 0,1 a menos que no levantamento anterior. 

O Datafolha mediu ainda o índice de rejeição aos candidatos à Presidência da República. A atual moradora do Palácio do Planalto lidera com 35% de rejeição, seguida por Pastor Everaldo, com 23%, e Aécio Neves, com 22% de rejeição. A candidata do PSB, Marina Silva, que substituiu Eduardo Campos, apresenta 15% de rejeição, à frente apenas de Eduardo Jorge 14% e Mauro Iasi 14%. Zé Maria, com 18%, Eymael e Levy Fidelix, com 17%, Rui Costa Pimenta, 16%, e Luciana Genro, 15%, completam a lista. Foram entrevistados 2.874 eleitores e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob nº BR-00438/2014. O índice de confiança é de 95%.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159578-avaliacao-de-dilma-cai-e-rejeicao-a-presidente-e-20-maior-que-a-marina.html

Marina empataria com Dilma no 1º turno e venceria no 2º, diz nova pesquisa Datafolha

A presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata à presidência pelo PSB Marina Silva (PSB) estão numericamente empatadas logo na simulação do primeiro turno da eleição na pesquisa Datafolha, finalizada nesta sexta-feira (29). Ambas detêm 34% das intenções de voto cada. Para o segundo turno, Marina é a vitoriosa na corrida eleitoral, com uma vantagem de 10 pontos de vantagem sob a presidente: 50% a 40%. Em comparação à última pesquisa do instituto, no dia 18 deste mês, a candidatura da socialista mostrou fortalecimento em relação aos seus adversários, crescendo 13 pontos na estimativa do primeiro turno. Já Dilma Rousseff apresenta queda de 2 pontos. Aécio Neves, que no embate do primeiro turno nesta última pesquisa ficou com 15%, caiu 5 pontos em relação ao levantamento anterior. Os outros presidenciáveis, juntos, somam apenas 3%. Voto nulo e branco totalizam 7%, mesma porcentagem para indecisos. Na apuração espontânea, Dilma Rousseff e Marina Silva também estão empatadas, porém, tecnicamente. A presidente ficou com 27%, enquanto a socialista teve 22%. Já Aécio Neves contou com 10% na mesma modalidade, e outras respostas totalizaram 3%. Foram entrevistados 2.874 eleitores e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob nº BR-00438/2014. O índice de confiança é de 95%.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159577-marina-empataria-com-dilma-no-1-turno-e-venceria-no-2-diz-nova-pesquisa-datafolha.html

Dilma grava programa eleitoral no Pelourinho e visita sede do Olodum

A presidente Dilma Rousseff (PT) visitou nesta sexta-feira (29) o Pelourinho, em Salvador, para gravar imagens para o programa eleitoral da sua campanha à reeleição. Durante sua passagem pela capital baiana, a petista cumpriu agenda oficial como chefe do Palácio do Planalto no Senai Cimatec e depois seguiu para a sede do grupo Olodum, onde foi homenageada por grupos ligados à cultura afro pela sanção da lei 12.391, que determina a inscrição dos nomes dos principais líderes da Revolta dos Búzios no Livro de aço dos Heróis Nacionais. Depois da ação, Dilma seguiu para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O trânsito do bairro foi modificado para receber a chefe de Estado e diversas pessoas se agruparam em torno dela para tirar fotos.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159573-dilma-grava-programa-eleitoral-no-pelourinho-e-visita-sede-do-olodum.html

Programa de Marina prevê fim da reeleição

O programa de governo de Marina Silva divulgado nesta sexta-feira (29) diz que é preciso um novo modelo de concepção do Estado, que contemple "uma gestão participativa, competente e uma governabilidade pautada pela transparência". O programa avalia que os impasses atuais da sociedade não serão superados sem uma "ampla participação" e faz uma crítica ao governo Dilma Rousseff - nesse quesito e ao longo de todo o texto. "Na direção oposta, o atual governo trabalha para substituir o cidadão, com seu consentimento a cada quatro anos, na tomada de decisões e na gestão das políticas públicas", afirma. 

