segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Professora Rita de Cássia é eleita Secretária Municipal de Educação; posse deve ocorrer em janeiro

Professores e demais servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação, pela primeira vez na história de Inhambupe, foram as urnas escolher a representante da pasta.

Embora a indicação do representante seja uma atribuição do Prefeito, de acordo a Constituição Federal e a Lei Orgânica, o gestor preferiu aplicar a gestão democrática e deixou que os servidores escolhessem via eleição.  

 

O chefe do Pode Executivo indicou duas educadoras da rede: Rita de Cassia e Cristiane Nery, ambas graduadas e pós-graduadas.  

 

O processo de eleição ocorreu nesta segunda-feira (21) das 8h às 16h com o acompanhamento da comissão formada por representantes sindicais, Sindserpi e Aplb. As urnas estavam na sede e em algumas comunidades rurais.

 

Pouco mais que às 17h com a finalização e contagem dos votos, se confirmou que a professora Rita de Cassia foi eleita a Secretária Municipal de Educação com 295 votos e deve tomar posse em Janeiro/2021. 


Compareceram às urnas 487 servidores. Foram 295 votos para a professora Rita e 187 votos para a professora Cristiane e 05 votos foram nulos.

 

Estavam presentes no processo de contagem até a confirmação do resultados, o prefeito Fortunato Costa, professores, representantes sindicais, representantes jurídicos, a imprensa entre outros.


Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/12/professora-rita-de-cassia-e-eleita.html

Candidatas a Seduc de Inhambupe já votaram; eleição segue até às 16h


 As candidatas à Secretaria Municipal de Educação de Inhambupe começaram a votar a partir das 8h desta segunda (21), logo após a abertura do processo eleitoral.  

A primeira candidata a registrar seu voto foi professora Rita de Cássia, às 08:05h. Ela chegou à sessão acompanhada por colegas de trabalho.

A candidata Cristiane Nery, professora da rede, também votou na manhã desta segunda, às 09h30.

Além das candidatas, também votaram logo no primeiro horário, a Coordenadora da APLB/Inhambupe, Janete Souza e o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Inhambupe - Sindserpi, Rutinaldo Osmundo (Rato).

O Presidente do Conselho Municipal de Educação de Inhambupe, Ronaldo Leite, que é servidor da pasta, também confirmou presença e votou. 

Rato e Janete que representam instituições sindicais, compõem a comissão que acompanha todo o processo de escolha democrática da futura Secretária de Educação e, ficarão até o fechamento das urnas ( zona urbana e rural) dando o nome da vencedora.

Centenas funcionários da educação já compareceram para escolher sua candidata. Na sessão da zona urbana, localizada no Colégio Municipal Dr. Sátiro Dias,  informações indicam que aproximadamente 300 servidores já registram seus votos.

Fonte: http://www.ronaldoleitenews.com.br/2020/12/candidatas-seduc-de-inhambupe-ja.html

Morre atriz Nicette Bruno, vítima da Covid-19

A atriz Nicette Bruno morreu na manhã deste domingo (20), aos 87 anos. Infectada pela Covid-19, ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio.

De acordo com o boletim médico divulgado, Nicette estava sedada e dependia de ventilação mecânica, portanto, o estado de saúde “era considerado muito grave”. 

A informação da morte foi confirmada pela hospital por volta das 13h20.

Fonte: https://varelanoticias.com.br/morre-atriz-nicette-bruno-vitima-da-covid-19/ 

8 em cada 10 brasileiros afirmam que tiveram Covid-19 ou conhecem alguém que teve

Cerca de 79% dos brasileiros afirmam que já tiveram a Covid-19 ou conhecem alguém que teve a doença, enquanto 21% disseram que não contraíram o novo coronavírus nem têm alguém conhecido que foi infectado.

As informações são de uma pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” na noite deste sábado (19).

O levantamento entrevistou 2.016 brasileiros adultos através de celular, entre os dias 8 e 10 de dezembro, em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: https://varelanoticias.com.br/8-em-cada-10-brasileiros-afirmam-que-tiveram-covid-19-ou-conhecem-alguem-que-teve/ 

Após 800 anos, fenômeno 'Estrela de Belém' será visível em todo o mundo


O último registro que se tem notícia da “Estrela de Belém” data de 800 anos atrás. Quer dizer que a última vez que aconteceu foi em torno do ano 1220. Trata-se da “Estrela de Belém”, ou a “Estrela do Natal”.

Os últimos registros que se tem deste fenômeno datam de 1623 e 1226 e, por isso, ele é considerado raro pelos astrônomos, já que cada planeta tem um tempo diferente para girar em torno do Sol, sendo 12 anos para Júpiter, e 30 para Saturno. Entre essas duas datas, a mais similar com a conjunção atual é a do século XIII. Algo assim não era visto, portanto, há quase 800 anos. 

O fenômeno poderá ser visto hoje(21), no anoitecer, a partir de praticamente toda a Terra.

A Nasa deu dicas de como conseguir ver melhor o fenômeno:

  • Encontre um local com uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno são brilhantes, então podem ser vistos até mesmo da maioria das cidades.
  • Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno será ligeiramente mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter até 21 de dezembro, quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.
  • Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.
Fonte: https://www.metro1.com.br/noticias/mundo/101220,apos-800-anos-fenomeno-estrela-de-belem-sera-visivel-em-todo-o-mundo