Diz ainda que o modelo de democracia está em "evidente crise" e que atualmente se pratica o "loteamento do Estado em troca do apoio parlamentar e do tempo de televisão". O texto também prega o estabelecimento de metas de bonificação para o serviço público e uma reforma da administração pública, com a adoção, por exemplo, da cultura da prestação de contas e a priorização de servidores de carreira em detrimento dos cargos de livre provimento. O programa diz que será implementado, por decreto, o programa A3P - Agenda Ambiental da Administração Pública, em todo o funcionalismo federal - hoje tal adoção é optativa e, segundo o texto, está enfraquecida. 

Cursos de educação ambiental de gestores públicos e compras de produtos ambientalmente corretos também estão previstos. Há ainda a defesa da construção de um "novo federalismo". Entre outras iniciativas, o texto prevê o aumento nos repasses da União para Estados e municípios a partir de transferências fundo a fundo (sem precisar quanto e como) e o aumento imediato do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), propondo que essa elevação esteja condicionada a investimentos em transporte coletivo e custeio do passe livre - uma das principais bandeiras do ex-candidato Eduardo Campos. Também sem detalhar, o texto propõe um "novo modelo profissional" de repartição de receitas tributárias a fim de dar maior autonomia aos entes federados.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/estadao/noticia/50301-programa-de-marina-preve-fim-da-reeleicao.html

Debate da Band não empolga e audiência fica abaixo da expectativa

Debate da Band não empolga e audiência fica abaixo da expectativa

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Com a estimativa de cerca de 100 mil pessoas assistiram ao debate da Band Bahia nesta quinta-feira (28), o Ibope mostra que a emissora ficou apenas na 5ª colocação na média de audiência para o horário. A primeira colocação ficou com um programa que está no ar há 10 anos: A Grande Família, que marcou 19 pontos. No estado, a TV por assinatura corresponde a 2ª posição no ranking do Ibope, porém os números auferidos não foram divulgados. A TV Aratu ficou com a 3ª colocação, com 6.8 pontos e, em seguida, a Record Bahia, com 3.8 pontos. A Band Bahia, que iniciou a transmissão após as 22h – ou depois da novela da Globo, como costumou-se falar nos bastidores das televisões – ficou com 2.2 pontos. Cada ponto no Ibope representa entre 30 mil e 35 mil espectadores. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159563-debate-da-band-nao-empolga-e-audiencia-fica-abaixo-da-expectativa.html

Rui e Souto se alfinetam e Lídice convida espectadores para jantar


Rui e Souto se alfinetam e Lídice convida espectadores para jantar
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Paulo Souto abriu o quarto bloco assistiu um programa em que Rui Costa afirma que a Bahia precisaria dar "saltos" como deu o Ceará e Pernambuco, e questionou se ele, como secretraio, não poderia ajudar o estado a crescer como os outro. O petista disse que Souto abriu mão de apresentar propostas para fazer críticas e agressões e que, em seu governo, o democrata não apresentou um só projeto ao governo federal. Ao concluir, aproveitou para alfinetar o concorrente: "Eu gostaria de saber quem foi que te entregou o Hospital Dantas Bião sucateado", disse, ao sugerir que o responsável foi o antecessor, o ex-governador Antônio Carlos Magalhães. Souto lamentou que o candidato não tivesse respondido e disse que enviou, sim, projetos ao governo. Além disso, defendeu que o governo petista teve a "felicidade" de conseguir um investimento de R$ 100 milhões aprovados antes da entrada de Wagner, e que mesmo assim não fez muita coisa. Concluiu, então, que o governo de Wagner não conseguiiu fazer com que o estado se despontasse. Rui aproveitou, então, para ironizar o democrata, ao dizer que não entendia sua atenção para a saúde. "Sua sensibilidade, agora, está na saúde? Só veio aparecer quando você saiu do governo?", criticou. E concluiu com a promessa de que vai construir 7 hospitais na bahia.
Educação foi o tema escolhido por Lídice da Mata (PSB) para questionar o candidato do PSOL, Marcos Mendes. Com a expectativa de dividir a atenção sobre o tema a partir da réplica, Lídice defendeu que “a educação é mola propulsora e central para o meu projeto de desenvolvimento da Bahia”. Para Mendes, a situação da educação na Bahia, criticada pela adversária do PSB, é resultado da falta de apoio dos governantes. “Essa perseguição aos profissionais da área de educação não é novo. Dentro do governo de Paulo Souto isso também acontecia. No governo do PT, achávamos que isso não ia acontecer, mas não foi assim que aconteceu”, atacou. Ao final, o candidato do PSOL defendeu a discussão do modelo de educação e o resgate ao projeto desenvolvido pelo baiano Anísio Teixeira, que previa a educação em tempo integral, bandeira de Lídice. Marcos Mendes questionou a insistência de Lídice em dizer que é alternativa da polarização DEM/PT, mesmo tendo recebido dinheiro da Friboi e Suarez, que estariam sendo investigadas por irregularidades e lavagem de dinheiro. A candidata se colocou como defensora do financiamento público de campanha, mas disse que a lei atual permite esse investimento e que, como ela não é rica, recebeu o apoio - por meio do partido - para divulgar suas ideias de forma transparente, sem negociatas ou caixa dois. "Eu não tenho nada a temer. Nunca me submeti a interesses privados. Recebi contribuição quando fui prefeita e nunca favoreci esse tipo de postura", se defendeu. "Explica mas não justifica", apontou Mendes. Ele citou um estudo que levantou quanto foi investido em financiamento de campanha por grandes empresas em 2010 e, segundo ele, elas receberam 10 vezes mais em quatro anos. E frisou: O PSOL é o único partido sem financiamento privado. Mesmo assim, Lídice manteve sua resposta e disse que continuará buscando apoio financeiro dentro da lei - aproveitando, inclusive, para convidar a todos a um jantar para recolher mais dinheiro para sua campanha.
Da Luz (PRTB) acusou o adversário petista, Rui Costa, de não resolver o problema da mobilidade urbana em Salvador, apesar de receber a alcunha de “pai da mobilidade”. “Não é esse metrô ultrapassado que o senhor colocou para rodar que vai resolver o problema de mobilidade urbana”, criticou Da Luz, que anunciou a pretensão de fazer o destrato com concessionárias de estradas e a isenção de débitos do IPVA. Rui defendeu, no entanto, que o projeto do metrô de Salvador terá 41 km nos próximos anos. “Em janeiro, o metrô já estará em Pirajá. O contrato novo prevê que o dinheiro só será pago quando o metrô esteja em operação”, afirmou o petista, citando projetos como VLT, BRT e as avenidas transversais, atualmente sendo desenvolvidas pelo governo do estado. Da Luz perguntou a Souto porque, como geólogo, não aproveitou as riquezas do solo baiano para gerar mair riquezas para o Estado."Você me dá uma ótima oportunidade", começou o democrata, ao defender que todas as jazidas foram descobertas e licitadas em seu governo, o que o colocava em uma situação tranquila. O ex-governador aproveitou seu tempo para mudar o rumo da resposta e voltar a alfinetar Rui Costa, que, segundo ele, seria o único baiano a não se preocupar com saúde e segurança. E concluiu: "Sugiro, inclusive, que o candidato melhore sua cronologia, já que meu antecessor não foi ACM", pontuou. Na réplica, o candidato do PRTB sugeriu que nem a cidade de Caetité, onde Souto nasceu, rebeceu atenção em seu governo, e disse que "O povo está morando em barraco em cima de pedras preciosas". Mas o democrata novamente jogou as críticas ao governo petista, ao dizer que a extração de ferro da região só depende da operação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que estava prevista para 2012, e que mesmo se for lançada em 2015, como prometido, não poderá escoar a produção no Porto Sul "que não existirá em 2015".
 
Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159527-rui-e-souto-se-alfinetam-e-lidice-convida-espectadores-para-jantar.html

Agenda: candidatos vão para cidades do interior e inauguram comitês eleitorais


Agenda: candidatos vão para cidades do interior e inauguram comitês eleitorais
Foto: Evilásio Júnior / Bahia Notícias
 
Os candidatos continuam com suas agendas nesta sexta-feira (29) em diversas cidades do estado. Rui Costa (PT), inclusive, rondará cidades do sul baiano – Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá – para caravana, mesmo que acabe se divergindo da agenda da candidata petista Dilma Rousseff, que está reservada para a cidade de Salvador no dia. Paulo Souto (DEM), que lidera tranquilamente as pesquisas, fará carretas nos bairros de Castelo Branco e Cajazeiras pela manhã, e pela tarde viaja para Feira de Santana, onde participa da caminhada do comitê da chapa majoritária. À noite, o postulante irá para o município de Araci, nordeste baiano, para fazer comício. Lídice da Mata (PSB) estará em Vitória da Conquista, sudoeste do estado, onde também inaugurará comitês eleitorais do partido. Outro que lançará comitê é Marcos Mendes (PSOL), mas no município de Juazeiro, norte da Bahia. Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da luz (PRTB) ficarão na capital baiana nesta sexta-feira. Enquanto a filiada do PSTU concederá uma entrevista para a TV Educativa e se reunirá com a assessoria de campanha, Da Luz fará entrevista com o programa “Que Venha o Povo”, da TV Aratu. Ele viajará somente de tarde, para Feira de Santana, a fim de participar de carreata promovida por lideranças locais.
 
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159513-agenda-candidatos-vao-para-cidades-do-interior-e-inauguram-comites-eleitorais.html

STF aprova aumento de salário dos próprios ministros para R$ 35,9 mil

STF aprova aumento de salário dos próprios ministros para R$ 35,9 mil
Foto: Reprodução
 
Os ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram nesta quinta-feira (28) um projeto de lei que reajusta salários dos integrantes da própria Corte para R$ 35.919 válidos para janeiro de 2015. A aprovação foi feita durante sessão administrativa, sem transmissão pela TV Justiça. Atualmente, os integrantes da principal instância jurídica do país recebem R$ 29.462,25 mensais, o que representa diferença de 22% em relação ao valor escolhido. O projeto de lei que aumenta o salário dos magistrados vai agora para o Congresso Nacional Os juízes também já têm remuneração garantida de R$ 30.935 para o próximo ano. Como no Brasil o teto salarial do funcionalismo público é a remuneração dos ministros do STF, se a proposta for aprovada, haverá um efeito cascata, o que garantirá aumentos nos salários de integrantes de toda a Magistratura e dos outros Poderes. Segundo o presidente interino do STF, Ricardo Lewandowski, a proposta, aprovada em poucos minutos, deve atualizar perdas oriundas da inflação do período de 2009 a 2014. Informações do Estadão.
 
Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/49430-stf-aprova-aumento-de-salario-dos-proprios-ministros-para-r-35-9-mil.html

Banco Central fecha primeiro semestre com lucro de R$ 5,3 bilhões

Banco Central fecha primeiro semestre com lucro de R$ 5,3 bilhões
O Banco Central (BC) fechou o primeiro semestre de 2014 com resultado positivo de R$ 5,3 bilhões. De acordo com o BC, o resultado é explicado pela diferença entre receitas e despesas com juros incidentes em moeda local. O resultado foi aprovado em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) feita nesta quinta-feira (28). O lucro anunciado será transferido ao Tesouro Nacional em um prazo de dez dias úteis. O valor só poderá ser utilizado pelo Tesouro Nacional para o pagamento de dívidas. O BC também anunciou que foram captados R$ 27 bilhões no primeiro semestre a título de reservas internacionais. Essas reservas existem para que o país possa se proteger de eventuais crises econômicas internacionais. Com Informações da Agência Brasil. 
 
Fonte:  http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159535-banco-central-fecha-primeiro-semestre-com-lucro-de-r-5-3-bilhoes.html